Quer um look com atitude? Entenda como aderir ao estilo rock

10/09/2018
1 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 5 (1 voto(s) - Média: 5,00)

O rock surgiu logo após a 2ª guerra mundial e tornou-se um estilo de vida. Além das mudanças de comportamento, a música questionou padrões e levou a cultura de rua para os palcos. Desde então, botas, jaquetas de couro, metais, texturas, cortes, cores e estampas passaram a caracterizar o estilo rock.

A ideologia transgressora conquista simpatizantes até hoje e se reflete na moda. E você, sabe como vestir-se seguindo o estilo rock? Então fique atenta pois daremos todas as orientações! Vamos lá?

Características do estilo rock

Um dos maiores artistas que marcaram o início do Rock foi o cantor Elvis Presley. Com suas botas, jaquetas

de couro e músicas como Jailhouse Rock, ele revolucionou a sua geração. Outros ícones do Rock também trouxeram o estilo para os palcos e logo depois foram The Beatles, Iron Maiden, Kiss, The Ramones, Nirvana, Arctic Monkeys e muitos outros, cada um com suas características.

Nos anos 60, a grande marca foi o rock psicodélico, com diversas cores estampando camisas e bandanas. Na década seguinte (anos 70), foi a vez do movimento hippie, carregado por Jimmy Hendrix, Janis Joplin e Jim Morrison. E nos anos 90 foi a vez do estilo grunge — cuja tradução significa sujeira. Baseado no anarquismo e na crítica social, os roqueiros usavam jeans rasgado, coturno, camisas folgadas, estampas xadrez, e cabelos despenteados.

E por último veio o estilo estilo rock’n’roll clássico, que é uma tendência atemporal: couro, camisas pretas com fotos e frases de bandas de rock, estampas de caveiras, meia arrastão, botas, bandanas e muitos acessórios. Todas essas épocas trouxeram itens para o guarda-roupa dos admiradores do rock e podem ser utilizados com um mix de estilos.

Itens básicos para o guarda-roupa

Jaqueta de couro (ou resinada)

Esse é um dos itens mais clássicos e que não pode faltar! Muito utilizada por Elvis Presley nos anos 50, a jaqueta de couro (ou a queridinha jaqueta resinada) tem o poder de transformar o visual! Peças neutras ganham outro significado com o uso da jaqueta preta carregada de metais e sobreposições. Existem modelos mais justos e os de tamanho oversize; os cortes e modelagens também variam bastante; já os incrementos sobrepostos na roupa, fica uma dica: quanto mais, melhor.

Camiseta de banda

Outra forma de compor um look rock é usando uma camiseta de banda. E isso vale tanto para uma composição despojada quanto para uma mais social. A peça pode ser justa ou mais solta, dependendo da proposta.

Uma boa forma de combinar é com uma saia de couro ou uma calça jeans destroyed. Arremate com acessórios!

Bandana

Os acessórios também têm vez, afinal é um dos símbolos que enfeitavam a cabeça de artistas como Kurt Cobain e bandas como Guns n’ Roses. Mas além de adornar os cabelos, a bandana também pode ser usada de outras formas: amarrada na cintura, no tornozelo e até no punho, como uma pulseira. Ela vai completar o look e enchê-lo de atitude.

Jeans destroyed

Se você tem o costume de usar o jeans detonado, agradeça ao rock! Na época, o movimento grunge não se importava com convenções e pregava a ideologia “não ligo para o que você pensa”. Por isso, as roupas eram mais largadas e tinham o aspecto de velhas, desgastadas ou sujas, e o jeans era a peça preferida para expressar esse comportamento.

Graças à rebeldia do punk rock as calças jeans ganharam o visual detonado e rasgado, e fazem sucesso até hoje.

Coturno

Esse calçado consegue ser, ao mesmo tempo, charmoso e pesado, típico do vestuário rock. Ele surgiu na década de 70 e deu um novo aspecto aos pés femininos e masculinos. Com o cano baixo, deixa as pernas à mostra, por isso é uma ótima combinação com meia arrastão, shorts e saias de couro ou vinil. Mas também vai bem com vestidos, calças e até jeans.

A cor preta é a mais comum, mas existem outros tons disponíveis, como o cinza e o marrom. Seja qual for a opção escolhida, ele fará sucesso nos seus pés.

Bota

Outro sapato que representa o rock é a bota, principalmente a de couro. Escolha um modelo na cor preta, com metais e brilho. Essas características transformam a bota uma peça-chave para ser usada em diferentes situações.

Caso você queira uma produção mais feminina e elegante, opte por uma bota com salto alto. Mas para um visual mais despojado, dê preferência a saltos baixos e quadrados.

Combinações para o dia a dia

A melhor forma de aderir ao estilo rock é unindo tendências e valorizando o seu gosto pessoal, para que a produção final represente a sua identidade.

Todos os looks podem ser acompanhadas por acessórios em tons prata e mais escuros. Anéis com caveiras, spikes e pedrarias também são bem vindos. Na make, deixe os olhos bastante marcados, com lápis e sombra de cor preta. Em festivais, você pode ousar e montar combinações mais estilosas.

Estilo das musas do rock

Se estiver indecisa ou tiver alguma dúvida, busque referências no estilo das musas do rock:

  • Alison Mosshart;
  • Debbie Harry;
  • Janis Joplin;
  • Joan Jett;
  • Siouxsie Sioux;
  • Patti Smith.

 

O estilo rock é único e válido em todas as estações. Ele representa muita atitude, por isso deve ser usado com moderação, equilibrando os elementos para não ficar exagerado. Busque inspiração nas peças clássicas para criar a sua produção baseada em referências e não simplesmente copie um estereótipo. O mais importante é compor um visual harmonioso que carregue a sua própria personalidade e let’s rock!

Gostou das nossas dicas? Então assine a nossa newsletter para acompanhar mais conteúdos como este!