Muito mais do que uma tendência passageira, o boho chic é um estilo atemporal, que já ganhou espaço no street há muitos anos e permanece firme e forte, marcando presença em diversas estações do ano e nos mais variados looks.
Com o estilo vintage tomando conta das composições das fashionistas mundo afora, a estética deixou de ser nichada e restrita a um grupo específico de pessoas, e passou a tomar conta de diversas produções, em diferentes propostas e ocasiões. Hoje, desde as mulheres mais modernas e despojadas, até as mais românticas, básicas e elegantes, todas têm algo com inspiração boho no guarda-roupa!
Ou seja, ninguém fica de fora da onda boêmia que tomou conta do street, seja em apenas uma peça como detalhe no visual, ou no outfit inteiro!
Mas, por mais que ela sempre esteja fazendo sucesso entre as it girls ao redor do globo, pode ser que você ainda não tenha sido apresentada à estética boho chic – ou talvez você até já conheça a trend, mas não sabia que ela levava esse nome.
Portanto, antes de mais nada, para não restar nenhuma dúvida, vamos entender do que se trata esse estilo tão queridinho, para finalmente aprender a colocá-lo em prática no dia a dia. Vem com a gente!
O que é boho chic?
O nome boho – abreviação de bohemian – tem como referência principal a vida boêmia dos artistas e intelectuais europeus dos anos 20. Porém, foi apenas cerca de meio século depois, na década de 70, que os elementos mais famosos do estilo se popularizaram.
E com essa data em mente, você provavelmente já descobriu qual foi o grupo social responsável pela fama dessa estética, certo? Se você respondeu os hippies, acertou em cheio! Afinal, não é à toa que o mood boho é comumente associado a eles e, por muitas vezes, chamado até pelo mesmo nome.
O movimento hippie reuniu inspirações de diferentes culturas, como indígenas, ciganas, camponesas e country, misturou com o que já tinham herdado dos europeus de 1920, e pronto: criaram uma estética própria, marcante e muito conhecida até os dias de hoje, tanto na moda, quanto na decoração.
Mas, as cores que protagonizavam os looks hippies ganharam modelagens mais extravagantes, com tecidos brilhantes, ombreiras e mangas volumosas, e assim passaram por 1980, até chegar na década seguinte, quando o grunge tomou conta das roupas, trazendo muito jeans e xadrez para o repertório.
Com tantas mudanças, o saudoso boho só volta a entrar em cena em meados dos anos 2000, em um visual revisitado, com uma cara mais de boutique, transformando o estilo no que conhecemos hoje como boho chic. E desde então, ele não perde mais seu espaço, mesmo que apareça mais em algumas temporadas do que em outras.
Agora que você já entendeu o que é e de onde veio essa moda, chegou a hora de descobrir como usá-la nas suas produções! Vamos lá?
Como usar o estilo boho chic no dia a dia

Com elegância e praticidade, o look monocromático off white abre nossas dicas por aqui, em uma proposta boho chic um pouco mais sutil. Coordenando blazer, blusa de gola alta e calça pantalona em linho, o resultado conta com caimentos fluidos e elementos naturais, como a estética boêmia pede, e ainda com uma inspiração 70’s que vai bem em qualquer época.
Seja com sandália ou uma bota caramelo de salto blocado nos pés, a combinação fica sempre pronta para te acompanhar, desde o trabalho até os momentos off, sem mudar nada!

Já nos climas mais amenos, a leveza toma conta das nossas dicas de looks, com direito a uma camisa feminina em azul claro com detalhes vazados que lembram um bordado, combinando com a calça pantalona off white e a sandália da mesma cor.
Com esse combo, você também fica pronta para transitar entre o escritório e o brunch com as amigas, tudo com sofisticação e praticidade de sobra. Não tem erro!

