Pular para o conteúdo

Tipos de vestidos: 20 modelos que você precisa conhecer

Tipos de vestidos: 20 modelos que você precisa conhecer

Desde a primeira aparição da peça em looks femininos, já surgiram inúmeros tipos de vestidos no mundo da moda, com variados comprimentos e modelagens, que acompanharam as tendências e os costumes de cada época, até chegar nos dias de hoje.

Atualmente, o item pode ser curto, médio, midi ou longo mas nenhum dos modelos se limita a apenas um recorte ou estilo específicos, e muito menos a uma única ocasião. Seja qual for o comprimento da peça, sempre vai ter aquela versão que combina perfeitamente com o seu gosto pessoal, ou com os compromissos da sua agenda.

Além disso, as opções também incluem cores, tecidos e estampas diferentes, trazendo ainda mais possibilidades para você incluir no seu guarda-roupa, tudo com a praticidade que só as peças únicas proporcionam.

Porém, com tanta variedade disponível no universo fashion, pode ser complicado conseguir lembrar de todos os tipos de vestidos e seus nomes, certo?

Pensando nisso, listamos alguns dos modelos mais famosos no street, para você salvar na sua pasta de referências, anotar seus favoritos, e nunca mais esquecer o nome daquele modelo que você ama. Quer ver? Vem com a gente!

Tipos de vestidos curtos

Tipos de vestidos curtos com jaqueta jeans

Em shape mini ajustado ao corpo, a peça em tecido preto resinado é uma ótima pedida para quem busca por tipos de vestidos mais sexy, cheios de atitude e com um toque rocker, ideal para sair à noite.

Nas meias-estações, a dica é finalizar a produção com uma jaqueta em jeans ou no mesmo tecido da peça única, um coturno clássico nos pés e, se precisar, arrematar com aquela meia-calça preta que nunca decepciona!

Vestidos para o dia a dia com detalhes em denim

Mas, se você procura opções de vestidos para o dia a dia, que possam te acompanhar do trabalho aos passeios do fim de semana, como um cinema ou um jantar a dois, o modelo mini em tweed é a melhor escolha!

Mesmo trazendo detalhes em denim, o item confere elegância e um toque mais tradicional ao outfit, e ainda pode ser coordenado com uma camisa feminina branca curinga por baixo, graças ao seu corte sem mangas. Seja com sandálias de salto ou botas de cano alto, o resultado é infalível!

Vestido curto em tecido duplo é uma aposta certeira

E para ir do dia até a noite durante a temporada de calor, o modelo de vestido curto em tecido duplo é uma aposta certeira! Com muita leveza e o toque girly do tom de rosa, a peça vai muito bem a um aniversário descontraído na tarde de sábado, com rasteirinha nos pés, ou a um encontro romântico depois do pôr do sol, com sandálias de salto blocado. Use como e onde quiser!

Vestido médio

Estilos de vestidos mais alinhados e elegantes

Agora, voltando aos estilos de vestidos mais alinhados e elegantes, desta vez a peça ganha um comprimento médio – um pouco mais próximo aos joelhos com relação aos curtos –, e um shape  inspirado na alfaiataria, que reforça o mood clássico da composição.

Em modelagem traspassada e tecido com aspecto de linho, o item não só ajuda a valorizar o corpo, sem exageros, mas também traz frescor e leveza de sobra para o resultado. Assim, você fica pronta para transitar por todos os compromissos ao longo do verão, sem pensar muito para se arrumar!

Look feminino listrado em tecido de linho

O modelo listrado em tecido de linho também é um ótimo tipo de vestido para usar do trabalho ao fim de semana, principalmente na temporada de calor.

Aqui, a estampa proporciona um toque de textura para o visual, sem deixar de lado a atemporalidade, enquanto o comprimento médio confere uma dose extra de versatilidade, e o cinto entra em cena como um acessório clássico e curinga para acinturar a produção, sem grandes esforços. Vale a aposta!

Looks femininos com estampa orgânica e abstrata

Porém, se você tem um estilo mais artístico e prefere fugir do óbvio sempre que possível, a sugestão é optar por tipos de vestidos coloridos ou com estampas mais diferentes e  elaboradas, como é o caso da print orgânica e abstrata que aparece aqui.

Trazendo a leveza do tecido de linho com viscose, o item também é super bem-vindo nos meses mais quentes do ano, mas nada te impede de usá-lo em climas mais amenos, com um blazer em alguma das cores presentes na padronagem, e um coturno ou uma bota de salto nos pés. Finalize de acordo com a previsão do tempo, ou com a programação do dia!

