Pular para o conteúdo

Look monocromático: 21 dicas para usar a tendência

Look monocromático: 21 dicas para usar a tendência

Muito mais do que uma tendência, o look monocromático vai além das modas passageiras ou classificações de estilo: com tonalidades neutras ou vibrantes, as produções em uma cor só sempre estiveram presentes no universo fashion, em diferentes décadas e moods – e arriscamos dizer que sempre estarão!

E toda a sua fama é justificada, afinal, os outfits monocromáticos trazem praticidade, versatilidade e um toque de elegância para todas as composições do dia a dia, do trabalho ao fim de semana, e para todo mundo que quiser usar, desde as mais fashionistas até quem prefere um visual mais básico.

O que é monocromático?

Enquanto o sufixo “mono” traz a ideia de unidade, de algo único, “cromo” significa cor – e é por isso que um look monocromático nada mais é do que uma produção inteira composta pela mesma cor. Bem fácil de entender, não é?

Contudo, vale lembrar que cores são diferentes de tons! Apesar do termo ser normalmente relacionado a outfits inteiros na mesma tonalidade, ele também pode contar com peças em uma mesma cor, mas em tons diferentes, se você preferir. Fica a dica!

Agora que você já sabe tudo sobre composições monocromáticas, que tal conferir algumas inspirações para mergulhar de cabeça nessa trend atemporal e curinga do mundo da moda? Vem com a gente:

Look monocromático neutro

Opções de looks monocromáticos em tons neutros de off white

Para quem segue um estilo mais minimalista e básico, o look monocromático neutro, em tons de branco, off white e bege, é pedida certa! Aqui, a sofisticação é garantida, independentemente das peças escolhidas, e você pode até acrescentar itens trendy para deixar o resultado ainda melhor. 

Seja em uma proposta mais moderna e urbana, com calça cargo, bota tratorada e pochete, ou em uma vibe mais clássica com casaco Teddy e calça slim, a paleta nunca decepciona!

Conjunto feminino em off white com jaqueta parka e calça pantalona

Provando toda a versatilidade do off white, agora a cor entra em cena em um trio de jaqueta parka, cropped corset sem alça e calça pantalona, misturando o mood despojado com toques de sofisticação e uma pitada de tendência, em uma combinação que vai bem do trabalho ao fim de semana, sem problema nenhum! 

Nos pés, vale finalizar o look com um coturno bege para reforçar o ar cool do outfit, ou investir em botas e sandálias de salto se preferir levar o visual para um lado mais chic sem muito esforço.

Look monocromático todo em branco com calça wide leg

Ao contrário do que possa parecer, o tom neve pode muito bem sair do repertório de looks do Réveillon e entrar nas composições do dia a dia – inclusive para o trabalho! 

Para isso, a dica é apostar no look com calça branca em modelagem mais soltinha, como a tradicional calça reta ou a famosa wide leg, coordenar com uma camisa no mesmo tom, seja de manga curta ou longa, e arrematar com uma sandália de salto nos pés para garantir ainda mais elegância ao combo. Não tem erro!

Opções de looks monocromáticos com shorts

Com shorts e jaquetas ou casaquetos de manga curta, os conjuntos monocromáticos neutros em tons de branco podem ir desde uma alfaiataria levinha e sofisticada, até uma sarja mais despojada e com cara de fim de semana, esbanjando versatilidade para todos os dias. 

Aqui, vale usar o duo completo sem nenhuma outra peça, ou complementar com camisetas, croppeds e até blusas de manga longa por baixo, para dar um toque de estilo extra e deixar o visual pronto para as meias-estações.

Dicas de looks monocromáticos em tons de bege

Mesmo no look minimalista e neutro com os conjuntos em tons de branco e bege, é totalmente possível incluir texturas para dar uma bossa extra ao resultado. 

Neste caso, tanto na dupla de casaqueto com saia, quanto na produção com colete e pantalona, as peças de paetê fazem toda a diferença: a sugestão é equilibrar as composições, com uma blusa mais soltinha na opção com saia, e com top curto no outfit com calça. Use como preferir!

Look com vestido midi e jaqueta parka

Super prático e funcional, o look monocromático também pode ser garantido com uma peça única, como o vestido midi, que vai bem do office ao fim de semana, sem precisar mudar muita coisa na produção. 