Ainda nas meias-estações, as estampas florais ganham protagonismo por aqui, trazendo um dos elementos mais famosos da estética boho para a composição. Para arrematar, vale fechar os looks com botas em tons terrosos, e complementar com uma calça na mesma estética, ou com uma peça que traga um twist para a jogada, como a modelagem com bolsos cargo. Use como preferir!

Trazendo uma pitada boho para o look anos 80, o visual com blusa de amarração no pescoço, conjunto resinado em tom de marrom e tamanco de salto na mesma paleta conta com a mistura certa para usar inspirações vintage a seu favor, com muita personalidade e elegância. Assim, você vai de um jantar especial a um aniversário no sábado à noite e até ao trabalho da segunda, sem perder o toque autêntico. Boa pedida, não é?

E as estampas geométricas são igualmente boas aliadas para compor uma produção boêmia, principalmente quando elas vêm acompanhadas de tons terrosos, tecidos fluidos e, claro, botas para complementar.
Além das padronagens famosas do estilo, o boho também é muito marcado por uma paleta de outono, que transita por tons de laranja, marrom, bege e até um pouco de amarelo – e isso aparece muito bem aqui, com a calça ampla e a camisa feminina estampada como terceira peça, em um resultado que vai bem do trabalho aos dias off – sobretudo com o par de salto nos pés!
Como usar jeans no estilo boho

Para incluir o jeans nas nossas propostas boho chic, é muito fácil: com o duo de colete e calça wide leg, por exemplo, aliado à camisa com detalhes em renda e complementos em marrom, como um cinto e botas nos pés, o combo já fica totalmente de acordo com a estética boêmia – e sem deixar a sofisticação de lado. Nada como um clássico atualizado para trazer a tendência para os seus outfits do dia a dia!

Já para os momentos off, a dica é coordenar o cropped corset com print floral boho a uma calça jeans ampla e fluida, que tem tudo a ver com os anos 70 – neste caso, a modelagem escolhida foi a pantalona, mas você também pode optar por wide leg e flare, sem problema nenhum!
Por fim, arremate com uma bota branca de cano curto e um bucket hat em denim para misturar as inspirações da moda vintage de diferentes épocas em uma combinação despojada e cheia de informação fashion!

De volta ao look boho chic mais arrumado, para usar do trabalho aos compromissos mais elegantes do fim de semana, agora a blusa traz um mix entre o clássico e o boho, com estampa floral em branco e vermelho, gola franzida e mangas com volume.
Na parte de baixo, a calça slouchy em denim black confere um toque chic, moderno e confortável na mesma medida, enquanto a sandália de salto fino arremata o visual com uma dose extra de sofisticação. Vale a aposta!

Leve, natural e descontraído, o look com lenço florido usado como blusa, coordenado à wide leg destroyed e a sandália de salto baixo blocado é a escolha certa para quem quer aliar feminilidade e romantismo à estética boho – tudo sem abrir mão do conforto que não pode faltar em um fim de semana de sol.
Por fim, a sandália e os acessórios dão um toque levemente mais arrumado ao combo final, sem grandes esforços!

Em um primeiro momento, a composição com colete jeans e calça pantalona off white pode até parecer fora da estética boêmia. Mas, além de trazer uma inspiração 70’s da peça de cima e um tecido fluido e natural na parte de baixo, o segredo também está nos detalhes: complementando o look com lenço na cintura, uma sandália rasteira marrom e uma bolsa boho, como um modelo em camurça ou suede na mesma cor do calçado, a tendência é garantida. Aposte sem medo de errar!

Para garantir ainda mais frescor nos dias de sol, o boho chic também pode ganhar espaço no conjunto de jaqueta e short jeans, unindo o melhor dos dois mundos. Assim, você consegue compor um visual moderno, prático e versátil, sem deixar o mood 70’s de fora. Ótima escolha para curtir um churrasco ou uma festa na piscina no sábado à tarde!

