Pular para o conteúdo

Boho chic: como usar o estilo que nunca sai de cena

Boho chic: como usar o estilo que nunca sai de cena

Muito mais do que uma tendência passageira: o boho chic é um estilo atemporal, que já ganhou espaço no street há muitos anos e permanece firme e forte, marcando presença em diversas estações do ano e nos mais variados looks. 

Ele pode até ter começado em um grupo específico de pessoas, mas hoje ele já tem seu lugarzinho reservado no closet de mulheres com os gostos mais variados: desde quem gosta de uma vibe moderna e despojada, até quem prefere um resultado romântico ou mesmo quem é super social e clássica pode entrar na onda do boho e aproveitar algumas peças ou até looks completos no estilo.

Mas, por mais que ela sempre esteja fazendo sucesso entre as fashion girls ao redor do globo, pode ser que você ainda não tenha sido apresentada à moda boho chic – ou talvez você até a conheça, mas pode não saber que ela tem esse nome. 

Então, antes de mais nada, para não restar nenhuma dúvida, vamos entender do que se trata o estilo boho chic para, finalmente, aprender como colocá-lo em prática no dia a dia? Vem com a gente!

O que é o estilo boho chic?

O nome boho – abreviação para bohemian – tem como referência o jeito boêmio dos artistas e intelectuais europeus, lá dos anos 20. Faz tempo, não é? Porém, foi apenas cerca de meio século depois, na década de 70, que os elementos mais famosos do estilo boho se popularizaram.

Bom, com essa data em mente, você provavelmente já sabe qual foi o grupo social responsável pela fama do mood boho, certo? Se você respondeu os hippies, acertou em cheio! Não é à toa que o estilo boêmio é comumente associado a eles e, por muitas vezes, até chamado pelo nome do movimento.

O movimento hippie reuniu inspirações de diferentes culturas, como indígena, cigana, camponesa e country, juntou com o que já tinham herdado dos grupos de 1920 e pronto, criaram uma estética própria que a maioria de nós conhece muito bem.

Mas, as cores que protagonizavam os looks hippies ganharam modelagens mais extravagantes, com tecidos brilhantes, ombreiras e mangas volumosas, e assim passaram por 1980, até chegar na década seguinte, quando o grunge ganhou seu espaço, trazendo muito jeans e xadrez para o street.

Foi só na metade dos anos 2000 que o saudoso estilo boho voltou para jogo, agora com um visual revisitado, com uma cara mais de boutique e sofisticada: o que conhecemos hoje como boho chic!

Pois é, desde então ele não perdeu mais o espaço que reconquistou no século XXI e segue firme e forte, para a nossa felicidade! E agora que você já entendeu o que é e de onde veio essa moda, chegou a hora de descobrir como usá-la nas suas produções! Vamos lá?

Como usar o estilo boho chic

Para começar as dicas de como compor e usar um look boho chic, vamos focar na temporada em que estamos: outono e inverno! Mesmo que o estilo tenha uma vibe leve, que tem tudo a ver com as estações mais quentes, ele também pode perfeitamente entrar nos outfits do friozinho e a gente vai te mostrar isso agora! Vem por aqui:

Look boho chic com vestido floral e jaqueta jeans

Os vestidos midi com estampa floral são ótima aposta para quem quer um visual boho chic – e se tiver uma golinha mais alta, um babado na barra e uma manguinha mais bufante, fica ainda melhor. No frio, a dica é apostar no modelo com manga 7/8 ou até com manga longa, coordenar a uma jaqueta e, nos pés, finalizar com uma bota de cano alto em mood western que combina perfeitamente com o resto da composição!

Look com vestido e look com saia de poá

Mas, nem só de flores se faz uma peça boho! Com a estampa de poá orgânico – ou até com a versão clássica da print – o estilo boêmio é garantido da mesma forma. E aqui, ela entra tanto no vestido midi com babado na barra, que é modelagem certeira para essa vibe, quanto na saia midi de camadas, que também é perfeita aliada, principalmente se for associada a uma blusa de mangas volumosas e um cinto! 

