Pular para o conteúdo

Estilo vintage: como usar inspirações de outras décadas no seu look

Estilo vintage: como usar inspirações de outras décadas no seu look

A moda está sempre em movimento. Seja com tendências novas, com elementos em estilo vintage, ou até com releituras de peças já conhecidas anteriormente, o universo fashion nunca para!

Não é à toa que é super comum ouvir dizer por aí que a moda é cíclica, afinal, mesmo trazendo novidades, uma hora ou outra surgem inspirações de outras décadas para protagonizar, tanto as passarelas, quanto o street style do dia a dia. 

Portanto, pode até ser que você não se considere uma pessoa que segue um mood vintage, mas, seu closet pode estar repleto de peças com uma longa história de vida, mesmo que você não saiba!

O que é vintage?

Para começar a falar de roupas vintage, é indispensável entender o significado desse termo, tão utilizado pelas fashionistas. 

A palavra, de origem inglesa, se refere ao passado; a itens clássicos e antigos, com pelo menos 20 anos de idade, mas que permanecem com boa qualidade, sejam eles acessórios, móveis, carros, decoração – e, claro, peças de vestuário, das quais falaremos por aqui!

A diferença entre vintage e retrô 

Quando o assunto é inspiração antiga na moda, é super normal encontrar os dois termos sendo utilizados como sinônimos – e não tem problema nenhum nisso! Porém, saiba que eles têm, sim, uma diferença entre eles. 

Enquanto o vintage se refere a uma peça realmente antiga, mas bem conservada, como aquelas que a gente encontra em brechós, por exemplo, o retrô nada mais é do que uma peça nova com aspecto ou elementos que remetem às décadas passadas.

Ou seja, por mais que sejam coisas diferentes, os dois andam lado a lado na hora de compor um visual em estilo vintage. 

Como usar a moda vintage atualmente

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os conceitos vintage e retrô, que tal conferir como as tendências de 20, 50 e até 70 anos atrás entram nas produções atuais? Vem por aqui que a gente te mostra:

Estilo vintage com look monocromático em jeans

Para as fãs da década de 70, o estilo vintage pode ser garantido pelo visual de conjunto com jaqueta e calça pantalona em veludo cotelê, em uma composição toda monocromática azul. Nos pés, botas de salto plataforma e sapatos meia-pata também têm tudo a ver com a época e são apostas certeiras para arrematar o outfit retrô com maestria.

Look boho jeans com wide leg

Ainda na moda anos 70, os elementos boho são mais que bem-vindos, e um ótimo exemplo disso é a estampa presente no conjunto de camisa e calça wide leg em denim. Porém, além da época do Woodstock, algumas décadas seguintes também marcam presença na produção, com 1980 nas mangas bufantes, e a transição de 90 e 00 na combinação total jeans com cropped. Afinal, se a gente ama várias trends retrô, por que não associá-las em um look só, não é?

Look com roupas oversized em jeans

Agora, entrando de cabeça nos amados anos 90, as roupas oversized ganham vez em uma composição com muito jeans, tudo em lavagem delavé! Na parte de baixo, a calça wide leg vem em versão cropped com barra desfiada, enquanto a jaqueta traz um forro peluciado super quentinho e comfy, tudo na vibe 90’s. Não tem erro!

Look de saia jeans curta de pregas com jaqueta jeans forrada

Novamente com um total jeans como protagonista, mas desta vez com inspirações que transitam entre 1990 e 2000, a produção em estilo vintage feminino traz a famosa saia curta de pregas – ou saia rodada, como era chamada na época -, aliada à jaqueta forrada e uma bota de cano alto nos pés, resultando em um combo fácil de compor e certeiro quando o assunto é trazer elementos retrô para as combinações atuais.

Look com crooped jeans e calça jeans no estilo vintage

Duas das épocas mais presentes no street atual, os anos 90 e 00, tornam a dar as caras por aqui com denim da cabeça aos pés. Como já era de se esperar, a proposta Y2K fica por conta do all denim, enquanto o cropped tomara que caia traz a década de 1990 à tona sem muito esforço. 

Porém, o visual não se limita a esses 20 anos: com as ombreiras do blazer, as tendências 80’s não ficam de fora do outfit, complementando um mix sutil e infalível de diferentes períodos da moda.

