Pular para o conteúdo

Boho chic: o que é e como usar o estilo?

Boho chic: o que é e como usar o estilo?

Muito mais do que uma tendência passageira, o boho chic é um estilo atemporal, que já ganhou espaço no street há muitos anos e permanece firme e forte, marcando presença em diversas estações do ano e nos mais variados looks, de inúmeras formas diferentes.

Principalmente graças ao boom de tendências vintage que tomaram conta das produções das fashionistas mundo afora, a proposta pode até ter começado a partir de um grupo específico de pessoas, décadas atrás, mas há algum tempo já tem seu lugar reservado no closet de mulheres com os gostos distintos, desde aquelas mais modernas e despojadas, até as mais românticas, básicas, ou elegantes.

Ou seja, ninguém fica de fora da onda boho, seja com apenas uma peça compondo o visual, ou com o outfit inteiro no mood boêmio!

Mas, por mais que ela sempre esteja fazendo sucesso entre as it girls ao redor do globo, pode ser que você ainda não tenha sido apresentada à moda boho chic – ou talvez você até a conheça, mas não sabia que ela levava esse nome. 

Então, antes de mais nada, para não restar nenhuma dúvida, vamos entender do que se trata esse estilo tão queridinho, para finalmente aprender a colocá-lo em prática no dia a dia. Vem com a gente!

O que é o estilo boho chic?

O nome boho – abreviação de bohemian – tem como referência a vida boêmia dos artistas e intelectuais europeus, lá dos anos 20. Faz tempo, não é? Porém, foi apenas cerca de meio século depois, na década de 70, que os elementos boho mais famosos se popularizaram.

E com essa data em mente, você provavelmente já descobriu qual foi o grupo social responsável pela fama do mood boho, certo? Se você respondeu os hippies, acertou em cheio! Não é à toa que o estilo boêmio é comumente associado a eles e, por muitas vezes, até chamado pelo mesmo nome.

O movimento hippie reuniu inspirações de diferentes culturas, como indígena, cigana, camponesa e country, misturou com o que já tinham herdado dos grupos de 1920, e pronto, criaram uma estética própria, marcante e muito conhecida até hoje. 

Mas, as cores que protagonizavam os looks hippies ganharam modelagens mais extravagantes, com tecidos brilhantes, ombreiras e mangas volumosas, e assim passaram por 1980, até chegar na década seguinte, quando o grunge tomou conta das roupas, trazendo muito jeans e xadrez para o street.

Foi só na metade dos anos 2000 que o saudoso boho voltou para jogo, agora com um visual revisitado, com uma cara mais de boutique e arrumadinha, o que o transformou no que conhecemos hoje como boho chic. Pois é, já tem praticamente 20 anos que ele não perdeu mais o espaço que reconquistou, e permanece em alta, para a nossa felicidade! 

E agora que você já entendeu o que é e de onde veio essa moda, chegou a hora de descobrir como usá-la nas suas produções! Vamos lá?

Como usar o estilo boho chic

Look com blusa cropped floral e calça jeans baggy

Sabe aquela composição com cropped floral e calça jeans baggy, super fácil de encontrar no street? Ela é um ótimo exemplo de como a moda boho entra nas produções do dia a dia de forma sutil, mesmo sem você saber! 

A estampa e o franzimento da peça de cima, associados à camisa listrada como sobreposição, trazem a vibe boêmia para os outfits atuais, com leveza e feminilidade de sobra, e sem precisar pensar muito! 

Look com estilo boho chic usando calça jeans e cropped

Para ressaltar a pegada boho chic com o cropped corset floral, a calça jeans ainda pode vir em uma lavagem azul média e em shape amplo, super a cara dos anos 70. Aqui, a peça escolhida foi a pantalona, mas os modelos wide leg e flare são igualmente infalíveis!

Finalize com uma bota branca de cano curto e bucket hat denim para misturar as inspirações vintage em um combo despojado e cheio de personalidade! 

Mood boho chic com look monocromático

Ainda com flores em cena, o mood boho é garantido no look monocromático com a blusa cropped transpassada e a calça slouchy lisa. Para complementar o visual, uma sandália de amarração e salto blocado realça a feminilidade e a elegância do resultado, seja ela na mesma cor da roupa, ou em tons neutros, como branco, bege e marrom. Não tem erro!

