Com o boom dos tons vibrantes que segue firme no street há vários meses, uma dúvida tem sido muito frequente: como combinar cores de roupas?
A verdade é que existem, sim, algumas regrinhas que você pode seguir para deixar o momento de combinar cores nos looks muito mais fácil, e elas são uma ótima porta de entrada para quem ainda não está familiarizada com misturas mais ousadas e coloridas.
Porém, uma vez que se pega o jeito, tudo fica extremamente mais fácil e o processo se torna quase automático: quando for ver, você já estará coordenando diferentes cores intensas sem pensar duas vezes.
Combinação de cores de roupas
Para começar a pensar nas melhores composições para você, o primeiro passo é fazer uma coloração pessoal. Com ela, é possível descobrir qual é sua cartela de cores e, consequentemente, quais tonalidades realçam mais sua beleza natural.
Já com sua paleta em mãos, seu novo melhor amigo será o círculo cromático, que indica quais tons combinam entre si, com várias associações possíveis: análogas, com cores vizinhas, complementares, com cores de lados opostos, e por aí vai.
Mas, nem só de teoria é feita a moda, e a gente sabe como inspirações e exemplos são infalíveis para entender, de uma vez por todas, como tudo funciona na prática. Portanto, vem com a gente e já anota tudo pra sair misturando os tons sem medo de ser feliz!
Existem muitas cores de roupas que combinam, e as associações não têm limites, mas se tem um duo que é muito conhecido, queridinho e fácil de usar – até mesmo para quem não costuma misturar diferentes tons na produção -, é o preto e branco. Com ele, você vai pra qualquer ocasião e nem precisa pensar muito na hora de se vestir. Não tem erro!
Outra boa pedida para quem não sabe muito como combinar cores de roupas, a associação de jeans e preto é aquele básico que nunca decepciona – e nem sempre precisa ser tão básico assim. Com uma boot cut e um casaqueto de alfaiataria na parte de cima, por exemplo, o twist nada óbvio, super moderno e apropriado para diversas ocasiões é garantido com muita praticidade.
A atemporalidade e a elegância marcam presença de peso nessa inspiração de looks neutros e fáceis de combinar, com cáqui no conjunto e preto nos complementos. Para uma ocasião mais sofisticada ou para o trabalho, esse duo sempre funciona, principalmente se as peças tiverem ar de alfaiataria.
As cores candy colors, também conhecidas como tons pastel, caem igualmente bem pra qualquer ocasião e em qualquer mood do dia a dia – seja em um look comfy de outono e inverno ou em uma pegada casual chic para a temporada de calor.
Com outras peças clarinhas, o resultado tende a ficar leve, enquanto com itens mais escuros o visual já ganha um contraste mais pesado, ótimo para usar à noite. É só escolher as cores que você mais gosta – ou as que estão na sua cartela – e acertar na composição!
Nos looks para festa na temporada de outono e inverno, os tons de verde mais fechados são mega bem-vindos na sobreposição do look clássico preto e branco. É claro que a saia resinada e a blusa branca em tecido leve já finalizariam perfeitamente a proposta, mas nada como incluir um tom a mais para colocar suas habilidades fashionistas pra jogo e ainda ficar quentinha à noite toda, não é? Nos pés, um coturno bege reforça a paleta da meia-estação mais fresquinha e leva o resultado para um lado total despojado.
Mesmo aparecendo apenas em detalhes na produção, o preto e o branco facilitam demais a vida na hora de aprender como combinar cores de roupas. Um bom primeiro passo é investir em peças de tons vibrantes, como o laranja, para protagonizar o visual completo, e só finalizar com toques dos tons clássicos, como em uma blusinha por dentro e nos tênis.
O jeans também cai perfeitamente bem nos looks estilosos com cores vibrantes, inclusive aliado ao pretinho básico. Aqui, a sugestão é misturar as peças de forma equilibrada e incluir uma jaqueta laranja no visual com blusa preta e calça jeans, ou dar mais espaço para a tonalidade na calça, enquanto os neutros ficam só na parte de cima.
O monocromático, seja com peças em diferentes tons da mesma cor, ou com tudo na mesma tonalidade, é outra pedida que nunca falha. Na temporada de frio, cores mais escuras e fechada são as melhores aliadas, enquanto o calor pede uma vibe vibrante e iluminada. Mas, vale dizer que não há regras e você pode usar o que quiser em qualquer estação – no visual monocromático, qualquer tom funciona.
Para quem ainda não sabe como combinar cores de roupas sem incluir um tom neutro no meio, uma boa dica é seguir o círculo cromático. A associação de azul e verde aparece como um bom exemplo de tons análogos que ficam ótimos juntos, mas é só o começo!
Ainda dá para incluir mais uma tonalidade análoga no mesmo outfit, ou apostar em outras associações, como as complementares, as triangulações, as meios-complementares – e qual mais você quiser tentar.
E que tal incluir looks coloridos no seu repertório do dia a dia de verão? Para isso, investir em tons pastel neon é uma alternativa ideal para quem quer acompanhar o mood do sol: cheio de luz! Por mais que o duo de short amarelo com a blusa verde pareça uma produção monocromática, a combinação aqui ainda é análoga, com um leve contraste e uma mistura que tem tudo a ver com o calor.
Porém, se você é dessas fashion girls que não têm receio de ousar e mostrar que sabe combinar cores, pode mergulhar de cabeça no color block cheio de contraste, inclusive com tons mega brilhantes, como um verde quente na blusa e laranja na calça. Com amarração de mangas bufantes no cropped e modelagem ampla na parte de baixo, o resultado ainda fica girly e confortável.
Deu pra notar que não tem muito segredo em como combinar cores de roupas? É só fazer como esse post: começar com cores neutras e perceber que o céu é o limite!