Pular para o conteúdo

Símbolos de lavagem de roupas: entenda os significados

Símbolos de lavagem de roupas: entenda os significados

É muito comum passar um bom tempo decidindo qual roupa da loja vai pra casa com você, ou quais peças combinam entre si pra criar um bom look, certo? Porém, se a gente já pensa tanto nessas etapas, por que ainda tem tanta gente que pula um passo tão importante, como a hora de olhar os símbolos de lavagem das roupas antes de colocar tudo na máquina?

Pode ser por preguiça de separar as roupas e fazer mais de uma lavagem, ou até de tentar entender tantos códigos que parecem verdadeiros enigmas, mas a verdade é que esse momento é essencial para deixar suas peças queridinhas sempre lindas, com a integridade e a cor do tecido preservadas. 

Ou seja, vale a pena gastar um tempinho extra para economizar um dinheiro lá na frente, sem ter que comprar itens novos tão rápido – o que ainda promove um consumo mais consciente, e o meio ambiente agradece! Só benefícios, não é? 

E como nós sabemos de todo o impacto positivo de um cuidado adequado com as roupas e queremos te incentivar a praticá-lo para que elas durem a vida toda, preparamos um dossiê sobre o significado dos símbolos de lavagem. Depois disso, não vai ter mais desculpa para jogar tudo junto na máquina, hein? Vem desvendar esses códigos com a gente: 

Símbolos de lavagem de roupa

Etiqueta com símbolos de lavagem de roupa

Nas nossas etiquetas, você já encontra todos os símbolos de lavagem descritos, pra não ter nenhuma dificuldade quando for lavar as peças. Porém, muitos outros itens do seu guarda-roupa não terão essa facilidade, então é bom estar um passo à frente e já saber decifrar todas as instruções.

Temperatura máxima de lavagem

Para começar, o primeiro símbolo, que é um tipo de recipiente com água dentro, indica que você pode lavar a roupa na máquina, mas com uma temperatura máxima, que é sinalizada pelo número também presente na imagem. Neste caso, a água pode estar em até 40ºC – e normalmente as lavadoras mostram essa informação, então pode ficar tranquila com isso!

Contudo, se esse mesmo sinal vier com uma mão desenhada no lugar do número, esqueça a lavagem mecânica – já deu pra imaginar que ele sugere lavar a mão, certo? Isso acontece quando o tecido é delicado e exige um cuidado a mais para não sofrer nenhum desgaste. E mesmo não tendo o número descrito, a temperatura de 40ºC se mantém aqui! 

Símbolo de lavagem a seco

E quando o assunto é lavagem a seco, também tem orientação na etiqueta pra não errar! No caso do primeiro símbolo, a regra é clara: a peça foi feita para ser lavada com água mesmo, sem mistérios. 

Mas, se o círculo trouxer uma letra inserida, como A, W, P ou F, não se assuste: ele não só orienta a limpeza a seco, como indica a maneira ideal de executá-la, com as substâncias certas para não danificar o tecido.

Símbolo para não alvejar as roupas

Quando você escolhe um denim novo para chamar de seu, todos os elementos são levados em consideração, desde a modelagem até a lavanderia do tecido, não é? Por isso, um dos principais cuidados com o jeans é se atentar a esse símbolo super importante, que significa “não alvejar”. Afinal, ninguém quer que a peça mude de cor e perca sua beleza depois de lavar. Então, lembre-se: alvejantes passam longe dos itens em denim!

Símbolos na etiqueta de como secar as roupas

Junto dos símbolos de lavagem, também estão presentes alguns sinais que determinam como os itens devem ser secados – e eles são igualmente essenciais para a preservação das roupas. 

O primeiro, com um pontinho no centro, significa que a secagem pode ser feita em secadora, a uma temperatura baixa. Já se a imagem apresentar dois pontinhos, a temperatura pode ser média, enquanto três pontinhos liberam uma temperatura mais alta. 

Dito isso, você deve imaginar o que a versão com o “X” em cima quer dizer: se ela aparecer entre os símbolos na etiqueta da roupa, seque a peça naturalmente para evitar que ela encolha.

Símbolo para secar as roupas no varal

Porém, até secando ao natural é preciso ter cuidado: os sinais ainda incluem a forma correta de estender as peças no varal, e neste caso a orientação é pendurar normalmente, mas à sombra. 

E existem algumas variações: se houver mais de um traço, a roupa não deve ser torcida antes de estender – e isso vale tanto para a secagem na vertical, como é o caso do exemplo aqui, quanto na horizontal, quando as linhas do desenho aparecem deitadas.

Instruções de como passar a roupa

Depois de seguir todas as instruções de lavagem e secagem, é hora de ligar o ferro e deixar tudo lisinho, sem nenhum amassado, pronto para usar! Mas, será que pode passar? 

Os símbolos de lavagem te ajudam até nisso e mostram, tanto se pode ou não pode usar ferro de passar, quanto a temperatura ideal para não queimar e estragar o tecido. 

A primeira imagem, por exemplo, revela que o item pode ser passado a ferro, porém a temperatura não pode ultrapassar 110ºC. A segunda já permite uma temperatura um pouco mais alta, de até 150º, e a terceira, com três pontinhos, indica que ela pode chegar até 200ºC. Por fim, não precisamos nem dizer que o último sinal pede que a peça fique longe do ferro, certo?

Etiquetas calças jeans

Para além dos símbolos, existem mais algumas dicas de como lavar calça jeans sem comprometer a aparência e a durabilidade do item – e o mesmo vale para qualquer peça em denim

Antes de mais nada, o ideal é usá-la bastante antes de lavar, sem aquela história de usar uma vez e jogar na máquina. Feito isso, o próximo passo é não misturar tonalidades diferentes para evitar que as lavanderias mais escuras manchem as mais claras, e deixar tudo do avesso, com botões e zíper fechados, para que eles não raspem no tecido.

Depois, é só seguir o que a etiqueta pede, se atentando sempre às particularidades de cada peça, e seu jeans de todo dia vai durar para sempre!

Anotou todas as dicas e explicações aí? Então agora que você já sabe o que significam todos os símbolos de lavagem, pode separar as roupas do cesto e deixar tudo cheiroso e limpinho pra usar!

Assine nossa newsletter