Look com saia jeans midi e blusa estampada

Os elementos da moda boêmia são ideais para compor um look romântico e nós podemos provar! Na blusa, a modelagem ombro a ombro reforça a proposta junto com a estampa tropical, enquanto o babado e os botões entram para jogo na saia, deixando a combinação total girly. Por fim, a rasteirinha com tiras em uma das cores presentes na peça de cima arremata o outfit com maestria! 

Look com blusa de estampa floral e mangas bufantes

Os tecidos franzidos e as mangas bufantes também entram para a lista de detalhes românticos e boho que a gente não abre mão – e se eles vierem acompanhados de uma estampa floral, é melhor ainda! Para fechar, a saia em lavagem média e o cinto com fivela maximalista deixam tudo muito mais 70’s, com aquela dose de versatilidade e praticidade do denim – que a gente ama!

Look com lenço florido usado como blusa e wide leg

O look com lenço florido usado como blusa, coordenado com a wide leg destroyed e a sandália de salto baixo blocado, é uma ótima aposta boho. A peça de cima traz uma atmosfera romântica e feminina, enquanto a calça proporciona conforto, movimento e um toque despojado, formando um duo certeiro para um fim de semana de sol. 

Nos pés, a escolha da sandália ainda acrescenta uma pitada de sofisticação, sem perder a essência boêmia.

Look boho chic com calça slouchy em denim black

Para garantir um look boho chic adequado para o trabalho e sem exageros, uma boa opção é investir na blusa com características boho, mas ainda clássicas, como a estampa floral em apenas branco e vermelho, a gola franzida e as mangas com volume. 

Na parte de baixo, a calça slouchy em denim black traz uma mistura de sofisticação, modernidade e conforto, e a sandália de salto fino arremata o visual com uma dose extra de elegância. O combo fica infalível para o office! 

Blusa com transparência e gola laço

A transparência e a gola laço são igualmente bem-vindas nas dicas de looks boho, sem deixar de lado a parte chic do estilo! A peça, que conta novamente com as amadas mangas bufantes, pode ir do trabalho ao fim de semana, do inverno ao verão, seja com calça ou com saia na parte de baixo. Ótima pedida para começar a usar as inspirações boêmias no seu dia a dia!

Vestido jeans com estampa floral e bota

Os looks com bota e vestido são perfeitos para expressar uma vibe descontraída e girly na medida certa. A mistura do jeans com a estampa floral cria um contraste entre o despojado e o delicado, enquanto o calçado adiciona um toque rústico que tem tudo a ver com a proposta boho, resultando em um duo prático, versátil e super confortável! 

Breezy dress com mood boho chic

Os vestidos em camadas – ou breezy dress, como são conhecidos no mundo da moda -, principalmente em comprimento longo, provocam uma associação quase imediata com o mood boêmio. Mas, se ele trouxer recortes florais, a relação fica ainda mais clara!

O visual fica super leve, fluido e certeiro para os dias mais quentes do ano, principalmente com uma sandália flat nos pés! 

Vestido com estampa floral e jaqueta jeans

Se quiser um outfit boho infalível para as meias-estações, a dica é investir na composição de vestido com bota, mantendo a estampa floral como protagonista! Aqui, a peça única vem em comprimento midi, trazendo um toque romântico e feminino, ao passo que o coturno bege e a jaqueta jeans com forro peluciado ficam responsáveis por um ar mais cool e moderno, criando um equilíbrio ideal e pronto para os climas mais amenos. 

Look de vestido e bota com vibe western

Novamente com vestido florido e sobreposição em denim, desta vez a produção boho chic conta com um modelo de bota que realça perfeitamente o estilo, sem fazer esforço! Com uma pegada rústica e natural, o par com vibe western, em camurça e em tom de marrom, garante um resultado ainda mais boêmio! 

Look de vestido estampado floral com mood boho chic

O mood boho é conhecido por sua leveza e liberdade, e um exemplo perfeito dessa proposta são os looks com rasteirinha e peças florais em cores alegres e vibrantes, como é o caso aqui, com o conjunto de cropped de amarração e saia longa

Desta vez, as peças únicas dão vez à combinação, que traz uma harmonia certeira entre a estampa natural e o caimento fluido das peças, proporcionando um toque de feminilidade ao outfit. Amamos!