Vestido midi

Looks femininos para trabalhar com vestidos

Na hora de escolher o melhor vestido para trabalhar, é muito comum optar por opções em comprimento midi, já que elas proporcionam uma vibe mais reservada e versátil, capaz de transitar até por diferentes códigos de vestimenta. 

Para deixar tudo ainda mais elegante, o segredo é investir em um modelo chemise, que remete às clássicas camisas feminina sociais, graças ao shape da gola, ao abotoamento, e até aos bolsos frontais – mas com uma pitada extra de leveza e um caimento acinturado com amarração, que fazem toda a diferença. É o combo certeiro para quem busca frescor e praticidade!

Look com vestido preto midi e bota

O look com vestido preto é uma daquelas apostas que nunca te deixam na mão: do trabalho ao compromisso à noite no fim de semana, a peça sempre vai bem – e se ela for em comprimento midi, é ainda mais simples adequá-la a toda a programação!

Neste caso, a modelagem com meia manga ampla, decote V e caimento fluido, fica responsável pelo equilíbrio ideal para ir de um dia de sol, com sandálias abertas nos pés, até uma noite de meia-estação, com botas western, cinto de corrente e bolsa de paetê para arrematar. Muito fácil montar um outfit fashionista com esse curinga, não é?

Modelo de vestido midi ajustado ao corpo, sem mangas e com gola mais alta

Já com uma estampa orgânica preta e branca em um modelo de vestido midi ajustado ao corpo, sem mangas e com gola mais alta, a combinação ganha ainda mais informação de moda, tanto com a peça sozinha, quanto com sobreposições.

Em dias mais frios, vale optar por camadas extras, com o trench coat bege clássico por cima da jaqueta de tweed, protagonizando um combo cheio de personalidade, elegante e pronto para as baixas temperaturas do inverno. Finalize com botas nos pés e pronto!

Vestidos soltinhos para o dia a dia com estampa floral

Ainda com estamparia na jogada, vale dizer que os florais são sempre certeiros para protagonizar os vestidos soltinhos para o dia a dia – principalmente na temporada de primavera e verão, que tem tudo a ver com a print natural e colorida.

Nesta inspiração, a peça aparece em tecido de viscose, com babado na barra e mangas amplas, garantindo um aspecto fluido, ideal para levar frescor aos meses de calor intenso. Com padronagem aquarelada, caimento leve e sandálias de salto ou flat nos pés, o visual fica a cara dos dias de sol brasileiros!

Vestidos infalíveis para quem gosta de uma produção leve

E seguindo em uma proposta veranil, o verde limão ganha vez por aqui, trazendo mais tipos de vestidos infalíveis para quem gosta de uma produção leve, fresquinha e vibrante – ou seja, aquela aposta que tem tudo a ver com os climas quentes do nosso país tropical.

Sem mangas, com um decote fechado e um corte mais clássico, o item proporciona elegância e sobriedade para o look, mesmo com a presença da cor intensa e alegre. Com um cinto marrom e uma sandália de tiras e salto em tonalidade neutra, a composição fica pronta para te acompanhar do trabalho ao brunch com as amigas no sábado, sem mudar nada!

Looks com vestidos coloridos e coturno

Mas, na temporada de outono e inverno, os modelos de vestidos coloridos também não saem de cena: com tons mais fechados, como é o caso do rosa neste visual, o mood fica totalmente adequado aos climas amenos, desde os compromissos durante o dia, até a programação da noite.

Aqui, a peça acetinada com jacquard floral traz inspiração nos clássicos slip dresses, com uma textura que garante informação de moda para o outfit, ao mesmo tempo que confere um toque sexy na medida certa para curtir uma festa ou um barzinho no sábado. Com um coturno tratorado ou de salto nos pés, e uma bolsa preta de corrente, não tem como errar!

Vestido longo

Look com vestido branco de alça e detalhes em renda

Partindo para os comprimentos longos, o modelo branco de alça com detalhes em renda e tomas aparece na nossa lista como uma ótima alternativa de vestido de verão, principalmente para quem gosta de uma vibe mais feminina e romântica.

Para melhorar, o tecido de linho e viscose confere leveza e frescor de sobra durante o uso, enquanto o cordão na cintura ajuda a valorizar a silhueta, além de deixar tudo muito mais natural e a cara da estação. Seja com mule, rasteirinha ou sandália de salto blocado, a combinação é sempre certeira!

