Pular para o conteúdo

O que é color block e como usar a tendência nos seus looks

O que é color block e como usar a tendência nos seus looks

Seja qual for a estação do ano, o color block é sempre uma ótima pedida para combinar cores nas produções. Queridinha das fashionistas, essa técnica já faz sucesso há um bom tempo, e ganhou ainda mais força com o dopamine dressing, que tomou conta do street nos últimos anos. 

Porém, se você ainda não sabe o que é color blocking, como colocá-lo em prática, e como ele se diferencia das composições inteiras na mesma cor, calma que a gente te explica tudo! 

Antes de mais nada, vale dizer que o termo “color block“, na tradução livre para o português, nada mais é do que “bloco de cor”. Assim, fica bem mais fácil de entender o princípio básico dessa trend, que se resume a cores blocadas, na maioria das vezes em peças diferentes, com limites bem definidos.

Agora você pode estar se perguntando se as estampas e tons mais claros também podem entrar pra jogo nessa proposta – e saiba que você não é a única! 

A realidade é que essas questões dividem opiniões no mundo da moda, mas para seguir à risca o conceito da tendência, o ideal é que as cores sejam sólidas, sem nenhum desenho ou padronagem, e que sejam contrastantes o suficiente para garantir os limites que definem cada bloco – mesmo que apenas uma delas seja vibrante. 

E na hora de escolher a mistura de cores, tem alguma regra? É claro que você pode associar as tonalidades que bem entender nos seus outfits, mas se quiser um norte para saber quais misturas funcionam, a sugestão é sempre contar com o círculo cromático! 

Com ele, você descobre combinações de duas até quatro cores, e já pode escolher de forma mais certeira as peças que vão protagonizar o seu visual. 

E aí, já está expert no assunto depois dessas explicações? Agora só falta garantir as dicas para compor seus looks e levar o color blocking para o seu dia a dia! Vem ver:

Como usar color block?

Como usar look color block vermelho e rosa

Quando o assunto é color block, o duo de vermelho e rosa sempre aparece! Isso porque, além de ser fácil de compor, com duas cores análogas, ele já se tornou um clássico entre as fashionistas e não decepciona na hora de trazer feminilidade para o visual. 

Seja para um encontro, para curtir o fim de semana ou até para trabalhar, essa composição é sempre uma ótima aliada!

Look colorido blusa vermelha e calça rosa

Ainda com a mesma dupla infalível compondo os looks coloridos da nossa lista, agora a inspiração é para quem quer ousar um pouco mais! Aqui, a combinação análoga traz não apenas duas, mas quatro cores que se encontram posicionadas lado a lado no círculo cromático, em perfeita harmonia! 

Porém, neste caso, a dica de ouro é não separar as tonalidades vizinhas: com rosa e vermelho na roupa, o amarelo e o laranja entram nos complementos – e vice-versa!

Look feminino com blusa roxa e calça rosa

Partindo do rosa para o outro sentido do círculo, com o roxo e o azul compondo o trio, o look color block também fica certeiro! Com a blusa de gola franzida, mocassim e uma bolsa estruturada, o resultado traz um toque de elegância para a produção, enquanto o boné dá um toque despojado que faz toda a diferença.

Look com blusa cropped azul em jeans e calça verde

Quer mais uma sugestão com tons análogos? Pode apostar no combo de azul e verde para compor seu look do dia a dia! Trazendo o jeans para o outfit, fica até mais fácil combinar as tonalidades, já que ele é visto como um neutro do guarda-roupa, mesmo trazendo uma cor intensa. 

Para melhorar, com o cropped corset e a sandália de tiras trançadas e salto geométrico, o visual fica trendy e sofisticado na mesma medida!

Look colorido color block com blusa vermelha e calça amarela

É possível montar looks estilosos coordenando duas cores primárias? Claro que sim! O duo de vermelho e amarelo funciona muito bem para quem busca composições com bastante contraste e destaque, principalmente para os dias de calor, visto que ambas são cores quentes.

Nesta inspiração, o recorte no ombro da blusa e a sandália flatform de amarração trazem mais tendências para a jogada, além de reforçar o frescor da proposta. Amamos!

