Quem acompanha o universo fashion já sabe que ele é totalmente cíclico. Ou seja, as tendências podem até passar, mas uma hora ou outra elas sempre voltam com tudo – e com a moda anos 70 não foi diferente.
Assim como o boom dos anos 80 e 90, a estética de 1970 também veio com força total nos últimos anos, tanto em peças bem características, que exalam a vibe da época, quanto em detalhes que fazem a diferença nas combinações, sem deixar o resultado tão marcante.
Seja com um jeans flare, uma manga bufante, uma estampa de lenço ou com o brilho glamouroso da trend disco que se iniciou na década, você pode muito bem incluir o mood retrô nas suas composições atuais, de acordo com o seu estilo pessoal e até com os compromissos da sua rotina – afinal, as trends eram usadas para tudo na época. Portanto, se você também é fã das roupas femininas dos anos 70 e faz questão de incluir as tendências da época nos seus outfits de hoje, este é o seu momento! Vem com a gente descobrir como usar essa proposta retrô nas suas produções, seja qual for a ocasião!
Peças em jeans estilo anos 70
Quando falamos de moda anos 70, não tem como não pensar nas calças flare – principalmente em lavagens médias ou escuras do denim, a modelagem foi uma verdadeira protagonista nos outfits da época.
Porém, nos dias de hoje, as bocas super largas deram espaço a uma abertura mais sutil na barra, com a versão boot cut. Assim, você pode incluir a tendência da década nas suas combinações atuais com uma dose extra de equilíbrio, ideal até para usar nos dias de trabalho, com camisa feminina branca e salto nos pés!
Desde os anos 70, os croppeds marcam presença nas produções das fashionistas ao redor do globo – inclusive no look com calça flare!
E nem precisamos dizer que até hoje, isso não mudou, certo? Mas agora, além de contar com um corte mais minimalista, a calça boot cut ainda pode aparecer no visual com uma blusa inspirada em outra década – como é o caso do modelo de botões, super Y2K. Nada como usar os ciclos da moda a seu favor, não é?
Se tem algo que não faltava no street style dos anos 70, era um bom look com calça jeans – e como falamos antes, a lavagem em azul médio era uma das favoritas da época!
Mas, para deixar o outfit ainda mais na vibe da década, uma boa sugestão é investir no all denim com camisa feminina na mesma lavagem, aliada à modelagem boot cut na parte de baixo. Com esse duo, o resultado fica versátil, fácil de compor e a cara da estética retrô que vem ganhando o coração das fashionistas.
Os recortes em diferentes tonalidades também eram marca registrada das roupas dos anos 70 – sobretudo quando o assunto é jeans. E nos dias de hoje, essa proposta statement das composições!
Aqui, o shape pantalona toma conta da parte de baixo, enquanto o top curto em denim vem acompanhado da camisa solta como sobreposição, em um mood despojado e com um toque vintage que não falha!
Agora, se quiser inovar ainda mais nos tipos de calça jeans do seu repertório, uma boa alternativa é apostar nas estampas florais, como é o caso aqui.
Em conjunto com a camisa na mesma padronagem, a peça traz o lado boho da época para as produções atuais, sem deixar de lado a praticidade e a versatilidade que só o denim tem. Infalível!
Para além das calças jeans, outra peça no tecido queridinho que marcou a moda anos 70 é a saia longa, sobretudo os modelos com recortes na barra, que trazem mais fluidez e movimento, mas ainda com o toque mais robusto do denim clássico.
Para completar o visual com um toque boho igualmente digno da década, a dica é incluir um blazer na parte de cima, aliado à regata azul, investir em um cinto de fivela dupla, e arrematar com uma bota marrom de camurça nos pés. Não tem erro!
E a estampa floral volta a dar as caras por aqui, desta vez no vestido curto com mangas bufantes e elástico no decote, trazendo ainda mais elementos da trend boêmia para a composição.
Com feminilidade, romantismo e um toque boho, a peça única resolve o outfit sem precisar de mais nada, seja com uma rasteirinha para uma tarde com as amigas, ou com uma sandália de salto blocado para aquele encontro no sábado à noite.
Ainda com o toque romântico e boho da padronagem floral, o vestido jeans também pode vir em comprimento médio, logo acima do joelho, conferindo ainda mais versatilidade para a peça.
Aqui, a estampa ainda ganha uma vibe de Paisley, que tem tudo a ver com a década de 70, e pode te acompanhar em diversas combinações: com calçados mais delicados, ou com um coturno urbano e despojado, a escolha é sempre certeira!
Já em comprimento midi e com um design floral mini, o vestido em denim leve conta com ainda mais delicadeza e versatilidade, sem deixar o mood 70’s de lado – não só pela padronagem, mas também pelo shape do decote, que tem tudo a ver com a época.
Ótima pedida para levar sua década favorita com você ao longo dos dias de verão, seja com uma rasteira, um mule ou uma sandália de salto clássica nos pés. Vale a aposta!
E com a própria estampa de lenço na jogada, nem precisamos dizer que a moda anos 70 é garantida no visual!
Novamente em uma proposta boho, agora o vestido em modelagem midi traz ainda mais elementos da década marcada pelo movimento hippie, como as mangas bufantes, o franzimento no busto e o babado na barra. Para fechar com chave de ouro, basta investir em uma bota marrom de tecido e pronto: o combo fica completo sem esforços!
Reforçando a tese de que não precisa de muito para compor looks femininos estilosos com jeans no mood 70’s, o macacão utilitário entra pra jogo deixando o resultado com cara de retrô em poucos segundos.