Nos dias quentes, o visual fica completo só com uma sandália na mesma cor, enquanto na meia-estação a jaqueta parka e o coturno complementam a paleta com maestria, e um ar descomplicado na medida certa!

Look all black

Assim como as alternativas mais claras, o look preto é outro queridinho quando o assunto é monocromático neutro. O all black é um verdadeiro curinga do repertório fashion e transita perfeitamente por todas as ocasiões e estilos – ou seja, é sempre uma boa pedida!

Com cropped e wide leg, por exemplo, você vai desde a proposta comfy e cool com tênis e boné, até uma vibe mais arrumadinha com salto nos pés e o cabelo solto ou em um rabo baixo, bem chic!

Look monocromático todo em preto

Os looks com calça preta ainda podem ganhar um mood mais sexy, com a modelagem reta associada a um cropped com decote v e um scarpin clássico nos pés. Sem esforço nenhum, o trio é uma ótima opção para curtir um barzinho com os amigos na noite de sábado, ou até para impressionar o crush naquele encontro romântico mega especial!

Look todo preto com blusa, saia e jaqueta

Para fechar as dicas de looks monocromáticos neutros, agora o all black vem com uma saia midi em tecido resinado, que faz toda a diferença na finalização do visual. Com uma textura diversificada, a peça garante muito menos previsibilidade para a composição, que fica cheia de personalidade mesmo com peças básicas e curingas na parte de cima, como uma camiseta lisa e a jaqueta trucker como terceira peça. 

Nos pés, vale manter a cor da roupa pra deixar tudo preto da cabeça aos pés, ou apostar nas botas brancas para criar um contraste sem sair da cartela de tons sóbrios. De qualquer forma, a produção fica infalível!

Look colorido monocromático

Look amarelo monocromático

Agora, se você gosta de um outfit cheio de luz e cor, pode ficar tranquila porque os tons vibrantes são igualmente bem-vindos nas combinações monocromáticas. O verde limão, por exemplo, é um dos grandes queridinhos do momento, e cai super bem em dias quentes, com o conjunto de short, cropped e o casaqueto, mega prático e fresh. Use o look com tênis, rasteirinhas ou mules de salto blocado, de acordo com a ocasião!

Look laranja monocromático

O laranja mais quente e aberto é ideal para a temporada de calor, da primavera ao verão, mesmo com uma calça protagonizando a composição. Com a blusa cropped de alça, coordenada à modelagem soltinha na parte de baixo, o duo fica parecendo um macacão fresquinho e confortável, certeiro para todos os compromissos nas altas temperaturas, seja com sneakers ou sandálias, com salto ou flat. Amamos!

Look de alfaiataria monocromático laranja

Já em tons mais fechados e frios, o look monocromático laranja ganha um ar muito mais voltado para o outono e o inverno, mesmo que a produção ainda traga praticamente a mesma estrutura inicial: cropped e calça soltinha de alfaiataria. Porém, nesta dica, a blusa vem com mangas longas e somada ao blazer, que aparece como sobreposição, deixando tudo mais quentinho e elegante no ato. 

Para complementar, a bolsa e os calçados podem seguir a mesma linha sofisticada, ou criar um twist moderno e cheio de personalidade, com a pochete preta e o coturno na mesma cor. Independentemente da sua escolha, o visual do office e das ocasiões mais chic do fim de semana está prontíssimo!

Look todo vermelho com body e calça de alfaiataria

E por falar em inspiração de looks elegantes na medida certa, nada melhor do que trazer a cartela de vermelhos mais escuros para jogo! Vinho, burgundy, marsala ou bordô: seja qual for sua tonalidade favorita, a aposta é sempre ideal para garantir um mood sóbrio e sofisticado, sem precisar partir para o branco e preto.

Mas, é claro que a escolha das peças certas também conta! Neste caso, o body em jacquard com transpasse frontal valoriza o colo sem exageros, enquanto a calça de alfaiataria em viscose traz um caimento solto e fluido na parte de baixo, equilibrando perfeitamente a combinação. Arremate com um salto fino ou blocado nos pés e voilà!

