Xeque-Mate: Conheça os tipos de estampas xadrez!

02/04/2014
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto)

Dos fashionistas aos mais despreocupados com o mundo da moda: todo mundo têm em casa ao menos uma peça com estampa xadrez! Seja na manta da vovó, na toalha para o piquenique ou naquela flanela super fashion para ou inverno, o xadrez sempre marca presença.

E no nosso Inverno 2014 Damyller não poderia ser diferente: O xadrez aparece em batas, moletons, jaquetas, calças, blusas e diversas peças que compõem looks incríveis na mistura com outros prints, como o floral e o gemométrico.

xadrez-inverno-damyller-2014

Mas também não é surpresa que esse clássico esteja assim por todos os lados! Desde quando o homem começou a se preocupar com seu vestuário e atribuir significados para os elementos de suas roupas, as estampas xadrez já entravam em cena. Algumas versões, por exemplo, surgiram na Escócia do século XVIII e serviam para determinar a qual clã cada homem pertencia.

xadrez-antigo-damyller-inverno-2014

Voltando para nosso mundo contemporâneo, o xadrez segue carregado de história e enchendo de atitude as peças que estampa; ainda como um dos queridinhos das passarelas nas estações mais frias! Em cores mais escuras como o vermelho bordô e o preto ou em tons mais claros de azul, branco e até rosa, o xadrez nunca sai de linha!

E você sabia que existem vários tipos diferentes de xadrez? Sofrendo mudanças no formato, na frequência e no tamanho das linhas, a estampa ganhou variedades ao longo dos tempos, marcando a moda e se tornando um verdadeiro clássico!

 

Xadrez Tartã: Um dos mais antigos tipos de xadrez, o tartã é muito conhecido como xadrez escocês e aparece geralmente nas cores clássicas: verde, vermelho e preto.

xadrez-tarta-inverno-damyller-2014

 

Xadrez Madras: Originário da Índia é caracterizado por linhas mais estreitas e cores mais vivas, perfeito também para o verão.

xadrez-MADRAS-inverno-damyller-2014

 

Xadrez Argyle: Muito comum nas estampas de sweaters em lãs, é um tipo de xadrez em losangos com transpassados por linhas em tons mais claros

xadrez-argyle-inverno-damyller-2014

 

Xadrez Buffalo Check: Muito semelhante ao xadrez tartã, este tipo se difere pelo tamanho maior das linhas e pela presença clássica das cores vermelho e preto.

 

Xadrez Vichy: Super popular entre as Pin Ups da década de 40, é aquele xadrez composto por quadradinhos menores, que se tornou clássico na cozinha, com as toalhas de mesa.

xadrez-vichy-inverno-damyller-2014

 

Xadrez Pied-de-Poule:Clássico inserido na moda por Coco Chanel, o xadrez “Pé de Galinha” aparece sempre em duas cores e em tamanhos pequenos ou grandes.
xadrez-PIED-DE-POULE-inverno-damyller-2014

 

Xadrez Príncipe de Gales: Com linhas mais estreitas e quadrados mais sutis, é um xadrez muito elegante que geralmente aparece em peças de alfaiataria e com cores mais sóbrias.

xadrez-glen-plaid-inverno-damyller-2014

 

Xadrez Burberry: Registrado pela marca que leva seu nome, este tipo de xadrez é marcado principalmente pelas cores clássicas: vermelho, branco, preto e bege.

xadrez-burberry-inverno-damyller-2014