Pular para o conteúdo

Instruções de lavagem: dicas pro seu jeans durar a vida toda

Instruções de lavagem: dicas pro seu jeans durar a vida toda

As peças em jeans são super resistentes e, se bem cuidadas, podem te acompanhar pela vida toda – o que é ótimo, já que o tecido nunca sai de moda, então pode ser usado em vários looks ao longo dos anos. Mas, a duração do seu jeans depende diretamente de uma atitude essencial: seguir direitinho as instruções de lavagem de cada peça. 

Por aqui, a gente faz questão que os seus jeans durem para sempre e, por isso, temos bastante cautela para colocar as instruções de lavagem de forma bem clara na etiqueta, para que todo mundo possa entender e seguir à risca. Contudo, acreditamos que os cuidados com o jeans nunca são demais e resolvemos preparar um post só para reforçar alguns pontos importantíssimos que devem ser lembrados na hora de lavar suas peças em denim.

Portanto, prepara o caderninho e vem anotar tudo pra ter sempre em mãos um guia infalível com as instruções de lavagem necessárias para saber como cuidar das calças jeans – e de todas as outras peças no tecido – e mantê-las lindas e intactas, prontas para serem usadas por muito, mas muito tempo! E aí, já está com o caderninho em mãos? Então vamos lá!

Calça jeans clara

Para começar, é importante falar sobre o pré-lavagem. Mas, calma, não é nenhum processo complicado que você precisa fazer antes de colocar as peças na máquina, não. Na realidade, é muito mais simples: é só usar a peça! Não entendeu? A gente te explica. O ideal é que você use bastante seu jeans antes de lavá-lo, para não submetê-lo a lavagens excessivas e acabar desgastando o tecido. Então, a dica é usar de 3 a 5 vezes antes de mandar para o cesto de roupa suja, combinado?

Lavar jeans escuro e jeans claro

Já usou tudo o suficiente pra lavar? Então, agora chegou a hora de separar as peças para o banho! Nessa hora, é essencial ter uma coisa em mente: nada de lavar diferentes tons de jeans juntos, muito menos misturar peças em denim com outros tecidos, viu? Para manter suas roupas intactas e sem manchas, essa seleção é indispensável, porque evita que as peças mais escuras manchem as mais claras ou que um tipo de tecido danifique o outro.

Lavagem de jaqueta jeans em diferentes tons

Dito isso, vamos ao momento da lavagem em si! Ainda antes de preparar a água e o sabão, lembre-se de sempre fechar todos os zíperes e botões e colocar as peças no lado avesso. Assim, você diminui o atrito dos metais com o jeans, evita que o sabão entre em contato direto com o tecido e ajuda a peça a manter sua cor original, inclusive fazendo com que a tinta que soltar, volte para a roupa. Nada como manter a cor do jeans sempre perfeita, não é?

Jeans do azul claro ao azul escuro

Pronto, agora partiu para a lavagem! É certo que lavar à mão é sempre uma opção melhor para manter a integridade da peça por mais tempo, mas sabemos que nem todo mundo tem tempo e disposição pra isso, então, além de todas as dicas anteriores, aqui também vale ressaltar que o alvejante é um dos piores inimigos do jeans! Isso porque os alvejantes desbotam e mancham a peça quando entram em contato com o tecido. Então, só o sabão já basta!

Lavar diferentes tipos de calça jeans

Como falamos ali em cima, a lavagem à mão é a mais indicada para as peças em jeans, e se você quiser apostar nela, o melhor é apostar no sabão neutro como seu aliado! Ou seja, quanto menos química em contato com o tecido, mais íntegro seu jeans vai ficar depois da lavagem, e mais ele vai durar, claro!

Lavagem do jeans

Seja na máquina ou à mão, a temperatura da água também é fator importante entre as instruções de lavagem do jeans. No geral, não é aconselhado usar água muito quente para lavar as peças, mas a temperatura ideal depende muito da tonalidade da calça: por exemplo, as mais escuras tendem a soltar mais tinta na água quente. O melhor a se fazer é sempre consultar a etiqueta da peça e entender o que é mais indicado para cada uma delas.

Como secar uma peça jeans

Ufa! Tudo lavado e bem cheirosinho? Agora chegou o momento de colocar as peças pra secar antes de poder colocá-las para jogo novamente. A gente sabe que a ansiedade para usar seu jeans favorito logo pode ser grande, mas a dica é esperar ele secar naturalmente, à sombra. Isso mesmo: tente ao máximo evitar o uso de secadoras, que podem encolher suas peças e acabar estragando elas de forma irreversível. E na hora de estender, pode manter tudo do lado avesso ainda, hein!

Passar o jeans a ferro

Assim que tudo estiver seco, vem aquela etapa mais chatinha: passar a roupa! Tem gente que usa tudo sem passar e segue a vida, sem problema nenhum – e com as calças isso é até mais fácil, principalmente se elas forem skinny. Mas, quando as peças são mais soltinhas ou quando o assunto são camisas, pode ficar mais difícil se livrar dessa tarefa. Portanto, para não errar nessa hora, nosso conselho é consultar os símbolos das instruções de lavagem e ter certeza se a peça pode ser passada, com qual temperatura e se pode usar vapor no processo. Isso tudo é imprescindível para não estragar suas peças em jeans, então vale uma atenção dobrada!

Instruções de lavagem na etiqueta

Depois de passar, é só aproveitar seus jeans até a próxima lavagem! Viu como é simples? Sabemos que, às vezes, entender os símbolos da etiqueta de roupa pode ser um pouco complicado, mas a gente quer que seus jeans durem muito, então fazemos questão de deixar tudo claro aqui e nas etiquetas, pra você não ter dúvida nenhuma, nem antes de lavar, nem durante a lavagem, nem depois. 

Conseguiu anotar tudinho? Se conseguiu, perfeito, e se não conseguiu, também pode ficar tranquila(o), porque as instruções de lavagem vão continuar aqui no link deste post pra você consultar a qualquer momento, e nas etiquetas das nossas peças, claro, como sempre! Agora, bora cuidar direitinho dos seus jeans pra eles durarem a vida toda e viverem todos os melhores momentos da vida com você!