Nos últimos tempos, a moda vintage tomou conta do street – e entre a estética boho da década de 70, as tendências queridinhas de 90 e as famosas peças Y2K, não tem como negar que o look anos 80 também tem seu espaço reservado no repertório das fashion girls ao redor do globo.
É claro que algumas trends se repetem entre os períodos, como as calças de cintura alta e com modelagens baggy, jaquetas jeans, lenços na produção, coletes e até a inspiração boêmia. Mas, alguns elementos são mais característicos da década de 1980, e não abrem margem pra dúvidas quando dão as caras nas composições.
Porém, antes de partir para as tendências que podem compor seu visual anos 80 nos dias de hoje, vale lembrar que o retorno das modas de outras épocas é algo super comum. E isso não significa que as peças não se renovam, ou que o universo fashion não cria nada novo – longe disso!
Assim como acontece com a arte e com a música, por exemplo, os elementos marcantes de outras datas tendem a seguir esse movimento cíclico e voltar a aparecer como influência e inspiração depois de um tempo, justamente por terem sido grandes ícones quando surgiram, e por terem passado tempo o suficiente distante dos olhos para que todo mundo desejasse de volta.
Contudo, esse retorno não impede, de forma alguma, que esses elementos sejam revisitados e que ganhem novas caras para entrar no outfit dos dias atuais quando o assunto é roupa.
Dito isso, a dica é abrir o coração para se permitir criar um look anos 80 com uma proposta mais atual, deixando de lado qualquer ideia pré-estabelecida sobre a década.
Como era a roupa dos anos 80?
Com o fim da década de 70, as franjas em tecidos de camurça deram espaço ao glamour dos materiais metalizados e resinados, em uma proposta muito mais colorida, estruturada e até elegante, em comparação aos tons terrosos, aos caimentos fluidos e ao princípio contracultura do movimento hippie.
Dessa forma, as cores vibrantes tomaram conta do street style dos anos 80, tanto nas roupas quanto nos acessórios, somadas a peças volumosas, brilhantes e, muitas vezes, com estampas extravagantes que faziam toda a diferença.
Além disso, é no próprio ano de 1980 que o grunge começa a dar as caras na moda, com muitas peças em jeans grosso, jaquetas oversized, aplicações de tachas, camisetas de banda e, claro, muito xadrez!
Como usar o estilo anos 80 no dia a dia

Se tem algo que não pode faltar no look anos 80 – nem nas produções das décadas de 70 e 90 – é um bom jeans de cintura alta! E para melhorar, os anos disco marcaram um caminho intermediário entre as modelagens flare dos hippies, e o shape mom favorito do período seguinte. Ou seja, vale apostar nos caimentos amplos ou baggy, sem problema nenhum!
Para completar o outfit, a dica é investir em uma regata branca básica mais ajustada ao corpo, em um óculos gatinho de lente colorida que tem tudo a ver com a época, e arrematar com um lenço no pescoço, que também não falha na hora de garantir um mood vintage. Boa pedida, não é?

Novamente com jeans na jogada, agora a peça traz aplicações que remetem aos clássicos rebites do movimento grunge, mesmo que de uma forma muito mais elegante e discreta.
Para acompanhar e deixar tudo ainda mais 80’s, o lenço colorido e estampado aparece como cinto, trazendo um ponto mais vibrante para a combinação, enquanto o sapato slingback de salto baixo reforça a sofisticação do visual com um modelo que fazia muito sucesso na década. Ótima aposta para um dia de trabalho no calor, ou até para curtir um almoço no fim de semana!

Um dos elementos mais icônicos, que naturalmente vem à cabeça quando falamos de moda anos 80, são as mangas bufantes! Elas já voltaram para jogo há algum tempo, mas vêm conquistando cada vez mais produções por aí, enquanto também ganham mais volume – afinal, na década em que bombaram, elas eram super cheias e vinham como destaque do outfit. O bom é que você pode escolher qual modelagem prefere e usar do seu jeito!
Associada a um decote coração bem girly, textura poá minimalista e uma calça em jeans claro, o resultado é total romântico e retrô, sem precisar de muito – e se você completar o look com lenço na cabeça, então, a vibe 1980 fica ainda mais evidente!

Agora, é claro que não podemos deixar de falar dos jeans baggy e das cores vibrantes, ideais para quem quer investir em um look feminino dos anos 80 com praticidade, conforto e personalidade de sobra, para todos os momentos do dia a dia.
Com o shape da calça favorito entre as décadas de 1980 e 90, o tricô de gola alta e mangas bufantes em tom de vermelho combinando com o cinto, e um All Star branco nos pés, a composição fica totalmente a cara do período marcado pela estética disco. Escolha certa para não precisar pensar muito na hora de se vestir, mas ainda poder contar com muita versatilidade!

Calça clochard jeans de cintura altíssima, uma blusa animal print com franzimentos e elásticos na manga, e uma bota croco de cano baixo: esse é o combo certeiro para quem adora o estilo glam rock que marcou presença de peso no look anos 80 – e pode voltar a protagonizar suas combinações atuais inspiradas na década.
Aqui, ainda vale contar com o styling da peça de cima deixando os ombros à mostra, característica que também tem tudo a ver com a época, e arrematar com um cinto na mesma cor do calçado, garantindo um visual mais acinturado e harmonioso. Não tem erro!

Outra boa forma de trazer o estilo vintage de forma sutil para as produções de hoje é coordenando o toque grunge do jeans, da camiseta rocker e da sobreposição oversized com uma pitada de dopamina, com a bota em tom de verde vibrante, com salto e bico finos.
Com glamour e uma leve inspiração punk, o outfit fica pronto para te acompanhar nos passeios do sábado à noite, desde o bar até a balada, tudo sem abrir mão daquela dose de elegância que não pode faltar!