Vestido florido com visual boho chic

Tanto com relação às cores, quanto à modelagem, sempre vale optar por diferentes tipos de vestidos floridos para compor o visual boho. Neste caso, por exemplo, a peça conta com o vermelho como tom base, aliado ao shape transpassado, proporcionando uma composição vibrante, alegre e super leve, ideal para a temporada de primavera e verão, seja no trabalho ou no fim de semana. 

Vestido boho chic com estampa maxi de folhagens

Fazendo jus ao nome do estilo, o vestido boho chic com estampa maxi de folhagens traz um caimento fluido e um corte que não falham na hora de montar uma produção elegante. Com uma sandália de salto clássica, ou com um par mais fashionista, como a versão de salto barra com tiras douradas, o resultado fica sofisticado no ato! 

Look com conjunto de short soltinho e cropped de mangas bufantes

E quando falamos que os elementos naturais traduzem a vibe boho, não falamos apenas das flores e folhas: a vida marinha é outra grande protagonista por aqui, tanto nas estampas, quanto nos acessórios

Aqui, os desenhos de conchas, peixes, algas e estrelas do mar aparecem no conjunto de short soltinho e cropped de mangas bufantes, mas você ainda pode incluir brincos e colares de búzios para arrematar o combo!

Vestido com estampa de lenço, mangas amplas e babado na barra

Estava sentindo falta dela? Sim, a estampa de lenço é praticamente obrigatória quando o assunto é boho chic, e é claro que ela não ficaria de fora das nossas inspirações! O vestido, com a print na parte de cima, mangas amplas e babado na barra, traz três características que não deixam o outfit mentir: é boêmio, sim! 

Para finalizar, aposte em botas ou sandálias de amarração, de acordo com o clima e com a sua preferência – afinal, ambas funcionam bem da mesma forma!

Conjuntinho jeans com estampa Paisley

Não quer abrir mão do jeans para usar a moda boho? Tudo bem, a estampa Paisley também ganha espaço no conjunto de jaqueta e short no nosso tecido queridinho, unindo o melhor dos dois mundos. Assim, é super possível compor um visual moderno, prático e versátil, sem deixar o mood 70’s de fora! 

Produção boêmia com camisa estampada geométrica

As estampas geométricas são igualmente boas aliadas para compor uma produção boêmia, principalmente quando elas vêm acompanhadas de tons terrosos, tecidos fluidos e, claro, botas para complementar. 

Além das padronagens famosas do estilo, o boho também é muito marcado por uma paleta de outono, que transita por tons de laranja, marrom, bege e até um pouco de amarelo – e isso aparece muito bem aqui, com a calça ampla e a camisa estampada como terceira peça, em um resultado que vai bem do trabalho aos dias off, sobretudo com a bota de salto nos pés!

Look all denim com saia jeans midi e cropped

O all denim volta a dar as caras por aqui, para a alegria de muitas, agora com um cropped de abotoamento e mangas bufantes, acompanhado de uma saia midi com fenda e uma rasteirinha de amarração, que já levam a combinação para um lado boho, sem precisar de muito. 

Mas, se quiser dar um toque extra ao combo, a dica é investir em um cinto de corda, que não só funciona como um acessório útil, mas também reforça a vibe fresh e boêmia com maestria! 

Look com vestido estampado e bota cano curto

Por fim, a estampa geométrica toma conta da composição de vestido com bota cano curto, misturando a peça midi fluida do calor com itens de frio, como a jaqueta jeans e o calçado, em um mix ideal para transmitir a proposta de outono, que é a cara das inspirações boêmias.

O tom terroso da padronagem ajuda a passar a ideia de conexão com a natureza, assim como a bota marrom com aspecto rústico e orgânico graças ao franzimento no cano, enquanto a sobreposição traz um ar mais cool e urbano, criando outra mistura infalível. Aposte!

E aí, descobriu que já usava looks boho chic antes ou amou tanto que vai começar a usar agora? Salve suas inspirações favoritas e arrase com a vibe boêmia!

Assine nossa newsletter