Seguindo com o duo de jeans e branco na jogada, agora a moda boho vem aliada a um toque girly, com a bata floral minimalista e a saia com peplum na parte de baixo. Com essa combinação, o look romântico e feminino é garantido para o fim de semana de sol, seja com sandálias de salto, rasteiras ou até sneakers nos pés. Arremate do seu jeito, de acordo com a ocasião!

Como já falamos por aqui, os detalhes franzidos e as mangas bufantes também entram para a lista de detalhes que são totalmente bem-vindos em uma blusa boho chic mais romântica – e se eles vierem acompanhados de uma padronagem floral, é melhor ainda!
Para fechar, a saia em lavagem média com cinto de fivela maximalista deixa tudo muito mais 70’s, com aquela dose de versatilidade e praticidade que não falta quando o assunto é denim!
Dicas de looks com vestido boho

Partindo para as peças únicas, o jeans também marca presença nos modelos de vestido boho chic, principalmente na versão com estampa de bordado que tem tudo a ver com a estética, com as mangas levemente volumosas, e o detalhe de babado na barra. Seja com um coturno criando um mix de estilos, ou com uma bota em tom de marrom, o outfit da meia-estação não falha!

Já no calor, o denim aparece na modelagem midi leve, com padronagem floral mini, compondo looks com rasteirinhas em tom de marrom, que são a cara do estilo boho. Assim, a produção fica super fácil de compor, além de esbanjar frescor e feminilidade nos dias mais quentes.

Os babados e camadas são aliados certeiros para adicionar um toque boho chic aos vestidos de verão – e este é um ótimo exemplo disso! Com fluidez de sobra e detalhes que mudam tudo, a peça única entra perfeitamente na estética, sem precisar de muito.
Por fim, basta adicionar um cinto de corrente ou de cordão para valorizar ainda mais a silhueta, e arrematar com uma sandália marrom em modelo de amarração, seja ela de salto ou flat.

Novamente com a dupla branca e azul protagonizando a produção boho chic, agora a estampa de flores minimalista toma conta do vestido midi de mangas 7/8, enquanto o denim aparece na sobreposição, em uma proposta ideal para os climas amenos das meias-estações.
Nos pés, a bota com vibe western, em camurça e em tom de marrom, garante um resultado ainda mais boêmio, com uma tonalidade neutra e igualmente fácil de combinar.

Mas, se quiser um combo um pouco mais sofisticado, a dica é apostar em um casaco Teddy alongado para arrematar a composição de vestido com bota, e optar por um par de salto e bico finos nos pés, em textura croco e em tom de marrom um pouco mais escuro.
Desta forma, você fica pronta para um cinema a dois ou um jantar entre amigas nos dias mais quentes do ano, sempre com elegância e feminilidade de sobra!

Agora, saindo um pouco dos florais, a estampa óptica ganha vez no visual de vestido com bota cano curto, misturando a peça midi fluida do calor com itens de frio, como a jaqueta jeans e o calçado, em um mix certeiro para transmitir o mood do outono – que é a cara das inspirações boêmias.
O tom terroso da padronagem ajuda a passar a ideia de conexão com a natureza, assim como a bota marrom com aspecto rústico e orgânico graças ao franzimento no cano. Enquanto isso, a sobreposição traz um ar mais cool e urbano, criando outra mistura que não decepciona!

E para fechar nossas dicas, ainda vale dizer que as cores vibrantes também podem marcar presença na lista de tipos de vestidos em mood boho, sem problema nenhum – afinal, se engana quem pensa que o estilo é feito apenas de tons neutros e terrosos.
Com o modelo laranja em tecido fluido, coordenado ao lenço floral amarrado na cintura e um tamanco amarelo de salto baixo nos pés, o resultado não só fica boêmio, mas ainda traz um outfit nada óbvio e totalmente fashionista. Que tal?
E você, já usava looks boho chic no seu dia a dia ou vai começar a usar agora?