Se a alfaiataria já era tão amada e utilizada no power dressing dos anos 80, e o look all jeans também, por que não unir as duas coisas em uma única combinação capaz de te acompanhar desde o trabalho até o fim de semana?
A referência é sutil e quase passa despercebida por quem não é muito ligado à moda, mas ela ainda está presente e é uma ótima alternativa para quem segue um mood mais clássico. Seja com o blazer sozinho fechado, com uma uma blusa preta de gola alta, ou com uma camisa feminina branca curinga, o visual fica completo com elegância de sobra, sem precisar de muito!

Mas, se quiser deixar o look jeans de alfaiataria ainda mais criativo e cheio de informação de moda, a dica é coordenar o blazer estruturado com um lenço amarrado na cintura, garantindo não só um caimento mais acinturado, mas também uma quebra na proposta tradicional.
Neste caso, vale completar a produção com uma calça reta para deixar o combo totalmente sofisticado, ou até optar por uma bermuda feminina se quiser trazer ainda mais elementos descontraídos para a jogada. Por fim, é só finalizar com tênis ou saltos nos pés e pronto!

Trazendo os coletes famosos na década de 70 para os conjuntos de alfaiataria protagonistas do look anos 80, o resultado conta com uma mistura de tendências retrô que vai bem desde um fim de semana de calor, até os dias de trabalho no verão.
Nos dias off, as sandálias plataforma e os óculos statement com lente colorida trazem ainda mais elementos da década para a composição, enquanto para o escritório o segredo é optar por scarpins slingback e um blazer de ombros marcados como sobreposição para se proteger do ar condicionado sem sair da proposta vintage. Amamos!

Sabemos que as tonalidades vibrantes foram as favoritas de 1980, mas não tem como negar que os tons terrosos também ficaram de herança do boho chic 70’s para a era disco – principalmente quando acompanhada de texturas, como o tecido resinado, que era marca registrada da época.
Para melhorar, o casaqueto do conjunto ainda traz ombreiras que reforçam o mood 80’s da combinação, assim como a amarração na gola da blusa e os tamancos de salto fino nos pés. Ótima escolha para quem quer inovar no look do dia de trabalho sem abrir mão da sofisticação!

Porém, se você é do time que não abre mão das cores vibrantes da época, uma boa pedida é investir no look monocromático azul, com direito a conjunto de alfaiataria e um top curto em denim, que também tem tudo a ver com a década.
Nesta produção, a mistura de estilos garante um resultado descontraído, leve e ainda com um toque arrumado, ideal para um almoço ou um aniversário nos finais de semana de calor, mas você sempre pode trocar o cropped por uma camisa ou blusa de gola alta para esbanjar elegância da cabeça aos pés nos dias de trabalho. Use como preferir, de acordo com a ocasião!

Se hoje a tendência color block é queridinha no street, é porque os anos 80 a popularizaram algumas décadas atrás – afinal, na era disco, uma única cor não parecia ser suficiente para compor os outfits!
E se você também ama looks coloridos, a dica é mergulhar de cabeça nesse aspecto divertido e criativo da época, como acontece aqui, na combinação de camiseta rosa pink e calça de cintura alta com amarração em tom de laranja. Seja para um dia no escritório ou para aproveitar o fim de semana em família, a aposta não decepciona!

Com a febre dos programas de TV com aulas de ginástica aeróbica e o activewear em alta, o look anos 80 também foi marcado por peças esportivas – e, claro, todas com muitas cores, com direito a macacões, leggings, bodies e meias-calças coloridíssimos, além das clássicas polainas que não saíam de cena na época.
Porém, se você não quiser partir para uma estética tão caricata na hora de apostar na tendência athleisure, a sugestão é optar por uma releitura das peças, como acontece com o conjunto de cropped e calça jogger por aqui: com um tom neutro de base e cores vibrantes em uma padronagem que remete aos conjuntos de tactel famosos na década, você já traz a vibe vintage e sporty sem precisar de muito!

Já em uma pegada total disco, as estampas ópticas, geométricas e abstratas vêm como mais uma ótima aliada para quem quer trazer os anos 80 para os dias de hoje – e se elas contarem com cores vibrantes, é melhor ainda!
No conjunto de blusa transpassada com mangas amplas e calça reta, a proposta ainda traz um quê de anos 70, em uma vibe psicodélica, divertida e super statement. Ideal para quem não tem medo de ousar!

Assim como a vibe disco, o grunge também foi uma das maiores estrelas da década de 80, e merece um outfit inteiro para ele na nossa lista! Com jeans da cabeça aos pés, acabamentos destroyed, aplicações de tachas e muita atitude, o combo fica pronto para transmitir a estética da época, sem grandes esforços.
Na sobreposição, a melhor pedida é investir em roupas oversized, como a jaqueta em denim que é marca registrada do período, enquanto as correntes glam e os tênis casuais ou coturnos arrematam tudo com maestria.

Por fim, os coletes dos anos 80 voltam a marcar presença nas nossas inspirações, mas agora na versão jeans, caminhando para um grunge, a peça vem para os dias de hoje com uma vibe muito mais elegante e versátil, capaz de transitar entre o escritório e os passeios do fim de semana, sem problema nenhum.
Seja com um short branco para deixar o visual do sábado à tarde mais fresco, ou com uma pantalona jeans na mesma lavagem para uma proposta mais arrumada com salto nos pés, o mood 80’s é garantido para diferentes ocasiões, sem precisar de uma referência tão direta à década.
E você, sabia que era tão fácil trazer um look anos 80 para o seu repertório atual? Aposte nessa tendência!