Aqui, a peça pode aparecer sozinha, ou com um cropped por baixo e alguns botões abertos, trazendo mais informação para o outfit, sem abrir mão da praticidade. Nos pés, um scarpin ajuda a elevar a produção no ato, seja para uma festa ou o dia a dia de trabalho, mas sempre vale optar por pares mais comfy, como um bom sneaker branco. Use como preferir!
Estampas para compor um look anos 70
Com elegância e um toque clássico, o tecido jacquard xadrez com aspecto de tweed é certeiro para garantir o estilo vintage na composição dia a dia, sem grandes esforços – ainda mais se ele vier em visual de conjunto, como é o caso aqui! Para melhorar, a gola mais alta da peça de cima e o shape boot cut da calça deixam tudo ainda mais 70’s, pra você não precisar pensar em mais nada na hora de se arrumar. Finalize com uma camisa overshirt jeans e uma sandália de salto grosso, e você está pronta para todas as ocasiões da sua agenda!
Já com o xadrez pied de poule marcando presença na saia curta, as trends dos anos 70 vêm em dose dupla: tanto no estilo preppy, quanto na estampa, que também era uma grande favorita da década.
Com uma camisa branca clássica e uma sandália de tiras e salto grosso complementando o outfit, o resultado fica elegante, contemporâneo e com uma pitada de feminilidade que nunca decepciona. Pedida certa para aproveitar os dias off, ou até para inovar no office, se o dress code permitir.
Assim como o xadrez, o Paisley e os florais, as estampas abstratas também foram protagonistas na moda anos 70 – e continuam sendo, principalmente para quem quer trazer a estética retrô de volta à tona.
Em tons de bege, verde e laranja, a print volta direto para a década, sem perder o lado moderno e ideal para te acompanhar nos dias de hoje, independentemente da ocasião. Por fim, o blazer finaliza a combinação com maestria, enquanto você pode escolher entre coturnos e sandálias meia-pata para usar nos pés, sem medo de errar!
E por falar nela, a padronagem floral volta a dar as caras por aqui, desta vez em um tecido plano de viscose, com fundo neutro e tons que têm tudo a ver com a época – e que ainda esbanjam feminilidade.
Porém, não para por aí: com os modelos de casacos certos, como a versão Teddy, e uma bota marrom nos pés, o combo fica total 70’s, e pronto até para te acompanhar nos dias mais frios, mesmo com a peça única mais fresquinha. Amamos!
Modelos de roupas anos 70
Já falamos delas antes, mas não custa reforçar: as calças pantalona são infalíveis para garantir a vibe 70’s na produção do dia a dia, com conforto e elegância de sobra!
Mas, aqui a referência vintage vai além: com o blazer na parte de cima e o visual todo branco, a estética da década fica ainda mais evidente, sem deixar a versatilidade e a sofisticação de lado. Assim, você pode até trabalhar usando sua trend favorita, sem problema nenhum!
Outro protagonista de 1970 é look com blusa de gola alta – e nem precisamos dizer que melhora ainda mais com um tom de marrom na jogada, aliado à modelagem boot cut da calça, certo?
Em malha canelada, o conjunto esbanja conforto para os dias mais frios do ano, além de garantir um outfit super prático e preparado pra tudo! Complete com botas ou sandálias, de acordo com o seu estilo ou com a ocasião do dia, sem pensar duas vezes.
E quando o assunto é moda anos 70, é claro que não pode faltar um decote ombro a ombro na lista – e se a peça vier acompanhada de uma estampa boho, o combo fica ainda mais completo, e a referência ainda mais clara.
Na parte de baixo, a sugestão é finalizar com uma calça de alfaiataria para criar um equilíbrio entre o girly e o clássico, ou optar por um jeans flare em lavagem média, combinando com o azul dos desenhos da blusa. Finalize do seu jeito!
Com o tweed de volta pra jogo, aliado à estética preppy e alguns detalhes em denim, o visual fica totalmente a cara da década queridinha e ideal para transitar por todos os compromissos da rotina!
Tanto com um vestido dos anos 70, em uma modelagem clássica do período, quanto com o conjunto de jaqueta e saia curta que também tem tudo a ver com a época, a aposta é sempre infalível!
Moda disco anos 70
Para quem não abre mão de glamour e um toque de brilho, a melhor alternativa é partir para o lado disco dos anos 70!
Coordenando calças femininas estilosas em jeans com acabamento metalizado, com a jaqueta do conjunto e complementos pretos mais básicos e clássicos, como o cropped e o scarpin nos pés, o resultado fica super autêntico, a cara da época, mas ainda bem fácil de montar. Que tal?
O disco era um dos estilos anos 70 mais famosos, e ainda hoje ele pode marcar presença em diversas composições, mesmo com referências mais sutis à época, como é o caso aqui.
Com uma calça preta mais ajustada ao corpo, a camiseta em tecido metalizado e a sandália de salto combinando com a parte de cima do outfit, o combo final fica total glam e elegante, ideal para um aniversário, um cinema ou uma balada no sábado à noite. Boa pedida, não é?
Para fechar nossa lista, o modelo de vestido curto em tecido rosa brilhante é igualmente bem-vindo na retomada dos anos 70 nos dias atuais – afinal, ele expressa bem a vibe disco da época, não só por ser colorido e reluzente, mas ainda pelos recortes e a amarração no pescoço, que também eram presentes na década.
Nos pés, uma boa dica é optar por botas ou tamancos meia-pata, e deixar o visual todo na vibe retrô, com personalidade de sobra para curtir a noite do fim de semana!
E você, já amava a moda anos 70 ou vai passar a usá-la depois dessas inspirações?