Se você acompanha o universo fashion, provavelmente já sabe que ele é totalmente cíclico, e que as tendências sempre voltam em algum momento. E é por isso que a moda vintage nunca sai de cena, trazendo referências de décadas passadas para as composições atuais.
Peças que carregam histórias e referências de outros tempos, voltam à tona e se misturam com produções modernas. Mais do que nostalgia, elas trazem releituras da estética retrô, em propostas cheias de identidade. É a prova de que a moda é sempre capaz de se reinventar, com novos olhares e uma pitada de criatividade.
O que é moda vintage?
Para entender esse conceito, basta olhar para os registros antigos da família. Afinal, quem não tem ao menos uma foto usando uma calça flare, uma mom jeans, ou um óculos gatinho? Essas peças, que marcaram diferentes épocas, continuam influenciando a forma como nos vestimos hoje.
E o estilo vintage reúne justamente essas roupas e acessórios que já foram tendência entre gerações passadas, de forma revisitada. Quando coordenadas a elementos contemporâneos, elas ganham uma nova vida e proporcionam diversas maneiras de criar looks autênticos.
Para melhorar, a moda vintage não se limita a uma única década. Desde o mood boho e a vibe disco dos anos 70, passando pelo romantismo e as cores intensas de 1980, até as peças oversized com um toque grunge dos anos 90, e a avalanche de jeans e bolsos cargo em 2000, não faltam inspirações retrô para incluir nas suas composições!
Dito isso, que tal conferir um pouco do que estava em alta em cada uma dessas épocas, e descobrir qual delas combina mais com você? Vem com a gente!
Moda vintage anos 70

Vintage ou não, quando falamos de moda, o jeans está sempre presente. O tecido, que marcou diversas gerações, já fazia muito sucesso nos anos 70, principalmente nas famosas calças “boca de sino” que marcaram a década.
E a melhor parte é que, atualmente, tem como usar calça boot cut e flare em praticamente todas as ocasiões. Com a jaqueta do conjunto em tonalidade mais escura, blusa preta e sandálias de salto, por exemplo, você leva a moda vintage do trabalho ao fim de semana, sem mudar nada!

Se tem algo que marcou a moda anos 70, e continua fazendo sucesso entre as fashionistas, é o boho chic. Com elementos naturais, cores suaves, bordados e babados, estampas florais e muita leveza, as peças no estilo boêmio voltaram com tudo na última temporada.
Para apostar nessa trend, a melhor pedida é optar por vestidos midi e longos, que transmitam o toque fresh, feminino e cheio de liberdade da estética, mas ainda com detalhes atuais que fazem a diferença.

E que tal misturar dois elementos 70’s em uma única produção? Se a estética boho e a modelagem flare eram as grandes estrelas da época, você pode muito bem coordenar as duas tendências na hora de escolher suas roupas vintage femininas!
Com estampa de bordado floral, mangas bufantes e um shape que lembra uma bata, a blusa traz o romantismo e a feminilidade do mood boêmio, enquanto a calça entra como uma peça mais neutra, mas ainda com aspecto retrô. Uma combinação prática, elegante e delicada na medida certa para te acompanhar em diversos compromissos!
Moda anos 80

Com o power dressing ganhando cada vez mais força, os conjuntos de alfaiataria se tornaram uma marca registrada do look anos 80. Aqui, os coletes e blazers estruturados são as verdadeiras estrelas.
Mas, os complementos também não ficam de fora! O estilo vintage feminino também marca presença nos óculos de lente amarela e nos tamancos, garantindo um combo todo retrô e cheio de informação de moda.

O maximalismo era a palavra-chave da moda vintage dos anos 80. Por isso, acessórios máxi, muito brilho e mangas bem volumosas são a melhor escolha para quem quer adotar a estética dessa época.
Aqui, a blusa toda em shape balonê aparece como protagonista do look romântico, com pulseiras e brincos dourados que reforçam a vibe 80’s, e uma sandália plataforma que retoma as trends da década anterior, em um mix total retrô.

Já na transição de 1980 para 1990, a estética grunge começa a dar as caras, com muito jeans, tachas e, principalmente, com roupas oversized. Aqui, as camisetas de banda também são muito bem-vindas!
Para fechar, vale optar por um mix de estilos, com a saia que antecipa o mood preppy e os tênis esportivos que bombaram no streetwear da década seguinte, ou investir no look all jeans que nunca decepciona.
Look vintage anos 90

A dupla de calça mom com bota é indispensável no repertório de quem gosta da estética dos anos 90 – e se o calçado for na versão coturno, com a estampa animal print que também bombava na época, é melhor ainda!
Para completar, vale trazer ainda mais elementos vintage para a composição, finalizando os looks com pochete, lenço no cabelo e um óculos que tem tudo a ver com a década. Aposte!

Assim como a famosa calça anos 90 em modelagem mom, que já se tornou essencial no guarda-roupa, as bermudas mais amplas e alongadas – também conhecidas como jorts – têm ganhado cada vez mais protagonismo na hora de compor looks femininos estilosos.
Para atualizar o visual do office, a dica é complementar o outfit com camisa, blazer estruturado e mocassim, em uma proposta que transita muito bem entre a moda feminina vintage de 1980 e 90. Não tem erro!

Inspirada nos uniformes de escolas americanas de 1950 e 1960, a estética preppy tomou conta da moda vintage na virada de 90 para 2000, graças a filmes e séries favoritos da época.
Com camisas clássicas, saias mais curtas e muita estampa xadrez, a tendência é uma ótima escolha para quem busca elegância e feminilidade na hora de apostar em roupas retrô femininas.
Moda Y2K

Quando as calças cargo, os tênis plataforma e as bolsas baguete começam a dar as caras, é sinal de que os anos 2000 chegaram!
Mas, não para por aí: as blusas cropped e o penteado de rabo de cavalo alto também ajudam a compor a proposta 00’s com maestria – e ainda sem grandes esforços. Nada melhor do que um outfit fácil, mas com inspiração vintage da cabeça aos pés, não é?

E quando falamos da moda vintage feminina dos anos 2000, não tem como não mencionar o all denim! Aqui, vale misturar diferentes lavagens e peças que fizeram sucesso na época, como cropped corset, jaqueta oversized e comprimentos curtos na parte de baixo.
Para melhorar, os acessórios de corrente entram na composição, garantindo um resultado que representa perfeitamente a década, com muita atitude e personalidade.

Assim como o jeans, os brilhos também tomaram conta da moda Y2K – e as duas tendências podem muito bem aparecer juntas! Com o conjunto de blusa frente e minissaia – modelagens igualmente queridinhas da década – o visual fica prático, mas ainda super glam e com uma pitada sexy, ideal para sair à noite!
Qual é a sua década favorita quando o assunto é moda vintage? Lembrando que sempre vale misturar um pouco de cada para montar o seu próprio estilo!