As botas nos pés são bem-vindas nos dois looks, seja em cano baixo ou alto, e a jaqueta jeans pode complementar a produção com vestido e deixá-la ainda mais quentinha.

Os dois resultados são ótimas provas de que o mood com inspiração hippie não precisa ser sempre colorido e pode muito bem trazer tons escuros e elementos modernos, como o jeans.

Blusa em gola laço e manga bufante

A estampa floral também ganha espaço na blusa de tecido leve, com gola laço e manga bufante, ideal para trazer a vibe boho chic ao outfit. O jeans da saia traz um toque moderno, mas o comprimento midi reforça o estilo, que coordenado a uma bota de cano alto fica ainda mais completo. Para fechar, um cinto sempre cai bem nas composições!

Blusa gola laço com saia jeans

A gente já sabe que a blusa de gola laço mais altinha, com manga bufante e estampa, associada a uma saia jeans, funciona perfeitamente para compor um look inspirado no mood boho, mas que tal mudar um pouquinho desta vez? 

Agora, a parte de cima traz uma estampa de lenço e detalhes de babados, que têm absolutamente tudo a ver com o estilo, enquanto a saia conta com um comprimento médio e um cinto que faz toda a diferença, graças à fivela maxi que complementa o toque boêmio. Se quiser apostar em mais acessórios, lembre-se que elementos da natureza são os melhores amigos dessa tendência, então um brinco de flor, por exemplo, funciona super bem!

Look boho chic com jardineira terracota

Que tal misturar as trends dos anos 70 e 90 e acertar em cheio em uma produção perfeita para qualquer ocasião do dia a dia, seja para o trabalho ou para sair com os amigos? A jardineira jeans clássica de 1990 ganha uma versão terracota, que traz a vibe mais natural dos tons terrosos e se aproxima do estilo boho feminino. Assim, é só coordená-la com uma camisa branca tradicional por baixo – se tiver mangas bufantes, melhor ainda! -, uma sandália de amarração nos pés – que vale até amarrar por cima da barra da roupa – e pronto, o visual boho chic está garantido, principalmente para os dias mais frios!

Vestido médio floral

De volta à estampa floral, vamos partir para composições ideais para as meias-estações! O vestido médio com uma print maior e tons neutros é ótimo para os dias de outono em que o frio ainda não está tão intenso. A modelagem ombro a ombro com mangas flare em camadas é certeira para uma composição no estilo boho chic, e com o cinto marrom, ela fica ainda mais a cara do mood! Para fechar com chave de ouro, a dica é incluir uma bota western de cano alto também em marrom e arrasar!

Vestido médio floral

O lilás está super em alta, então por que não investir nele também no look boho chic? Como já dissemos, os vestidos médios e midi com babado na barra são sempre pedidas certas para apostar no mood e com o roxinho mais amado do momento não é diferente, principalmente se tiver estampa floral envolvida! Se a temperatura cair, vale completar o outfit com uma jaqueta jeans e dar um toque ainda mais moderno ao resultado.

Look boho chic com vestido em denim

Estampa paisley e denim leve, ambos em uma mesma peça? Pode muito! O vestido é certeiro para entrar em cena na sua produção boho chic, já que a print da parte de cima e a saia em camadas são a cara do estilo! As mangas amplas também trazem inspiração nos shapes boca de sino, queridinhos do movimento hippie, e ajudam a reforçar o mood. Nos pés, vale investir em uma bota curinga preta ou um par com pegada country marrom.

Look boho chic com bata e calça branca

As batas são peças super inspiradas no estilo hippie, então não poderiam ser melhores para compor um look nesse mood – principalmente se o modelo for ombro a ombro com amarração, tiver mangas amplas e babado na barra. Com um tecido levinho na parte de cima, uma calça branca, uma rasteirinha nos pés e um lenço na cabeça, o visual fica totalmente boho chic e ótimo para um dia mais quente.