Look com cores complementares com blusa azul em jeans e calça laranja

Mas, ainda vale associar cores quentes e frias no mesmo outfit, sem problema nenhum! Desta vez, o color block traz uma combinação complementar entre azul e laranja, em uma vibe super moderna, descomplicada e ideal para qualquer ocasião do fim de semana. 

Nos pés, a sandália plataforma não só proporciona um elemento statement para a produção, mas também protagoniza mais um toque de cor para arrematar o visual com um toque extra de autenticidade! 

Look verde e rosa em color block

Por falar em combinações complementares, o look verde e rosa é um dos favoritos quando se trata de cores opostas no círculo cromático! 

Em um equilíbrio infalível entre o vibrante e o sofisticado, essa dupla pode te acompanhar em todos os compromissos do dia a dia – inclusive com complementos dourados que estão super em alta, como a mini bag, a rasteirinha ou até uma sandália de salto, se preferir!

Look color block para os dias mais frios com blusa rosa e calça verde escura

Uma boa dica para escolher as tonalidades que estarão presentes na composição é levar em conta a época do ano, e a sua coloração pessoal: vale optar por tons frios nos meses de baixas temperaturas, seguir sua cartela independentemente da estação, ou até misturar as temperaturas, como acontece aqui!

Até com o verde mais quente marcando presença no conjunto de jaqueta e calça cargo, o rosa mais intenso e frio cai muito bem na produção. Use como quiser! 

Look roxo e verde com blusa cropped e casaco com calça verde

Mesmo não sendo complementar, o duo de roxo e verde também é muito bem-vindo nas roupas color block, e aparece como uma alternativa para inovar nas misturas de cores, indo além dos clássicos opostos, como o verde e rosa que já vimos por aqui, e o roxo e amarelo que é igualmente famoso no mundo da moda. 

Por trazer cores frias, a aposta é certeira principalmente para quem tem cartelas nesta temperatura, mas ainda assim vai bem em qualquer estação do ano – e em todas as ocasiões. Ótima pedida!

Look feminino com roxo e verde

Amou a tendência das cores blocadas, mas não quer abrir mão de investir em uma peça estampada para integrar seus looks da moda? Aposte em sobreposições! 

Com a mesma combinação de tonalidades da inspiração anterior, mas agora com a camisa longa listrada por cima e o scarpin em tom de rosa claro nos pés, o resultado segue com blocos coloridos bem definidos, mas com um toque extra de personalidade – e a elegância que nunca fica de fora com os sapatos clássicos!

Look de verão com blusa verde e calça laranja

Agora, se a sua ideia é montar um color block apenas com tons quentes para acertar nos looks de verão e ainda contemplar sua paleta de cores pessoal, a dica é trazer o laranja para a composição, aliado a versões de verde com mais pigmento amarelo. 

Com o romantismo do cropped de amarração e mangas bufantes, o conforto da calça soltinha e a vibe alegre das tonalidades, o visual fica a cara dos dias de sol, digno de fashionista e pronto para te acompanhar em diversos momentos da estação!

Look feminino com rosa e laranja

E para quem gosta de propostas ainda mais vivas e brilhantes, o look neon é uma ótima pedida! Desta vez, a produção conta com a dupla de rosa e laranja, que são tonalidades bem próximas no círculo cromático, mas não causam a sensação de continuidade como acontece quando coordenamos o vermelho a qualquer uma das duas, por exemplo. 

Ou seja, além de trazer mais luz, o resultado também ganha um toque extra de contraste, certeiro para marcar presença nos dias de primavera e verão. Finalize com sneakers para trazer um mood mais comfy e cool para o outfit, ou arremate com um salto colorido para deixar tudo mais sofisticado e divertido!

Look com blusa verde neon e calça pantalona branca

Se você ainda tem dúvidas sobre como combinar cores de roupas, uma boa saída é começar com uma peça neutra na jogada – como é o caso aqui. 

Nos looks com calça pantalona branca, a combinação complementar de verde e rosa entra em cena de forma muito mais sutil, mesmo com ambos em tons neon. Isso acontece porque a peça de baixo protagoniza a maior parte do visual e cria um espaço de respiro entre tonalidades brilhantes, garantindo mais praticidade na hora de se arrumar e proporcionando um ar mais leve para o combo final. Vale a aposta!

