Blog Damyller
| Atualizado em

Como usar pantacourt: 13 dicas infalíveis para colocar em prática

Como usar pantacourt

Não é de hoje que a calça pantalona mais curtinha faz sucesso e marca presença nos looks das fashion girls pelo mundo afora. Mas, mesmo já tendo conquistado um grande espaço no streetwear, ela ainda gera dúvida em quem estava – e ainda está – acostumada com os comprimentos tradicionais; afinal, como usar pantacourt?

Os modelos que conhecemos hoje como pantacourt surgiram em meados do século 19, como uma alternativa não muito ousada para as mulheres poderem andar de bicicleta ou a cavalo, sem que precisassem sentar de lado – o que acontecia quando usavam saias para tais atividades e que, convenhamos, deve ser bastante desconfortável, não é?

Algum (bom) tempo depois, na queridinha década de 80 – que está muito em alta nos dias de hoje -, o look com pantacourt voltou à moda com modelos mais soltinhos e amplos, chamados de “saia-calça”, graças ao seu caimento que, no corpo, parecia muito com uma saia midi.

E mesmo que ela tenha saído um pouco de cena após os anos 2000, os looks com pantacourt voltaram com força para jogo nos últimos cinco anos  e, aparentemente, voltaram para ficar – o que é ótimo, porque o modelo é super confortável, prático e versátil.

Porém, como falamos no início, muita gente ainda se pergunta “como usar a calça tão amada pelas fashionistas?”, principalmente quem costumava usar apenas modelos justinhos e de comprimento tradicional.

Para responder essa pergunta, a primeira coisa que podemos adiantar é: não tem segredo! A pantacourt pode ser incluída em diversos estilos, para diferentes ocasiões, em todos os tipos de corpo.

Dito isso, vamos conferir 13 maneiras de inserir a peça nas produções do dia a dia? Então vem com a gente!

Começando as inspirações com um outfit formado por t-shirt e calça pantacourt jeans em tecido leve, modelagem ampla e detalhe de fivela no cinto que faz toda a diferença. O resultado é fresh, prático e pode te acompanhar desde o trabalho até o fim de semana. Nos pés, uma sandália de salto blocado na mesma cor da blusa finaliza a produção com maestria!

Com uma pegada tropical, a segunda dica de como usar pantacourt é com a versão neon. Mas, esqueça aquela imagem chamativa que vem na sua cabeça quando vê essa palavra; os tons neon podem muito bem ser mais clarinhos e sutis – e, além de tudo, são a cara da temporada de primavera e verão! Com o cropped ciganinha de estampa marinha e uma sandália de salto na mesma paleta de cores do look, o resultado é leve, fresh e elegante.

Como usar pantacourt quando o assunto é jeans? Claro que a composição all denim não ficaria de fora das nossas inspirações! Composta pela versão mais leve do tecido, a calça entra no outfit em conjuntinho com o top cropped de mesma confecção, com abotoamento frontal e franzimento com elástico na cintura. Vale finalizar o look com uma sandália de salto baixo blocado, ou até mesmo com um par de sneakers, para deixar o mood mais despojado.

Já que falamos de coordenar a pantacourt com tênis na dica anterior, por que não mostrar como esse visual funciona na prática, não é? Ainda em all denim, a produção agora conta com uma camiseta em denim leve, coordenada à calça em lavagem delavé e barra desfiada. O resultado, claro, é total cool e descomplicado.

Seguindo na linha das composições inteiras na mesma cor, agora o azul do denim dá espaço para tons de verde e um tecido mais sofisticado no look com pantacourt! Mesmo com a calça em tonalidade mais escura, o resultado ainda é monocromático – e finalizado com uma sandália statement em dourado combinando com os acessórios, ele fica super prático, elegante e pronto para te acompanhar de segunda a sábado, onde você quiser!

E se você ainda não sabe como usar pantacourt com estampa, aqui está uma das soluções: um look com calça branca em um visual inteirinho em poá, uma das estampas mais queridinhas de todos os tempos. Além da print ser ultra atemporal, as peças do conjunto trazem fluidez e conforto de sobra, graças ao tecido leve da composição. Com a regata pra dentro da calça, o resultado é acinturado, além de super elegante.

A peça estampada ainda pode entrar no visual protagonizando o duo infalível de pantacourt com tênis. Assim como o poá, o xadrez é outra print atemporal, então pode apostar sem medo, porque ele nunca vai sair de moda! O modelo, associado a uma t-shirt total despojada, com rasgos e estampa, compõe um mood comfy e cool certeiro!

Quem disse que conjuntinhos são feitos apenas de parte de cima + parte de baixo? Esse look com calça pantacourt jeans mostra o contrário, com o conjunto de camiseta e cardigã – composição perfeita para os dias de trabalho! Nos pés, a sandália de tiras e salto statement dá um ar mais fresh e fashionista ao visual.

Os looks com calça pantacourt jeans também podem trazer um mood muito mais cool com o modelo delavé com barra desfiada, associado a uma t-shirt estampada – que pode ser em tom pastel, em cores vivas ou até pretinha básica. Por fim, uma sandália plataforma com salto de corda deixa o resultado ainda mais com cara do verão!

Você já sabe que jeans e animal print se dão super bem, certo? E com a calça pantacourt não seria diferente! Para uma produção glam, a dica é apostar no modelo jeans amplo, com um body de oncinha, gola alta e manga cavada, ideal para o calor. Com esse outfit, nem precisa de acessórios, afinal, ele já é poderosíssimo por si só!

Agora, se você quiser um mood vintage com a pantacourt jeans, anota aí: é só coordenar a peça a um cropped em jeans claro com decote quadrado e finalizar com uma anabela de salto de corda. Além de trazer vibes retrô, o visual ainda fica super apropriado para o verão!

Para quem não abre mão de uma boa camisa, seja ela lisa ou estampada, também vale investir na pantacourt. Tanto para curtir o fim de semana quanto para encarar os dias quentes de trabalho, a calça pantalona cropped é sua melhor aliada se você não quiser passar calor, nem abrir mão do estilo!

Por último, mas não menos importante: a dica de como usar pantacourt para compor aquele ton sur ton super chic que a gente ama! A produção fica sofisticada e foge totalmente do óbvio, com duas peças soltinhas, em diferentes tons de nude. Pra finalizar, é só apostar em uma make poderosa e uma sandália de tiras e arrasar.

Agora que você já sabe como usar pantacourt, tá esperando o que pra escolher sua favorita e criar vários looks com ela?

Acessar a versão completa do blog