Pular para o conteúdo

Passo a passo: como dobrar a barra da calça jeans

Passo a passo: como dobrar a barra da calça jeans

Você sabe como dobrar a barra da calça? Esse truque de estilo é super prático, infalível na hora de deixar qualquer visual ainda melhor, além de funcionar bem com todos os modelos da peça, sejam masculinos ou femininos. 

A dobra na barra da calça pode ter várias utilidades: deixar uma peça longa com carinha de cropped – que a gente ama -, adaptar uma calça que está muito comprida para o seu tamanho ou apenas dar um detalhe extra ao resultado, daqueles que fazem toda a diferença.

Com tantos benefícios, não dá pra ficar sem saber como dobrar a barra da calça com maestria e arrasar nas composições, certo? Por isso, separamos este post para te ajudar nessa missão, com direito a alguns passo a passos e, claro, inspirações de como colocar o truque pra jogo no street. Prontos para conferir tudo?  Vem com a gente!

Como dobrar a barra da calça - Passo 01

Passo 1: Para começar a dobrar a barra da sua calça, estipule o tamanho da dobra e o comprimento em que você quer que a peça fique.

Como dobrar a barra da calça - Passo 02

Passo 2: Em seguida, vire a barra para cima uma vez e ajuste a dobra para que ela fique na mesma altura em toda a circunferência da perna.

Como dobrar a barra da calça - Passo 03

Passo 3: Para finalizar a primeira perna, dobre mais uma vez para esconder a barra e deixar o acabamento uniforme.

Como dobrar a barra da calça - Passo 04

Passo 4: Realize os mesmos passos na outra perna, cuidando para que a dobra fique com a mesma grossura da primeira, assim como o comprimento da calça.

Como dobrar a barra da calça - Passo 05

Passo 5: Faça os últimos ajustes para deixar a dobra retinha e ter certeza de que a parte de trás da perna está na mesma altura da frente.

Como dobrar a barra da calça - Passo 06

Passo 6: Pronto! Agora é só pegar a bolsa e sair esbanjando estilo com muita praticidade, em todos os seus compromissos do dia a dia! 

Se quiser, vale virar a dobra mais uma ou duas vezes, dependendo do comprimento original da peça e da altura que você prefere que ela fique.

Para facilitar ainda mais nossas dicas de como dobrar a barra da calça, nada melhor que um vídeo, não é? E vale reforçar que além de ser prático, o truque serve tanto para os looks masculinos quanto para os femininos. Não tem limite para esse detalhe cheio de estilo! Solta o play!

Além da dobra simples, você ainda pode apostar em uma outra técnica para deixar a barra mais justa em alguns tipos de calças jeans que são mais soltinhos. Novamente, a dica não tem gênero e serve para todo mundo! Vem aprender:

Agora que você já sabe como dobrar a barra da calça feminina e masculina de formas diferentes, vamos ver alguns outfits com o truque em prática? Assim, você já se inspira a usá-lo nas suas produções, independentemente do mood! Vamos lá.

Calça jeans skinny com dobra simples

Nossa primeira sugestão de look com a calça com a barra dobrada vem com um shape que é clássico no guarda-roupa: o skinny! Como ele já é ajustado ao corpo, a dobra simples já resolve e deixa a peça mais curtinha. Com uma blusa cropped e uma sandália rasteira, o visual fica ótimo para o calor!

Calça slouchy jeans com barra dobrada

Super tendência atualmente, a calça slouchy traz um shape mais baggy, ótimo para usar as duas dicas de como dobrar a barra da calça: tanto a mais simples quanto aquela que afina a peça no tornozelo. Tudo depende do resultado que você quer ter!

Calça mom jeans com a barra dobrada

Agora, vamos falar um pouco do look com calça jeans mom? A modelagem não é nem tão baggy quando a slouchy, nem tão justa quanto a skinny, mas também permite os dois tipos de dobra: basta analisar como está o caimento no seu corpo e como você prefere que ele fique. 

Calça mom clara com dobra na barra

A calça mom clara com dobra na barra fica ótima no outfit despojado com camiseta feminina estampada e coturno. Para um mood rocker, tanto a t-shirt quanto a bota podem vir em preto, mas se quiser dar um ar mais fresh e pontos de cor à produção, invista em detalhes em vermelho!

Calça jeans dobrada na barra

E, ao contrário do que pensam, os visuais com a calça dobrada na barra também podem ser elegantes! Com uma sandália e uma blusa de tecido fino, dá pra usar no trabalho ou naquele jantar chic.

Calça branca com a barra dobrada

Com a peça em versão branca ou off white com a blusa em tom cru e um scarpin bicolor clássico, então, não tem dúvida sobre a elegância, mesmo usando a barra dobrada!

Look com salto e calça boyfriend destroyed

Para entrar na onda dos looks com calça jeans e salto, a calça boyfriend destroyed é ótima pedida pra quem ama um hi-lo! É só finalizar com uma camiseta branca básica e um scarpin que o visual fica completo!

Calça boyfriend jeans com dobra na barra

O modelo boyfriend de cintura média não é só versátil, como também é uma boa opção de calça jeans para mulheres altas que não querem nem diminuir, nem alongar a silhueta, porque já acham sua altura ideal! E com a dobra na barra e um salto nos pés, o equilíbrio fica ainda mais garantido no resultado.

Dobra na calça jeans cropped

Até mesmo nas calças cropped tem como dobrar a barra da calça – e esse look é a prova disso! O visual com a clochard mais curta fica fresquinho e sexy com a lingerie à mostra por baixo da jaqueta e a sandália preta nos pés.

Calça clochard com barra dobrada

Nos looks com calça jeans e tênis, a modelagem clochard com a barra dobrada também cai perfeitamente bem. Se não quiser pensar muito, é só completar com uma cropped básica preta e o visual está prontíssimo, sem perder o estilo!

Calça masculina com a barra dobrada

Como dobrar a barra da calça também é uma ótima saída para incrementar os outfits masculinos com todos os tipos de calça masculina, é claro que eles não ficam de fora por aqui. Com uma blusa em denim e um tênis curinga que todo mundo tem, o resultado ganha um toque de estilo extra e, ainda assim, fica muito fácil de compor!

Dobra na barra da calça masculina

No inverno também vale usar cores claras – e dobrar a barra da calça! Se quiser compensar os tornozelos descobertos e não passar frio, a dica é apostar em um tênis de cano mais alto para completar a produção sem erro.

Calça dobrada na barra

Dobrar a barra pode ficar ainda melhor se os pespontos da calça forem contrastantes ou até em uma cor mais diferentona! No look total black, por exemplo, uma costura vermelha dá um toque incrível.

Calça masculina com a barra dobrada

A dobra na barra não só dá mais estilo para o visual, como também pode ser uma ótima aliada na hora de colocar os pés na areia, no chão ou no mar! Boa pedida para qualquer estação, inclusive para as viagens de verão!

Gostou das dicas de como dobrar a barra da calça e como usar esse truque nos looks do dia a dia? Agora é só colocar em prática e deixar suas produções ainda mais estilosas!

Assine nossa newsletter