Look de top cropped jeans com jaqueta jeans e short jeans

Para reforçar o estilo vintage da roupa, uma boa alternativa é investir em sapatos que também tragam um mood retrô! Neste caso, por exemplo, os anos 2000 permanecem firmes e fortes no conjunto jeans, principalmente com o cropped corset em cena, enquanto o sapato meia-pata traz uma mistura de 70’s e 00’s para arrematar composição com maestria – e pernas super alongadas!

Look de macacão jeans vintage

Até o prático, versátil e queridinho macacão jeans entra pra nossa lista de roupas vintage! Nos anos 70, a modelagem sem mangas e com shape flare na parte de baixo era a tendência do momento. Já nos anos 90, a jardineira passou a ser a estrela do closet. Mas, na década de 80, a versão utilitária, inspirada em uniformes da aviação, foi a aposta da vez. E pra completar a produção ainda com a mesma época, o scarpin metalizado traz um pouco da era disco, finalizando a combinação com um toque glam na medida certa!

Look estilo vintage feminino com vestido jeans

E no look retrô com vestido, a década de 1990 aparece em peso, desde a jaqueta jeans, até os recortes brancos da peça única e, claro, na sobreposição com camiseta por baixo. Por fim, o coturno fecha perfeitamente o combo 90’s, sem precisar pensar muito!

Look rocker feminino estilo vintage

Já provamos que é possível transitar no estilo de diferentes décadas facilmente, sobretudo se apostarmos em peças retrô que conversam entre si. A moda anos 80, por exemplo, foi marcada por uma pegada rocker, cheia de glamour, brilho, camadas e exageros, muito bem representada pela jaqueta resinada estruturada e pela bota de salto bloco tatorado. 

Já no início dos anos 90, as roupas começaram a ganhar um mood mais casual e comfy, que é caracterizado pela calça de cintura alta em modelagem baggy, super famosa da época – e que já se tornou must have atualmente também! Para completar e deixar o resultado mais moderninho e divertido, é só adicionar uma bolsa colorida e partir para qualquer que seja o compromisso do dia!

Look feminino com lenço e calça jeans

Os lenços na cabeça foram uma grande aposta dos anos 70, mas, no final de 1990 e começo dos anos 2000, eles conquistam outro espaço nas produções: cumprindo papel de blusa! Para melhorar, a peça aparece como um cropped tomara que caia, reforçando a inspiração vintage, ao lado da calça wide leg, presente no mesmo período da moda! E se quiser garantir ainda mais tendências da virada do século, pode investir em cós baixo, cintos de corrente e bolsas baguette, que voltaram com tudo para o street de hoje!

Look com jaqueta xadrez estilo grunge com calça jeans

Para compor um estilo vintage dos anos 90, é importante ter em mente que a moda da década foi influenciada pelo grunge – um movimento musical do rock alternativo que já reunia jovens ao redor do globo desde 1980, cujos outfits pediam algo mais urbano, “desarrumado” e cheio de personalidade, e o xadrez era estampa quase obrigatória, principalmente nas camisas flaneladas. 

Enquanto isso, a calça jeans em modelagem reta com os bolsos grandes nas laterais retomam a modelagem cargo Y2K, que voltou a bombar recentemente entre as fashionistas! Com esse duo, o visual fica sutilmente retrô, ideal para quem ama as peças-chave do passado, mas não quer nada muito exagerado.

Estilo vintage feminino com camisa listrada e bermuda jeans

Investindo no combo de camisa listrada e bermuda jeans, é super possível ter um look com a cara da transição de 90 a 2000! O minimalismo e as peças atemporais tomam conta das composições por aqui, ao contrário do que ocorria em 1980, mas isso não significa que as roupas passaram a ser sem graça: os shapes mais justos e detalhes sexy na medida se tornam ótimos aliados femininos, garantindo que o resultado passe bem longe do óbvio!

Look feminino com blusa de mangas bufantes com short jeans

Se você tem dúvida de qual época é a sua favorita no quesito estilo, uma boa alternativa é misturar elementos discretos nas roupas retrô femininas, como acontece nesta combinação, com a blusa transpassada dos anos 70, as mangas bufantes de 80, o short baggy soltinho de cintura alta, símbolo de 1990 e, por último, o amado bucket hat na cabeça, que se tornou um verdadeiro ícone do começo do milênio e voltou com tudo para o repertório fashion atual. No fim, nem parece que você está usando tendências vintage, enquanto carrega diversas décadas na produção!

