Pular para o conteúdo

Look de alfaiataria feminino: o que é e como usar?

Look de alfaiataria feminino: o que é e como usar?

Clássico e sofisticado, o look de alfaiataria feminino é o aliado ideal para quem segue um estilo elegante, ou para quem precisa de um visual de trabalho mais tradicional.

Mas, não para por aí: a alfaiataria também é mais que bem-vinda em produções românticas e girly do fim de semana de calor, em propostas preppy com inspiração 90’s, ou até em combinações casuais e despojadas, com direito a peças modernas e trendy para complementar. Ou seja, ela não fica de fora de nenhum guarda-roupa, independentemente do estilo.

Porém, antes de descobrir como usá-las nas mais variadas composições do dia a dia, que tal entender o que faz uma peça ser de alfaiataria? Vem que a gente te explica!

O que é alfaiataria?

Ao contrário do que muita gente pensa, a alfaiataria não é uma roupa específica, nem um tipo de tecido; ela é um estilo de corte, reto e estruturado, com acabamentos refinados e mais elaborados, que inclusive pode vir em diversos materiais, como gabardine, crepe, linho, viscose e tantos outros.

Isso significa que as peças de alfaiataria vão muito além da dupla clássica de blazer e calça, e abrangem até vestidos, bermudas femininas e shorts, se tornando ainda mais versáteis e essenciais no closet.

Então, agora que você já sabe o que é, que tal descobrir como montar um bom look de alfaiataria feminino e incluir os cortes sofisticados no seu repertório? Segue por aqui:

Como usar roupas de alfaiataria

Conjunto de alfaiataria feminino tradicional

Para começar nossas inspirações, não poderia ser diferente: o look de alfaiataria feminino tradicional marca presença por aqui, com blazer e calça pantalona, mas fugindo um pouco da vibe totalmente social, graças ao cropped preto, que dá um toque mais descomplicado ao visual. Nos pés, os tênis esportivos deixam tudo ainda mais cool, enquanto a bota preta de salto leva o resultado para o equilíbrio ideal entre o moderno e o elegante. Use como preferir!

Look com calça de alfaiataria em shape mais ajustado e clássico

E mesmo no look com calça de alfaiataria em shape mais ajustado e clássico, ainda com blazer na parte de cima, os elementos comfy e cool não ficam de fora! Aqui, a camiseta com estampa lettering protagoniza a parte de cima, enquanto o tênis branco casual finaliza a composição com uma pitada básica e descomplicada na medida certa. Vale a aposta!

Calça pantacourt com blazer e blusa de botões em tecido leve

Nos dias quentes, o look comfy e fresh fica garantido com o blazer em tom claro, uma blusa de botões em tecido leve, a calça pantacourt também em tonalidade neutra, e um par de sandálias flat para arrematar.

Seja para curtir o fim de semana de sol, ou até para trabalhar no calor, se o dress code da empresa permitir, o combo é certeiro!

Conjunto de alfaiataria com casaqueto e calça pantalona

Já com o conjunto de casaqueto e calça pantalona em azul marinho com risca de giz, e a sandália de tiras e salto fino nos pés, o resultado é um look elegante da cabeça aos pés!

Neste caso, é possível usar a peça de cima com os botões fechados, sem precisar de mais nada, ou investir em blusas e camisas femininas em tecidos finos para fechar com chave de ouro.

Outfit sofisticado de alfaiataria com calça e colete

Saindo um pouco das mangas longas, os coletes são alternativas ideais na hora de compor um outfit sofisticado com alfaiataria para as temporadas de altas temperaturas. O look com calça bege em modelagem pantalona no mesmo tecido forma um visual de conjunto prático e infalível para qualquer ocasião, e fica ótimo até com complementos em jeans, como a blusa cropped por dentro e a bolsa em matelassê como acessório. Amamos!

Look de alfaiataria monocromático com calça e colete

Ainda com o colete compondo o look de alfaiataria feminino, agora as cores tomam conta da produção, mesmo com um mood totalmente sofisticado.

Com a calça reta compondo o conjunto, e o shape mais curto na peça de cima, a proposta traz um misto entre elementos tradicionais e modernos, tudo em uma cor que está super em alta – ou seja, é pedida certa para usar muito e esbanjar elegância por onde for, seja com sandálias de salto, mules ou rasteiras nos pés!

Duo de casaqueto e calça soltinha feminina

Agora, se a sua vibe é mais casual chic, a dica é investir no duo de casaqueto e calça soltinha feminina, tudo em tom de branco e tecido leve, e finalizar com a blusa azul com franzimento no decote e amarração no pescoço, criando um contraste, não só entre as cores, mas também entre os estilos das peças. Combinação certeira para o verão!

Conjunto jeans com casaqueto e short social

Partindo para os comprimentos mais curtos, nosso tecido favorito aparece por aqui em lavagem escura, protagonizando o modelo de short social, em conjunto com o casaqueto, em um outfit prático e sofisticado na medida!

Desde o trabalho, caso o código de vestimenta permita, até o bar à noite com as amigas, o visual não decepciona!

Look com short de alfaiataria e casaqueto fechado como blusa

O monocromático branco é sempre um ótimo aliado – e no look com short alfaiataria não seria diferente! Tanto na produção com casaqueto fechado como blusa, quanto no trio com top sem alça e blazer, a cor neutra vem para reforçar o mood fresh e elegante, tudo com praticidade de sobra!

Look de alfaiataria feminino com bermuda jeans

Quer mais opções de look de alfaiataria feminino com jeans? Então anota aí: com as bermudas no tecido, que são as mais novas queridinhas das fashionistas ao redor do globo, a proposta é infalível!

Combine com o cropped e o blazer na mesma tonalidade com diferentes padronagens listradas, ou com a dupla de blusa branca de gola alta e blazer verde, criando um contraste certeiro.

Look all white com bermuda de alfaiataria

E o all white volta a dar as caras por aqui, desta vez nos looks com bermuda de alfaiataria, com um comprimento um pouco mais longo, mas ainda ideal para os dias quentes!

Com o cropped estruturado sem alças na parte de cima, o resultado fica pronto para um fim de semana de sol, seja na praia ou na cidade, ou até para curtir o Réveillon com a dose certa de elegância e frescor que a ocasião pede. Finalize com sandálias de salto ou flat, de acordo com o seu estilo!

Vestido midi estruturado com fendas laterais

Nada melhor do que trazer dois modelos totalmente diferentes para provar que a alfaiataria também aparece nos vestidos, não é?

Porém, mesmo com todas as diferenças, as duas peças têm algo em comum: tanto no modelo curto transpassado, quanto no shape midi estruturado com fendas laterais, a sofisticação é garantida! Vale usar nos looks para trabalhar ou em qualquer ocasião mais elegante, sem pensar duas vezes.

Looks com vestidos leves e estampados do verão

Por fim, temos uma boa notícia para as românticas e girlies de plantão: os vestidos leves e estampados do verão também podem compor o look com blazer, sem problema nenhum!

Enquanto o modelo verde floral forma uma combinação análoga com a sobreposição em denim azul, a versão listrada em rosa vem na mesma tonalidade do blazer, esbanjando feminilidade – e você pode escolher a forma que mais expressa sua personalidade para usar nos dias de calor!

Viu como o look de alfaiataria feminino pode ser prático e versátil? Agora é só compor o seu!

Assine nossa newsletter