Pular para o conteúdo

Looks com cardigan: 13 maneiras de usar a peça

Looks com cardigan: 13 maneiras de usar a peça

Se os looks com cardigan não forem os mais apropriados para esta temporada de frio, não sabemos quais podem ser! Afinal, o tão famoso casaquinho é aquela peça que sempre nos salva quando a temperatura começa a cair.

Leve, confortável, versátil e fácil de levar para todos os lugares, ele é ideal para se aquecer nos looks de outono e inverno. Mas, antes de mais nada, vamos entender um pouco sobre como ele ganhou fama e espaço no universo fashion.

A peça surgiu como parte do uniforme militar utilizado por James Thomas Brudenell – também conhecido como 7º Conde de Cardigan -, comandante da chamada “Brigada Ligeira” durante a Guerra da Criméia, em meados do século XIX. Bom, já deu para entender de onde veio o nome, certo?

Porém, os looks com cardigan passaram a fazer parte do closet das mulheres apenas a partir de 1920 – muitas décadas depois. Esse ocorrido só foi possível graças a ninguém mais, ninguém menos que Coco Chanel, que também foi responsável por outros grandes marcos da moda feminina, como o uso de calças e a popularização do mood navy, inspirado nos uniformes da marinha francesa que até hoje faz muito sucesso.

Enfim, de volta ao cardigan: confortável, prático, quentinho e cheio de possibilidades, ele não perde seu posto desde que passou a integrar os outfits do streetwear e sempre marca presença – até mesmo nas temporadas em que o frio não é tão intenso. Mesmo na primavera ou até no verão, ter um cardigan com você é sempre uma boa ideia pra encarar um vento frio à noite ou um ar condicionado muito forte.

Como se já não fosse boa o suficiente, a peça ainda aparece em diversos modelos, cores e comprimentos e abre uma enorme gama de possibilidades de composições para o dia a dia. Sejam eles curtos ou longos, coloridos ou neutros, com ou sem botões, estampados ou lisos, o que importa é que tem para todos os gostos, para ninguém botar defeito!

Então, agora que você já sabe (quase) tudo sobre o item, chegou a hora de conferir algumas inspirações de looks com cardigan para usar nos próximos dias – e durante a vida toda – e garantir conforto e praticidade para encarar qualquer friozinho que cruzar seu caminho! Vamos lá?

Looks com cardigan preto

O cardigan preto é aquele que não pode faltar no closet. Na cor mais democrática de todas, ele entra em qualquer look, seja all black ou com outras cores envolvidas.

Cardigan feminino com vestido

Para curtir uma noite de meia-estação, a dica é coordenar uma peça mais curtinha com o cardigan feminino, que pode até ser mais alongado para acompanhar o comprimento da peça de baixo. Nesse caso, quem entra em cena é o vestido de abotoamento frontal, que é básico mas garante um resultado cheio de personalidade. Vale completar o vestido com uma bota de salto e bico finos para uma vibe mais chic, ou de salto blocado para deixar o mood mais rocker e despojado.

Cardigan com calça jeans

Se quiser quebrar um pouco o visual todo preto, mas sem abrir mão de curingas básicos e práticos do guarda-roupa, é só incluir uma calça jeans na sua lavagem favorita no look com blusa preta, cardigan e sandália de salto. O visual fica elegante sem fazer muito esforço!

Maxi cardigan com calça jeans

Agora, mudando a cor de todas as peças do outfit, a t-shirt branca pode ser ótima aposta, seja lisa ou estampada, associada à calça jeans, sandália de salto blocado e o cardigan preto. A produção vai te acompanhar a qualquer compromisso com praticidade e conforto de sobra!

Dicas de look com cardigan longo

Se você está acostumada a usar peças de comprimento curtinho, pode ser difícil saber como usar cardigan mais longo nos looks do dia a dia. Mas, a gente te dá algumas dicas.

Cardigan feminino branco longo

O cardigan feminino longo pode entrar em produções mais sociais e elegantes, como é o caso dessa com regata em decote V com tecido leve, calça com pegada de alfaiataria e sandália statement de salto blocado. A terceira peça entra como um detalhe a mais, com um tecido de listras minimalistas e recortes que deixam tudo mais fashionista – e quentinho, claro.

