Blog Damyller

Looks com calça pantalona: conforto e elegância em uma só peça

calça pantalona

Não é de hoje que os looks com calça pantalona fazem sucesso. Em meados de 1909, logo no começo do século XX, a peça já teve suas primeiras aparições com modelagens bufantes, quando o Ballet Russes – o famoso Balé russo – chegou a Paris, nosso amado berço da moda. 

Porém, com toda a relutância da sociedade a respeito da ideia de mulheres usando calças, o item só foi ganhar força de verdade no street quando, nos anos 20, ninguém mais, ninguém menos que Coco Chanel, criou uma versão mais ampla e leve, agora inspirada nos uniformes da Marinha, prezando pelo conforto, pela elegância e pela liberdade feminina.

Aos poucos, com a ajuda dos movimentos sociais e dos grandes nomes da moda e do cinema, os looks com calça pantalona foram conquistando seu merecido espaço. Quase 20 anos depois, a peça se tornou um símbolo de resistência feminina, até se consolidar de vez no guarda-roupa após mais algumas décadas, entre 1960 e 1970.

Sua popularidade se deu, principalmente, em função do ingresso das mulheres no mercado de trabalho, quando seus maridos foram mandados para a guerra. A peça era ideal para as operárias, uma vez que não marcava o corpo graças ao seu shape mais soltinho e, de quebra, ainda era confortável para acompanhar todos os movimentos que elas precisassem fazer ao longo dos dias.

Com a chegada do movimento hippie, a ideia de liberdade – e a luta por ela – foi reforçada pelas roupas largas e amplas, incluindo as calças, que eram usadas por todos, independentemente do gênero. Assim, a pantalona se fortaleceu ainda mais e, desde então, segue firme nas produções das fashionistas.

Ou seja, o caminho pode até ter sido um pouco turbulento e complicado, mas no fim, a população feminina das épocas passadas conseguiu conquistar e deixar de herança para nós, não só alguns direitos fundamentais que temos hoje, como também um item que é super versátil, comfy e atemporal. Só vitórias, não é?

Portanto, para honrar toda essa história, vamos dar todo o valor que a peça merece e conferir algumas ideias de looks com calça pantalona, que podem te acompanhar não só no trabalho, mas em todas as ocasiões da vida – e até com comprimentos diferentes! Vem com a gente conferir tudo.

Looks com calça pantalona jeans

A versão em jeans da calça pantalona já estava presente nos looks femininos no fim dos anos 60 e, majoritariamente, na década seguinte, em 1970. Porém, com a chegada da modelagem mom e, depois, com o boom das skinny, os shapes soltos ficaram um pouco de lado. Felizmente, como a moda é cíclica, as calças amplas voltaram com força e estão bombando com seu conforto no street de hoje em dia. Quer ver como entrar nessa onda também? Vamos lá:

Para começar, nada melhor que uma inspiração com pretinho básico, mas ainda assim bem longe do óbvio. Com a trend da muscle tee, a calça em lavagem azul clássica e uma sandália de salto nos pés, o visual fica descomplicado e elegante na medida certa. 

Enquanto a parte de cima e o jeans dão um ar despojado à composição, o shape da calça e os sapatos ficam responsáveis pela sofisticação. No fim, você tem o equilíbrio ideal para todas as ocasiões do dia a dia!

As blusas brancas, básicas, texturizadas ou estampadas, na modelagem que você preferir, também são ótimas aliadas na hora de compor seus looks com calça pantalona. Nos pés, um sneaker curinga é uma boa pedida para deixar o outfit mais confortável e despojado, mas ainda vale investir em mules ou sandálias de salto bloco para finalizar esse visual! Os acessórios femininos podem vir em preto para deixar tudo bem neutro, ou em tons vibrantes para incluir pontos de cor no resultado.

