Calça Pantalona: conforto e elegância em uma só peça

Publicado em: 2 de abril de 2020 | Atualizado em: 8 de setembro de 2020
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média: 5,00 de 5)

Não é de hoje que a calça pantalona faz sucesso. A peça teve suas primeiras aparições em meados de 1909 com modelagens bufantes, quando os Ballets Russes chegaram a Paris. Porém, com a relutância da sociedade sobre a ideia de mulheres usando calças, o item só foi ganhar força quando ninguém mais, ninguém menos que Coco Chanel criou uma versão mais ampla e leve, que prezando por conforto e elegância, em meados dos anos 20.

Aos poucos, com a ajuda das estrelas de cinema e dos movimentos sociais, a calça foi ganhando força, até entrar de vez no guarda-roupa das mulheres, 20 anos depois.

Mas, sua popularidade se deu principalmente graças ao ingresso das mulheres no mercado de trabalho, uma vez que seus maridos haviam sido mandados para a guerra. A peça era ideal para as operárias, uma vez que, pelo seu shape solto, ela não marcava o corpo feminino e, de quebra, ainda era confortável.

 

Apesar de já ter entrado nos looks de trabalho femininos algumas décadas antes, a calça pantalona teve seu boom – principalmente no mundo da moda – com os hippies dos anos 70. E foi assim que ela conquistou seu espaço no universo fashion.

Até hoje, a peça compõe os mais variados looks, desde os comfy despojados até os mais elegantes de festa. E é exatamente por isso que ela merece nossa atenção.

Modelo clássico de calça pantalona

O modelo mais clássico e curinga da calça pantalona é o longo, em tecido fluido e, claro, no bom e velho pretinho básico. Ela é uma peça chave do closet porque pode ir desde o look para um casamento até o office look do dia a dia, passando inclusive pela produção da balada do fim de semana.

Calça pantalona comprimento longo na cor preta

Mais praticidade

Para quem busca por praticidade no dia a dia, a pantalona já é ótima aliada, mas fica ainda melhor se vier em um macacão super curinga. Com tecido leve, recortes na cintura e comprimento longo, a peça pode te acompanhar para literalmente qualquer ocasião – não importa se é um jantar na casa das amigas ou uma festa chic da empresa.

Macacão feminino pantalona preto

Calça pantacourt

Também conhecida como culotte, a calça pantacourt também não é novidade. Ela não só foi criada há muitas décadas, na Era Vitoriana, para que as mulheres pudessem andar a cavalo sem precisar sentar de lado, como também tem marcado muita presença no street style nos últimos anos.

A peça, que bombou com sua versão clássica em preto, hoje já ganha diferentes caras muito menos tradicionais e muito mais descoladas, como os modelos em jeans.

Calça feminina pantalona cropped

Para quem quer uma versão cool – mas ainda elegante – da calça pantalona cropped, o modelo em jeans com amarração na cintura é ideal. Apesar de despojada, ela pode muito bem compor o office look quando associada a uma camisa e um salto, por exemplo.

Calça feminina pantalona cropped

E que tal um modelo super cool para as composições do fim de semana ou até para montar aquele twist poderoso com a camisa chic do trabalho? O modelo com rasgos na perna e barra desfiada é perfeito para isso!

Calça jeans feminina pantalona cropped

Com frisos frontais e uma lavagem meio acid no jeans, a pantacourt ganha um toque mais modernex, mas ainda assim pode fazer parte de qualquer produção: seja no fim de semana ou na rotina de trabalho.

E você, tá esperando o que para escolher a sua calça pantalona?

Comprar calça pantalona