Look boho chic com saia longa e cardigan

Já falamos dele lá no começo, mas com a fama que o estilo boho chic tem conquistado nos últimos tempos, ele merece muito mais espaço nesta lista! E desta vez, as influências boêmias aparecem na saia longa em tecido fluido, com amarração na cintura e maxi babado na barra, em uma versão clean das peças estampadas utilizadas na época. 

Na parte de cima, o conjunto de cropped e cardigan viaja um pouco mais para frente no tempo e traz um pouco de 1980 e 90 para o duo, que fica super feminino, certeiro para as meias-estações, e muito fácil de compor!

Look anos 80 no estilo vintage com saia longa

E que tal uma prova, na prática, de que o visual pode mudar completamente quando mantemos uma peça, mas misturamos outros itens de diferentes eras no restante do outfit? Para isso, a dica é seguir com o mood boho da saia longa com babados, presente  na inspiração anterior, mas agora coordenada a elementos mais comuns no look anos 80, como as mangas bufantes e cores vibrantes. 

O resultado é digno de fashionista, sobretudo com o chinelo acolchoado colorido dos pés, mas infalível para os finais de semana de calor na primavera e no verão, seja para um almoço descomplicado com as amigas, para aproveitar a tarde no parque com alguém especial, ou até para um passeio no shopping.

Look de conjunto feminino de saia e blazer estampado

O conjunto de saia com camisa ou blazer em jacquard faz alusão ao tweed, popularizado por Coco Chanel em meados de 1950, mas também representa um ícone fashion dos anos 90, queridinho pelas it-girls graças ao filme “As Patricinhas de Beverly Hills”. Ou seja, é uma pedida prática, cheia de estilo e referências, para quem deseja apostar em um estilo vintage de respeito. 

A produção passa uma ideia de elegância casual, que conversa perfeitamente com o moderno e urbano loafer tratorado – que nada mais é do que o mocassim, uma febre fashion dos anos 50, repaginado para a atualidade. O sapato tem o equilíbrio perfeito para arrematar a composição com maestria!

Estilo vintage feminino com camisa jeans amarrada e calça verde

Se você bate o olho na combinação e ela esbanja personalidade, com direito a camisa jeans amarrada deixando a barriga à mostra, e calça soltinha de cintura baixa, pode ter certeza: estamos falando de um look vintage dos anos 2000! O resultado fica criativo, absolutamente nada óbvio, e ótimo para criar um hi-lo com associações de cores do círculo cromático, como acontece com o azul e o verde aqui. Amamos essa proposta!

Look com top cropped jeans e calça verde

O top cropped jeans exala um ar retrô, principalmente com a volta da modelagem corset – tendência dos anos 2000 que está em alta nos repertórios das fashionistas do mundo todo. Porém, desta vez, o cós alto da década anterior vem para finalizar a composição, junto com uma sandália e bolsa em tonalidades diferentes de verde, deixando a peça de cima em evidência – boa pedida para chamar atenção para sua inspiração vintage favorita.

Look monocromático amarelo com cropped e calça

Mais uma vez, o cropped estruturado dá as caras na nossa lista, agora em um monocromático mega prático e certeiro para o verão. Já sabemos que o item é um clássico Y2K, mas mesmo em um visual de conjunto é possível associá-lo a uma peça 80’s, que vem representada nesta combinação pela calça paperbag. O outfit fica muito fácil de montar e leva elementos de outras épocas para diversas ocasiões do dia a dia, sem exageros.

Estilo vintage com estampa vichy

Durante os anos 50 e 60, a padronagem vichy se popularizou e se tornou indispensável nas roupas das fashion girls, graças às produções de atrizes francesas, como Brigitte Bardot. Porém, em um caminho um pouco diferente da vibe sofisticada de antes, agora a estampa costuma aparecer associada à estética Cottagecore, em caimentos mais fluidos, peças soltinhas, tudo com muita feminilidade e em um mood de quem está sempre em contato com a natureza. 

Seja qual for sua década favorita, o segredo é não ter medo de misturar as inspirações e deixar a criatividade falar mais alto na hora de compor seu próprio estilo vintage!