Look todo rosa com camisa e calça clochard

Voltando para a vibe de macacão, agora a dupla pink de camisa de manga curta e calça clochard com elástico fica responsável por um resultado utilitário e super fun, ideal para curtir os dias de descanso com muito estilo, conforto e praticidade. 

Nos pés, uma sandália de salto baixo ajuda a dar um up na composição, mas o bom e velho sneaker também é ótima alternativa, principalmente para reforçar a proposta comfy e cool!

Look todo em lilás com cropped e calça clochard

Os tons de lilás ganharam força no street há mais ou menos dois anos, e desde então eles vivem aparecendo por aí, seja em uma peça só ou na produção inteira. Para quem já fez análise de cor, uma boa dica é optar pela tonalidade da roupa de acordo com a sua coloração pessoal: se a sua cartela for de inverno, por exemplo, os roxos e lilás mais azulados são ideais para você – como é o caso desta inspiração!

O cropped corset fica responsável pelo toque trendy do outfit, junto com a sandália de amarração, enquanto a calça clochard entra como um item mais clássico do closet, tornando o combo mega versátil. Infalível!

Look lilás com peças de alfaiataria

Assim como ele transita muito bem pelas diferentes cartelas de cores pessoais, o lilás ainda funciona em todas as estações do ano, passando até pelo look meia-estação, como é o caso aqui. 

Para melhorar, a cor também não se limita a uma única ocasião do dia a dia, e pode aparecer tanto nas combinações mais despojadas do fim de semana, quanto no office, inclusive com as mesmas peças estratégicas – e o conjunto de alfaiataria com casaqueto e calça slim é um ótimo exemplo disso!

Look todo em azul com casaco e calça de alfaiataria

O look monocromático em tom vibrante pode ser chic, sim – e essa inspiração é uma das provas disso! Com o casaco de manga curta lembrando um blazer clássico e a calça de alfaiataria cropped na parte de baixo, o visual esbanja elegância em uma pegada fresh e mega prática. 

Complemente com um mule ou uma sandália de salto e use da forma que preferir: com camisas, camisetas, tops, ou até com a peça de cima sozinha, com os botões fechados.

Looks monocromáticos em tons de verde

Da mesma forma que o laranja, o lilás, e todas as outras cores, o verde também tem suas versões mais quentes e frias, ótimas para associar às estações de acordo com a temperatura e, claro, para usar de forma estratégica com base na sua coloração pessoal. 

Na temporada de outono e inverno, a tonalidade mais azulada ganha vez no combo com blusa de manga 7/8, calça de alfaiataria com punho e coturno nos pés, enquanto o tom mais amarelado toma conta do período de calor, com saia midi e cropped de mangas bufantes, bem girly!

Look all denim

Look all denim na mesma tonalidade de cor

Sim, o look total jeans também pode ser considerado um monocromático! Porém, no caso do denim, o ideal é manter as peças em lavagens iguais ou próximas para não fugir da proposta. 

Nesta dica, por exemplo, o trio vem todo no mesmo tom de azul, garantindo um visual de conjunto com o cropped sem alça, a calça de alfaiataria e o blazer como sobreposição, em um resultado super bem equilibrado entre o moderno e o elegante, pronto para te acompanhar de segunda a domingo, seja com coturno, tênis ou sandálias de salto nos pés.

Look monocromático todo em jeans

Ainda na mesma lavanderia azul, uma boa alternativa para deixar a composição muito mais fashionista é optar pela calça de cintura baixa que voltou com tudo para a moda atual, coordenar com uma jaqueta como blusa e arrematar com a bolsa no mesmo tecido, em uma vibe total Y2K! Nada melhor do que um outfit cheio de tendências, mas ainda mega prático, não é?

Look feminino todo em jeans claro com jaqueta e calça

Por fim, ainda vale fazer uma sobreposição de peças em denim, mesmo com lavagens diferentes, para compor uma produção super estilosa e certeira para as baixas temperaturas! 

Aqui, a camisa um pouco mais escura aparece sutilmente por dentro da jaqueta, adicionando apenas um detalhe ao conjunto com calça pantalona, sem chamar muita atenção para o contraste, mas ainda assim criando um truque de styling infalível!

Agora é só aproveitar que a trend do look monocromático nunca sai de moda e apostar em produções nas suas cores favoritas!

Assine nossa newsletter