E o combo de calça jeans e tênis entra em cena novamente com a pantalona, mas agora em um mood mais invernal, com uma blusa de manga longa e gola alta e os sneakers em preto. Vale completar a produção com um cinto e uma bolsa pequena combinando com os calçados e fechar com uma boina para dar um toque french ao resultado.

Voltando aos duos de calça jeans e salto, que tal um all denim super prático e infalível? A calça vem associada a um cropped de alcinha com franzimento e botões frontais e uma sandália meia pata nos pés, trazendo um mood vintage e feminino ao mesmo tempo. Isso tudo, claro, sem contar que essa combinação é certeira para quem quer passar a sensação de ter alguns centímetros de altura a mais. Boa dica, hein?

Para arrasar no bar com os amigos, na balada ou até naquele encontro, os looks com calça pantalona jeans funcionam muito bem! Com uma blusa de tule na parte de cima, o visual ganha uma vibe mais sexy e moderna, enquanto a jaqueta também em denim reforça a pegada descolex da produção. 

Os calçados de salto podem ficar escondidos pela barra ampla da calça feminina caso você não queira chamar atenção para os pés, porém sem perder o efeito de silhueta alongada.

Agora, vale dizer que existem outros tipos de calças femininas em shape amplo, como é o caso das pantalonas cropped – que são mais curtinhas e ficam acima da linha do tornozelo. Elas são igualmente versáteis, além de serem aliadas perfeitas para os dias mais quentes. Com uma blusa cropped branca sem manga, um par de tênis e uma bolsa em cor trendy, por exemplo, o outfit fica comfy e cool do jeito que a gente gosta, sem precisar pensar muito na hora de montar!

E se quiser uma dica de como usar pantacourt no office look de verão, pode contar com a gente! A camisa feminina branca curinga vem com um tecido mais leve e fresco e, por dentro da calça, já completa o visual com maestria. Nos pés, pode apostar em sandálias flat ou de salto – tudo depende de como é o dress code do seu escritório! Complemente com os acessórios que mais combinam com o seu estilo e pronto, é só começar o dia!

Para fechar as ideias de look com pantacourt jeans, temos uma composição prática e despojada. O combo de blusa branca com denim podia até ser sem graça, mas com a parte de cima com caimento ombro a ombro, a calça com acabamento destroyed e, ainda, a jaqueta amarrada na cintura, o outfit despojado vai para outro nível. Uma bolsa statement, um cinto feminino e um tênis colorido também podem ser incluídos se quiser um resultado ainda melhor!

Looks com calça pantalona cropped listrada

Já que falamos dos modelos mais curtos da calça ampla, vamos aproveitar a brecha e trazer alguns looks com calça pantalona cropped listrada, que virou febre há alguns anos e, mesmo tendo um comprimento menor, também ajuda a alongar a silhueta visualmente. Vem ver!

Sabemos que os conjuntos são queridinhos por trazerem muito mais praticidade, então não poderíamos abrir essa leva de inspirações de forma melhor que essa, certo? Mesmo a peça de cima sendo uma jaqueta, ela pode ser usada com os botões fechados e para dentro da calça, dando a impressão de peça única. 

Se o frio apertar, uma turtleneck por baixo é ótima aposta. Nos pés, a bota pode acompanhar os tons neutros do resto da produção ou trazer um ponto de cor e atenção super fashionista.

E mesmo com a jaqueta feminina aberta, o outfit fica super fácil de compor, principalmente com uma cor curinga como o branco! A blusa pode ser em comprimento normal e usada por dentro da calça, ou em modelagem cropped para deixar tudo mais despojado e moderninho. Nos pés, o tênis fecha o mood casual com maestria e conforto de sobra!

Como todo conjuntinho, as peças podem muito bem ser coordenadas com outras do guarda-roupa, e aqui nós temos um exemplo perfeito disso! A calça pantalona cropped listrada vem novamente associada a uma blusa branca básica, mas agora com uma sobreposição em denim – que pode tanto ser uma camisa mais leve para os dias de clima ameno, ou uma jaqueta nos dias frios. Para completar, vale tudo: uma sandália de salto para trazer mais elegância, um tênis despojado e até uma rasteirinha fresh.