Look solto com estampa floral colorida e vibrante

Porém, mesmo esbanjando frescor e leveza, o modelo solto com estampa floral colorida e vibrante também pode protagonizar o duo de vestido com jaqueta jeans para os climas mais frescos das meias-estações, por exemplo.

Novamente com a fluidez da viscose, e agora com uma padronagem que esbanja o mood tropical, a peça vai muito bem aos dias off no calor intenso, com sandálias abertas nos pés, mas também pode te acompanhar naquele fim de tarde quando a temperatura começa a cair: basta incluir a sobreposição na sua lavagem favorita e o visual fica pronto em poucos segundos!

Tipos de vestidos jeans

Look com vestido jeans curto com manga longa

É claro que os modelos em denim merecem um espaço reservado por aqui – afinal, o tecido é nosso favorito e pode protagonizar inúmeras versões da peça única, reforçando sua versatilidade.

Neste caso, o modelo curto ganha vez como uma opção de vestido de inverno, mesmo em comprimento acima do joelho: com um jeans mais robusto e mangas 3/4 volumosas, a peça ajuda a aquecer a produção, sobretudo com uma bota de cano longo nos pés para proteger as pernas. Se preferir, vale incluir uma meia-calça preta curinga, sem pensar duas vezes!

Tipos de vestidos jeans mais leves

Já nos climas de outono e primavera, a dica é optar por tipos de vestidos mais leves, mas ainda com uma manguinha para se preparar para as variações de temperatura – e, claro, com uma estampa floral que sempre vai bem.

Em uma proposta meio boho, meio Cottagecore e meio romântica, a peça aparece como uma ótima pedida para um fim de semana a dois, um dia de férias no campo, ou até para aquele almoço entre amigas no fim de semana. Arremate com sandálias flat, com pares de salto ou com botas, de acordo com a sua preferência e os compromissos do dia!

Look com vestido jeans de babados e abotoamento frontal

Somando romantismo e feminilidade ao comprimento midi super versátil, o look com vestido jeans de babados e abotoamento frontal pode te acompanhar às mais variadas ocasiões do dia a dia, sem grandes esforços.

Com a lavagem clara do denim, o visual traz frescor e leveza, com um toque despojado, que funciona perfeitamente com um par de tênis casual nos pés, mas que também pode entrar para jogo com sandálias mais elegantes, tranquilamente!

Modelo de vestido jeans sem alça com shape ajustado ao corpo

Agora, trazendo o equilíbrio ideal entre a elegância e uma pitada sexy, o modelo de vestido jeans sem alça com shape ajustado ao corpo e lavagem escura é uma daquelas peças que não podem faltar no repertório de quem gosta de se vestir bem e inovar nas composições do dia a dia.

Com a peça sozinha e um salto nos pés, o outfit fica pronto para te acompanhar em um jantar especial ou um aniversário mais sofisticado, sem precisar de mais nada. Já com a camisa branca clássica por baixo e scarpin para arrematar, o resultado garante um mood certeiro para o office, nada óbvio e digno de fashionista. Amamos!

Looks com vestido em denim

Se quiser trazer um pouco de textura para os looks com vestido em denim, uma boa alternativa é investir no modelo com estampa xadrez mini, unindo a atemporalidade da padronagem e do tecido em uma única peça que nunca sai de moda.

Em comprimento pouco abaixo do joelho, o item ainda esbanja versatilidade para usar em todos os momentos do dia a dia e em diferentes temporadas ao longo do ano. Seja sozinho com sandálias nos pés, com sobreposições e calçados fechados, ou misturando as propostas para as meias-estações, ele sempre vai bem!

Tipos de vestidos longos em denim

Por fim, vale lembrar que também existem tipos de vestidos longos em denim, para quem prefere comprimentos ainda maiores, mas não abre mão do tecido mais democrático da moda.

Com caimento leve, uma lavagem média ou clara e modelagem de alça, a peça vem pronta para te acompanhar nos dias quentes, enquanto para o frio, a sugestão é optar por versões que já contem com mangas longas, ou investir nas sobreposições, tanto com uma turtleneck por baixo, quanto com jaqueta por cima. Não tem erro!

Agora que você já conhece alguns tipos de vestidos favoritos do street, é só escolher os modelos que mais combinam com você e apostar na praticidade da peça!

Comprar vestidos