Calça jeans preta com maxi cardigan

Por que não completar aquele outfit prático e cool com t-shirt e calça jeans preta com um maxi cardigan? A peça deixa o look mais apropriado para as temperaturas baixas, sem mudar o mood da produção. Se quiser tornar o resultado ainda mais estiloso, anota aí algumas dicas: dar um nó na camiseta, apostar em um cinto trendy, incluir uma bota em animal print e, se for de dia, investir em um óculos de sol cheio de personalidade.

Cardigan longo com short jeans

Para brincar com os comprimentos, o cardigan longo pode ser seu melhor aliado, principalmente na meia-estação. Com a composição basiquinha de short jeans, camiseta branca e tênis, por exemplo, ele ajuda a deixar o resultado mais quentinho e ainda dá um toque extra de estilo.

Cardigan com jeans

Se o jeans é indispensável no closet e o cardigan também, nada mais justo do que compor looks com ambos, não é?

Macacão jeans com cardigan branco

Coordenar tons contrastantes é uma maneira fácil e certeira de combinar peças em cores diferentes. Uma ótima opção para isso é com o macacão em jeans azul médio, que ganha um contraste elegante e fresh com o cardigan branco. Além de tudo, a produção ainda é super prática, confortável e apropriada para diversas estações e ocasiões.

Cardigan com jaqueta jeans

Se o cardigan geralmente entra na produção como terceira peça, agora ele ganha espaço como blusa, por baixo de outra sobreposição! Além disso, ele funciona como ponto de cor para um visual total denim, com calça e jaqueta jeans

Looks monocromáticos com cardigan

Looks monocromáticos são sempre apostas certeiras, independentemente da ocasião. E se eles são tão infalíveis, é claro que não poderiam faltar por aqui.

Look preto com cardigan

Quando falamos de look monocromático, é natural pensar direto em um all black clássico, e é por isso que vamos começar falando dele. Uma camiseta, uma calça jeans, uma bolsa de corrente e um sapato com vibe de mocassim já resolvem qualquer dúvida de que roupa usar. Pra completar, o cardigan pode ser todo preto ou em um cinza escuro mesclado.

Look monocromático com cardigan

Em uma pegada mais leve e fresh, o outfit monocromático vem todo em tom cru, com regata, saia midi, cardigan e rasteirinha. Ótima aposta para quando o inverno acaba, a primavera chega, mas o clima ainda está meio indeciso.

Look branco com cardigan

O monocromático também pode ficar só na parte de dentro do look, com blusa e calça da mesma cor, e ser finalizado com um cardigan alongado colorido, por exemplo. Aqui, o duo de cores fica por conta do branco e verde, mas você pode investir em várias combinações, desde as mais básicas até as mais fashionistas, como roxo com verde ou rosa com vermelho. 

Como usar cardigan como blusa

Se você ainda não sabia como o cardigan poderia entrar nos seus outfits sem ser como terceira peça, voilà! Os tão famosos casacos de lã podem ter uma função totalmente diferente da qual estamos acostumados; basta fechar os botões – e nem precisa ser todos! – e usá-los como blusa, como já falamos em um look ali em cima.

Cardigan como blusa

Pois é, se engana quem pensa que os looks com cardigan só podem ser compostos com ele como sobreposição! O queridinho ainda pode entrar no outfit como blusa, sem precisar de nada por baixo! E mais: ele também compõe perfeitamente os tão amados looks monocromáticos, como o pretinho básico de todo dia que ninguém dispensa! Além disso, o resultado pode ser todo mais soltinho com o cardigan associado à mom jeans. Então, esqueça aquela história de que as peças devem ter shapes opostos e aposte em itens larguinhos no visual inteiro!

Cardigan com saia jeans longa

E que tal dar um ar mais sexy aos looks com cardigan? Pode ser que você nunca tenha pensado em fazer isso, mas é um truque super fácil e capaz de dar outra cara à sua peça de rotina! Lembra daquele modelo branco curtinho que foi coordenado ao macacão jeans ali em cima? Aqui, ele pode ser usado sem blusa por baixo, com apenas alguns botões fechados na altura do busto e a barriga aparecendo. Vale usar esse truque de estilo tanto com saia longa, midi, mini, quanto com diferentes tipos de calças e até shorts. Viu como ele pode ser mais versátil do que você imaginava? Não tenha medo e dê novas caras ao seu cardigan!

Pronto, agora você já está preparadíssima para compor seus próprios looks com cardigan e se manter quentinha, estilosa e confortável nos próximos meses!

Comprar cardigan