5 looks com cardigan para usar nessa temporada

Publicado em: 16 de julho de 2020 | Atualizado em: 30 de setembro de 2020
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 5,00 de 5)

Se os looks com cardigan não forem os mais apropriados para esta temporada, não sabemos quais podem ser! Afinal, o tão famoso casaquinho é aquela peça que sempre nos salva quando a temperatura começa a cair.

Leve, confortável, versátil e fácil de levar para todos os lugares, ele é ideal para se aquecer nas produções de outono e inverno. Mas, antes de mais nada, vamos entender um pouco sobre como ele ganhou fama e espaço no universo fashion.

Como surgiu o cardigan?

A peça surgiu como parte do uniforme militar utilizado por James Thomas Brudenell – também conhecido como 7º Conde de Cardigan -, comandante da chamada “Brigada Ligeira” durante a Guerra da Criméia, em meados do século XIX. Bom, já deu para entender de onde veio o nome, certo?

Porém, os looks com cardigan só passaram a fazer parte do closet das mulheres a partir de 1920 – muitas décadas depois. Esse ocorrido só foi possível graças a ninguém mais, ninguém menos que Coco Chanel, que também foi responsável por outros grandes marcos da moda feminina, como o uso de calças e por popularizar o mood navy, inspirado nos uniformes da marinha francesa que até hoje faz muito sucesso.

O que é um cardigan feminino?

Agora, de volta ao cardigan! Confortável, prático, quentinho e cheio de possibilidades, ele não perde seu posto desde que passou a integrar os outfits do streetwear e sempre marca presença – até mesmo nas temporadas em que o frio não é tão intenso. Mesmo na primavera ou até no verão, ter um cardigan com você é sempre uma boa ideia pra encarar uma vento frio à noite ou um ar condicionado muito forte, não é?

Como se já não fosse boa o suficiente, a peça ainda aparece em diversos modelos, cores e comprimentos e abrem uma enorme gama de possibilidades de composições para o dia a dia. Sejam eles curtos ou longos, coloridos ou neutros, com ou sem botões, estampados ou lisos, o que importa é que tem para todos os gostos, para ninguém botar defeito!

Então, agora que você já sabe tudo sobre o item, chegou a hora de conferir algumas inspirações com ele para usar nos próximos dias – e durante a vida toda – e garantir conforto e praticidade para encarar qualquer friozinho que cruzar seu caminho! Vamos lá?

Como usar o cardigan feminino?

Como sobreposição

Não é à toa que o cardigan entra para o clube das roupas chamadas de “terceira peça”. Isso acontece porque ele é comumente sobreposto às composições, assim como qualquer outro casaco ou jaqueta. E como foi assim que ele ganhou tanta popularidade, nada melhor que começar falando dessa forma de usá-lo, certo?

cardigan com jeans

A maior parte dos looks com cardigan é composta utilizando a peça como sobreposição, já que ela faz toda a diferença e dá um toque extra de estilo a qualquer visual, por mais básico que ele seja – como é o caso da blusa preta com calça jeans.  Mas, mesmo que pareça óbvio, existem algumas formas diferentes de fazer isso – sem contar com as diversas modelagens, que abrem mais uma série de possibilidades. Então, se você for do tipo que gosta de produções básicas, mas nunca sem graça, lá vai uma dica boa: aposte em cores de uma mesma paleta – como a neutra, por exemplo -, com uma blusa preta e o casaco cinza.

usar cardigan com macacão

Coordenar tons contrastantes é uma maneira fácil e certeira de combinar peças em cores diferentes. Uma ótima opção para isso é com o macacão em jeans azul médio, que ganha um contraste elegante e fresh com o cardigan branco. Além de tudo, a produção ainda é super prática, confortável e apropriada para diversas estações e ocasiões. E se quiser mais algumas opções de duo de cores que não têm erro, anota aí: o famoso preto e branco é sempre uma boa escolha, assim como o preto e amarelo mostarda. Já para as mais fashionistas, vale associar rosa com vermelho e até roxo com amarelo!

Usando o cardigan como blusa

Se você ainda não tinha entendido de qual outra maneira o cardigan poderia entrar nos seus outfits, voilà! Os tão famosos casacos de lã podem ter uma função totalmente diferente da qual estamos acostumados; basta fechar os botões – e nem precisa ser todos! – e usá-lo como blusa.

cardigan preto

Pois é, se engana quem pensa que os looks com cardigan só podem ser compostos com ele como terceira peça! O queridinho ainda pode entrar no outfit como blusa, sem precisar de nada por baixo! E mais: ele também compõe perfeitamente os tão amados looks monocromáticos, como o pretinho básico de todo dia que ninguém dispensa! Além disso, o resultado pode ser todo mais soltinho com o cardigan associado à mom jeans. Então, esqueça aquela história de que as peças devem ter shapes opostos e aposte em itens larguinhos no visual inteiro!

cardigan como blusa

E que tal dar um ar mais sexy aos looks com cardigan? Pode ser que você nunca tenha pensado em fazer isso, mas é um truque super fácil e capaz de dar outra cara à sua peça de rotina! Lembra daquele modelo branco curtinho que foi coordenado ao macacão jeans ali em cima? Aqui, ele pode ser usado sem outra blusa por baixo, com apenas alguns botões fechados na altura do busto e a barriga aparecendo. Vale usar esse truque de estilo tanto com saia longa, midi, mini, quanto com diferentes tipos de calças e até shorts. Viu como ele pode ser mais versátil do que você imaginava? Não tenha medo e dê novas caras ao seu cardigan!

Como usar o cardigan longo?

cardigan longo xadrez

A versão mais longa da peça também pode ser usada sem nada por baixo e ganhar o mesmo truque de estilo dos últimos botões abertos. Pra quem prefere não mostrar a barriga ou só gosta mais de blusas mais compridas, esta é uma ótima pedida! Se quiser fugir ainda mais do óbvio, aproveite a fenda e coloque só um lado para dentro da calça. Assim, o resultado fica quentinho, despojado, confortável e bem longe de ser sem graça!

E aí, pronta para encarar o frio com produções comfy e cool graças aos cardigans? Escolha seu favorito e arrase!

Confira mais opções de cardigans