Mesmo sem nenhuma terceira peça, a calça feminina também funciona muito bem, inclusive com uma cor mais vibrante e iluminada na parte de cima! A blusa amarela com babados cria um contraste bem vivo e certeiro para o verão, além de trazer um toque girlie ao resultado. Por fim, a bolsa mini e a sandália, ambas em tom de branco, completam o look com elegância e frescor na medida certa.

Em uma proposta um pouco diferente, a pantacourt com risca de giz conta com um caimento fluido e fresquinho, mas com uma vibe mais sofisticada e monocromática, principalmente quando combinada com o blazer do conjunto. Juntas, as peças podem ir do look de trabalho do verão até muitas outras ocasiões – é só trocar o calçado e ir!

Look com calça pantalona branca

No lugar do denim e da estampa listrada, agora os modelos brancos entram para jogo nos looks com calça pantalona, com o mesmo conforto e versatilidade, somados a um toque extra de sofisticação. E se você ainda não sabe como usar a peça nessa cor, anota aí as dicas:

Para um visual mais a cara da noite, a pantalona branca acompanha um cropped estruturado, que pode ser em jeans estonado ou em tecidos mais glam, como um couro sintético preto, por exemplo. O visual fica chic e infalível para arrasar nos compromissos de sexta e sábado à noite, principalmente com um salto poderoso nos pés! 

Por último, invista em acessórios que mais combinam com você, como colares e brincos maxi ou peças mais delicadas, e finalize a composição com maestria!

Já com uma carinha mais casual para o dia a dia, seja para o trabalho ou para um almoço com as amigas, a camisa jeans de amarração na frente é uma companheira ideal para a pantalona branca com barra desfiada. Porém, também vale – e muito! – usar a parte de baixo com camisetas estampadas e blusas cropped, viu?

Nos pés, pode escolher se prefere uma rasteirinha para um mood mais descomplicado, ou uma sandália de salto para garantir uma elegância extra. Tudo cai muito bem com a peça!

Look com calça pantalona preta ou colorida

Enquanto o pretinho básico, assim como o branco, é curinga, versátil e perfeito para compor looks elegantes com calça pantalona, as cores trazem mais vida e luz para o visual e também são muito bem-vindas nas produções. Então, por que não falar um pouco de cada uma e mostrar que todas podem ter um espacinho no seu dia a dia?

Com uma pegada mais apropriada para o verão, os looks com calça pantalona colorida são divertidos e nada óbvios. A peça pode vir tanto em conjuntinho com a blusa cropped ciganinha na mesma cor para facilitar a vida na hora de compor o outfit, quanto com qualquer outra parte de cima que você escolher! 

T-shirt estampada? Pode! Camiseta branca básica? Sempre pode! Blusa em denim leve? Claro que pode! Até mesmo uma regatinha preta cai super bem! Ou seja, não dá para dizer que ela não é versátil também, não é?

Já o modelo em preto garante muito mais sofisticação e um ar levemente mais noturno. Em tecido leve, acompanhada de uma sandália clássica de salto fino e uma blusa de veludo brilhante, cetim ou outro material glam que você preferir, o resultado fica perfeito para uma festa à noite ou um jantar chic. 

E se quiser produzir aquele hi-lo que a gente ama para um look de trabalho de todo dia, sempre vale coordenar a calça com uma blusa mais despojada e um salto blocado. Pode usar a peça sem medo porque ela combina com tudo!

Depois de ver tantas ideias de looks com calça pantalona, fica praticamente impossível não querer usar essa peça tão atemporal, confortável e curinga, não é? Então aproveita para escolher suas favoritas e já colocá-las para jogo nesta estação! Afinal, o item funciona bem de verão a verão, com todos os complementos do guarda-roupa!

Acessar a versão completa do blog