Look boho chic com calça pantalona jeans

Se quiser levar o mood boêmio para um outfit mais arrumadinho que pode até te acompanhar ao escritório, a dica é combinar uma camisa branca leve a uma calça jeans estonada em modelagem pantacourt e uma rasteirinha de amarração. Para deixar ainda mais boho, prenda o cabelo com um lenço estampado e invista em acessórios como brincos maxi ou um colar de pedra. Fácil, não é?

Look com blusa ombro a ombro e saia jeans

Muito além de romântico e feminino, o look boho chic ainda pode ser artsy e super solar, com uma estampa que foge das tradicionais, tanto em shape quanto nas cores. Ela entra na blusa ombro a ombro soltinha, que vem associada à saia midi de botões e babado na barra, e compõe o visual certeiro no estilo, sem ficar muito característico. Para fechar, uma rasteirinha é sempre boa aposta, mas aqui vale combiná-la com uma das cores da parte de cima para trazer ainda mais luz no resultado.

Look jeans boho chic

A mesma saia midi de abotoamento frontal entra para jogo com outras blusas para compor mais looks no estilo. Aqui, em uma pegada mais monocromática, ela vem acompanhada da blusa floral em denim leve com alça de amarração, e complementa um resultado todo em jeans. Já a sandália, que agora conta com um salto blocado baixinho, pode entrar no outfit em tom nude ou manter o tom vibrante para dar um ponto de cor ao resultado.

Vestido jeans com estampa

Os vestidos com estampa + jeans levinho atacam novamente! Desta vez, a peça vem com estampa floral na parte de cima e mangas cavadas, que ajudam a dar mais destaque para a gola, além de serem ideais para os dias de calor. O modelo ainda conta com amarração na cintura para valorizar a silhueta e, claro, o babado na parte de baixo que não pode faltar! 

Outra dica é investir em roupas e acessórios que coordenem o denim com detalhes em marrom, como é o caso da bolsa desta composição! Esse duo, além de ser infalível em qualquer mood, também vai super bem no boho. E nem precisa ser só na bolsa: pode incluir um cinto ou um sapato marrom no look all jeans ou até investir em roupas no tecido com pesponto contrastante. Escolha o que você mais gosta e vai com tudo!

Look boho com saia jeans curta

Já estava sentindo falta de uma inspiração em comprimento mais curtinho? Pronto, chegamos nela! Sim, a saia jeans curinga que a gente tem no closet pode compor um outfit boho, principalmente se o modelo tiver botões na frente. Com uma regata em denim leve com estampa floral, brincos grandes de pedra e sandálias flats ou de salto blocado nos pés, o visual está completíssimo! Se quiser, aqui também vale apostar na dica do lenço no cabelo para deixar tudo ainda mais na vibe boêmia.

Look boho com saia e bata branca

Na moda boho chic – assim como em quase todas as outras -, você não precisa coordenar sempre uma peça mais justinha com uma mais solta! Pelo contrário, no estilo boêmio, os shapes larguinhos têm protagonismo, o que é ótimo para quem adora conforto e liberdade. E tem mais: também não precisa usar uma peça lisa e outra estampada! A saia listrada, por exemplo, combina muito bem com a bata floral, que ainda traz mangas levemente bufantes e amarração na barra para favorecer ainda mais o mood. Depois é só finalizar com uma sandália flat ou de salto blocado e aproveitar a primavera e o verão!

Look boho com macacão jeans e cinto de corda

Para terminar nossas dicas com praticidade, conforto e atemporalidade, essa é especialmente para quem ama um bom macacão! O modelo conta com uma lavagem que lembra o tie dye clássico do estilo hippie, mas com um toque mais moderno e sofisticado, deixando a peça pronta para ir ao trabalho ou aos passeios de fim de semana. Mas não acaba aí: o cinto de corda também traz uma pegada boho para o visual e, de quebra, ainda valoriza a silhueta, acinturando o caimento da roupa. Nos pés, as sandálias de amarração são sempre boa escolha, principalmente em tons terrosos.

E você, já usava looks boho chic antes ou vai garantir todas as suas peças favoritas agora para começar a usar e arrasar com o estilo boêmio?