Você sabe o que são roupas oversized? Entenda mais sobre o assunto!

01/11/2018
1 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 5 (1 voto(s) - Média: 5,00)

Febre nos anos 80 e 90, as roupas oversized voltaram com força na última década. Ainda que você nem faça ideia do que sejam, certamente já viu alguma combinação desse look em blogs, sites, vitrines de lojas ou até uma amiga sua usando. E nem imaginava do que se tratava.

Para você entender melhor, sabe aqueles moletons, jaquetas ou camisas sociais que parecem sobrar no corpo de quem está vestindo? Então, essas peças são oversized porque fogem da modelagem padrão e são confeccionadas com medidas maiores do que as convencionais, especialmente na largura dos ombros e das mangas.

Confortável, a moda oversized vai do trabalho ao happy hour tranquilamente. Mas equilíbrio é a palavra de ordem na composição do look. Sabendo combinar, vale até dar uma espiada nas roupas do irmão, do namorado ou do pai para montar um look comfy e estiloso.

Está curiosa para saber como compor looks incríveis com roupas oversized? Então, continue lendo nosso post!

Roupas oversized são tendência entre as celebridades

A camiseta branca tem sido a peça mais cobiçada entre as celebridades, que já adotam o estilo oversized. A ponto de a stylist francesa Lolita Jacobs ter a coragem de usar um modelo semelhante em seu casamento.

Outra famosa que também adotou o estilo foi a cantora e atriz Jennifer Lopez. Ela fez questão de combinar um look com botas over the knee. Já a fashionista Giovanna Battaglia apostou em um modelo da Calvin Klein em sua composição oversized.

Quem também já aderiu ao look foi a jornalista e apresentadora do Jornal Nacional, Renata Vasconcelos. Não faz tanto tempo que ela apareceu em umas das edições do jornal com uma blusa vermelha de alfaiataria oversized. Ousada e superelegante!

O oversized, então, parece que veio mesmo para ficar. Abaixo, nós separamos algumas dicas para você criar produções diferentes e acertar na escolha dos modelos. Vamos lá?

Cuidado com as proporções

A regra base para quem gosta ou se identifica com o look mais folgado é ter cuidado com o tamanho das peças. Justamente para não parecer que está vestida de qualquer jeito ou perder a elegância.

Por exemplo, caso você escolha moletons grandes na parte de cima, prefira calças mais justas. Uma saia midi plissada cai melhor com um top cropped, mas também confere um ar despojado com um suéter largo e tênis.

Pessoas mais baixas podem investir em peças tom sobre tom, não necessariamente da mesma cor. Já as mais altas estão liberadas para brincar com as cores. De modo geral, a orientação é evitar peças com medidas muito maiores que o corpo.

As clássicas camisas

Camisa social larga é bem oversized e confere um visual mais arrumado, podendo ser usada da reunião de trabalho ao encontro com as amigas. É nessa hora, inclusive, que você pode visitar o closet masculino em busca de uma peça que garanta o ar descolado que você pretende ao seu visual.

Combinações com calças de alfaiataria também ficam um charme. Tem até modelos de camisas que servem de vestido, justamente por serem mais largas e soltas. Basta escolher bem os acessórios, compor com um salto mais grosso e estará pronta. Quer outra sugestão? Dê um nó na ponta da camisa para dar um efeito ainda mais cool ao seu look.

O querido moletom

Quem não tem pelo menos um no closet, não é? Quentes e confortáveis, são os mais usados e lembrados quando se fala em moda street style. Ficam ótimos com calças mais justas, sejam jeans ou preta, e dá para acrescentar um casaco igualmente largo por cima.

Quem preferir ousar, pode usá-lo como vestido e combiná-lo com uma bota no estilo over the knee, acima dos joelhos. Use com saia midi a fim de garantir um estilo para lá de confortável.

A tradicional jaqueta jeans

Bastante atemporal, a jaqueta jeans é, sem dúvidas, um clássico do jeanswear. Diga se não parece que ela foi criada para ser oversized? Em geral, esse tipo de casaco já é comprado e usado em tamanhos maiores e vai bem em qualquer ocasião. Nossa dica é você usá-la por cima de um vestido ou shorts mais curtos!

Calças boyfriend

Tem coisa mais confortável que uma bela calça larga que, de quebra, ajuda a disfarçar o quadril? Muitas mulheres não gostam do fato de eles serem avantajados. Os modelos de calças boyfriend que o digam.

Com cortes mais retos e modelagens mais largas a ideia é que elas fiquem mais soltas no corpo. Há uma variedade enorme disponível no mercado, desde jeans, que são os mais comuns e democráticos aos modelos de alfaiataria. Vale ter um no closet!

Casacos para toda hora

Um casaco no estilo grandão, além de ser prático, deixa qualquer uma mais elegante. Assim como as jaquetas, os casacos são coringas no closet. No frio, eles são uma saída rápida para deixá-la linda, aquecida e confortável. No verão, os modelos feitos com tecidos mais leves ajudam a proteger da brisa fresca no fim do dia.

Caso tenha se identificado com esse estilo, lembre-se apenas de manter o equilíbrio nas peças e de usar cores e texturas semelhantes. Na dúvida, aposte em jeans e camisetas largas e combine tudo com um belo acessório.

Peças também atraem a atenção dos homens

Vale dizer, também, que as peças mais largas são tendência mundial e têm atraído cada vez mais a atenção dos homens. Só para você ter uma ideia, a rede social Pinterest fez um levantamento e registrou um aumento de 100% nas buscas por roupas desse estilo nos últimos tempos. Sem contar que eles já descobriram as vantagens do conforto que o oversized proporciona!

No entanto, para elas, as roupas oversized têm sido vistas como ferramentas de empoderamento. Em outras palavras, significa que estão quebrando estereótipos e trazendo um movimento novo no comportamento feminino.

Isso porque, agora, todas podem exibir suas belezas sem ficar presas a modelos justos e apertados. Podem dar preferência a peças que as mantenham confortáveis o dia inteiro em meio a tantos compromissos diários.

Ficou satisfeita com as nossas dicas? Compartilhe seu look com a hashtag #meujeansdamyller no Instagram!