Look feminino com calça amarela e blusa branca

Mas, também vale começar a usar a moda color block com apenas uma peça colorida na composição, sem problema nenhum – principalmente se você ainda não estiver acostumada a sair da paleta p&b. 

Nos meses de calor, o duo branco e amarelo é infalível para garantir frescor de sobra e aquela vibe alegre que tem tudo a ver com o sol. E com uma sandália de salto grosso nos pés, você fica pronta para trabalhar, emendar o happy hour depois do expediente, ou até partir para um date especial! 

Look feminino roxo com acessório laranja

Já perdeu o medo de usar cores no outfit completo, mas está buscando dicas de moda que te ajudem a criar blocos aos poucos nas suas produções? Invista nos acessórios!

Com a mini bag em tom de laranja, aliada ao roxo da roupa, você monta uma combinação complementar sem grandes esforços, e vai treinando seu olhar para misturar tonalidades de forma cada vez mais natural!

Look monocromático todo em rosa

Por fim, o conjunto do look rosa vibrante também ganha detalhes color block que fazem toda a diferença no resultado: com o amarelo presente no cordão da calça e nas sandálias statement, o visual passa bem longe do óbvio, mesmo não trazendo as cores blocadas na roupa. Mais uma pedida certa para quem está começando! 

Diferença entre color blocking e monocromático

A principal diferença entre as propostas está na mistura de cores: enquanto a primeira precisa de duas colorações diferentes para existir, a segunda é formada por uma única cor, como o próprio nome indica. 

Contudo, esse não é o principal ponto que gera confusão! O segredo é entender que as composições de uma cor só também podem trazer diversas tonalidades: um outfit com blusa azul bebê e calça em tom marinho, por exemplo, continua sendo inteiro azul, mesmo com bastante contraste entre as peças.

Achou complicado ou quer ver como funciona na prática para entender melhor? Segue por aqui que a gente te mostra: 

Look monocromático em verde

O conjunto com peças exatamente na mesma tonalidade não deixa nenhuma dúvida, certo? Mas, vale dizer que o cinto e os coturnos não influenciam em nada: por ser considerado acromático, ou seja, por não conter cor, o preto entra apenas como um curinga para complementar a produção – por isso é comum ouvir que ele combina com tudo! 

Para melhorar, o verde mais frio é pedida certa para acompanhar as peças mais quentes da temporada de outono e inverno, tudo com um toque elegante que também vai muito bem com saltos nos pés!

Look monocromático em amarelo

No look amarelo com cropped e calça clochard, o princípio é o mesmo: só de bater o olho já sabemos que é de uma cor só, sem nenhuma dificuldade. Porém, o mood desta vez é muito mais solar, graças à presença da cor quente da cabeça aos pés! 

Para fechar, a rasteirinha arremata a proposta dos dias de calor com maestria, agora com um tom de marrom que funciona igualmente como um neutro nesta inspiração, sobretudo por contar com tiras finas, que não tomam muito protagonismo no visual. Nada como uma boa dose de frescor e praticidade para encarar as altas temperaturas, não é?

Look color block com calça pantacourt verde

Sabe aquele mix de tonalidades que citamos antes? O look com calça verde levemente mais escura que a blusa é um ótimo exemplo disso! Neste caso, o mais importante é a cor das peças – e se ambas são verdes, a composição é unicolor independentemente dos tons envolvidos!

Quer saber mais? Então anota aí: esse tipo de combinação também é chamado de tom sobre tom – ou ton sur ton –, e as fashionistas amam, principalmente para montar outfits mais elegantes e minimalistas. 

Look color block em tons de roxo

Para fechar com chave de ouro, que tal mais uma dica de look monocromático com tonalidades variadas? Aqui, o roxo aparece em intensidades e temperaturas bastante diferentes, com um contraste bem marcado entre as peças, e pode até não parecer a mesma cor quando olhamos para o calçado – mas é! 

Mais uma vez, o tom sobre tom proporciona sofisticação de sobra, assim como as peças mais clássicas, e você fica pronta para ir do trabalho àquele jantar chic, sem precisar mudar nada! 

Pronta para colorir suas produções do dia a dia com as combinações vibrantes do color block?

Assine nossa newsletter