A moda está sempre em movimento. Seja com tendências novas, com elementos em estilo vintage, ou até com releituras de peças já conhecidas anteriormente, o universo fashion nunca para!
Não é à toa que é super comum ouvir dizer que a moda é cíclica, afinal, mesmo trazendo novidades, uma hora ou outra surgem inspirações de outras décadas para protagonizar, tanto as passarelas, quanto as produções do dia a dia.
Portanto, pode até ser que você não se considere uma pessoa que segue a moda vintage, mas, seu closet pode estar repleto de peças com uma longa história de vida, mesmo que você não saiba!
O que é estilo vintage?
Para começar a falar de roupas estilo vintage, é essencial compreender o significado desse termo, tão utilizado pelas fashionistas.
A palavra, de origem inglesa, se refere ao passado; a itens clássicos e antigos, com pelo menos 20 anos de idade, mas que permanecem com boa qualidade, sejam eles acessórios, móveis, carros, decoração – e, claro, peças de vestuário, das quais falaremos por aqui!
A diferença entre vintage e retrô
Agora que você já sabe o que significa o termo vintage, chegou o momento de entender, de uma vez por todas, a diferença entre ele e o famoso “retrô”, que também está sempre na boca dos apaixonados por moda.
Quando falamos de inspirações antigas no universo fashion, é absolutamente normal encontrar os dois termos sendo utilizados como sinônimos – e não tem problema nenhum nisso! Porém, vale dizer que existe, sim, uma diferença entre eles.
Enquanto o vintage originalmente se refere a uma peça antiga, mas bem conservada, como aquelas que a gente encontra em brechós, por exemplo, o retrô nada mais é do que uma peça nova com aspecto ou elementos que remetem às décadas passadas.
Ou seja, por mais que sejam coisas diferentes, os dois andam lado a lado na hora de compor um visual em estilo vintage.
Características do estilo vintage
Marcado por referências de décadas passadas que continuam relevantes nos dias de hoje, o estilo vintage feminino costuma resgatar modelagens, estampas, cores e tecidos que fizeram história – como é o caso da cintura alta, de algumas lavagens do jeans, das mangas bufantes, das ombreiras, das padronagens Paisley e por aí vai.
E para além da estética, o vintage também carrega um lado afetivo, como aquela peça que protagonizou os looks das mães e agora passa de geração em geração, ou aquela estamparia que você sempre via sua avó usando em fotografias antigas. Ou seja, é a pedida certa para combinar memória e personalidade em produções que atravessam o tempo com autenticidade.
Mas, se você ainda tem dúvidas sobre como colocar em prática esses elementos cheios de significado, é só seguir por aqui e conferir todas as dicas que separamos para te inspirar nas suas próximas combinações. Vem ver tudo:
Como usar a moda vintage atualmente

Para dar início à nossa lista, nada melhor do que provar que a combinação básica, com blusa bege e calça jeans, pode entrar perfeitamente no estilo vintage, dependendo da escolha das modelagens.
Com a calça em shape barrel, o tamanco marrom de salto fino e as maxi pulseiras como acessórios, por exemplo, a moda anos 80 marca presença na produção sem grandes esforços, e ainda com detalhes totalmente fashionistas, como o cós assimétrico da calça. Ótima aposta para o dia a dia!

Já com o denim em tonalidade mais escura e com o shape boot cut na jogada, a moda anos 70 ganha vez por aqui de forma sutil e sofisticada, pronta para te acompanhar do trabalho até um jantar especial.
Mas, se quiser algo mais característico para sair no fim de semana, vale trocar a sandália preta clássica por um modelo meia-pata, e até investir em blusas com manga flare no lugar da camiseta básica e da jaqueta do conjunto. De qualquer forma, o mood vintage está sempre presente!

Agora, em uma vibe que transita entre diferentes décadas, o look all jeans conta com uma calça em caimento amplo, com barra mais larga e bem marcada pelos pesponto, aliada à camisa oversized, ao lenço no pescoço e ao tamanco bege nos pés, em um combo que traduz perfeitamente as décadas de 70 e 80 nos dias de hoje.

Favorito do momento, o dirty jeans já traz uma estética vintage para o visual sem precisar de mais nada, graças à aparência mais “desgastada” da lavagem trendy. Porém, com um colete como blusa e uma calça anos 90 – a famosa modelagem mom –, a composição fica super a cara da década, e ainda super fácil de compor e usar em qualquer ocasião!

A calça em tecido resinado preto traz toda a autenticidade das décadas de 1980 e 90 para os dias de hoje, misturando o brilho da era glam com um toque do grunge que também fez muito sucesso na época.
Seja para compor um look rock feminino totalmente 90’s, com camiseta de banda, jaqueta jeans oversized e coturno nos pés, ou para trazer um toque dos anos 80 com a elegância e o romantismo da camisa de manga bufante, a aposta nunca decepciona. Use como preferir!

Misturando a calça pantalona, que ganhou força no guarda-roupa feminino nos anos 20, a modelagem sem alça na blusa, que fez sucesso nas décadas de 90 e 2000, e o shape balonê que teve seu auge na moda 80’s, mas também foi um grande hit Y2K, o outfit entra no estilo vintage da cabeça aos pés, sem ficar muito caricato.
Com muita personalidade e informação de moda, tons neutros e uma pitada de elegância, a combinação vai bem a diversas ocasiões do dia a dia, com sandálias rasteiras ou de salto nos pés. Escolha certa para sair do óbvio sem esforços!

E para quem ama um bom conjunto, o duo de alfaiataria vem como ótima alternativa para compor um look monocromático, super prático e versátil.
Aqui, a produção traz um toque de anos 70, tanto nos óculos e nos sapatos, quanto no colete como blusa, que também voltou a fazer sucesso em 1990. Uma mistura absolutamente vintage e pronta pra tudo!

Mas, se você também gosta de misturar estilos, uma boa dica é coordenar as roupas oversized favoritas de diferentes décadas, como o blazer que era peça-chave do power dressing dos anos 80, e a bermuda feminina mais larga e alongada que estava sempre presente no streetwear 90’s.
Nos pés, o mocassim ajuda a deixar tudo ainda mais vintage, em um resultado super autêntico, confortável e certeiro para ir do trabalho ao fim de semana. Use sem medo de errar!

Que a moda boho chic voltou com força total nos últimos tempos, você já sabe. Mas, por que não trazer essa estética de forma sutil para deixar a composição ainda mais elegante?
Neste caso, as peças que marcaram presença na década de 70, como a saia evasê, o cinto marrom com fivela dourada e as botas na mesma cor do acessório, aparecem aliadas a detalhes atemporais, mas que também marcaram época – como as listras p&b com acabamento contrastante, que foram hit nos anos 90. Desta forma, você tem um combo claramente inspirado no mood boêmio, mas ainda super chic e certeiro para ir a todos os compromissos da agenda.

Para quem não abre mão de uma inspiração de looks 90’s, a jardineira jeans é item indispensável no guarda-roupa! Protagonista da época, a peça atravessou algumas outras décadas antes até chegar no seu auge, e permanece firme e forte no street style até hoje.
Vale usar por cima de camisas sociais, blusas de manga longa ou camisetas, com sandálias, botas ou tênis nos pés, sem pensar duas vezes!
Seja qual for sua década favorita, o segredo é não ter medo de misturar as inspirações e deixar a criatividade falar mais alto na hora de compor seu próprio estilo vintage!