Pular para o conteúdo

Como organizar um guarda-roupa: 8 dicas para acertar na arrumação

Como organizar um guarda-roupa: 8 dicas para acertar na arrumação

Você sabe como organizar um guarda-roupa? Ter um armário bem arrumado é meio caminho andado para facilitar nosso dia a dia na hora de escolher os looks e até de guardar as roupas depois de lavar. 

Porém, apesar de ser um fator muito importante, muita gente não sabe ao certo como organizar bem um guarda-roupa para não ter problemas para encontrar as peças que deseja, visualizar as combinações antes de vestir ou arrumar um espacinho para aquela peça que saiu do varal ou que você acabou de comprar.

E tudo bem não saber como colocar isso em prática, porque é super normal! Mas, por que não aproveitar esse momento pra pegar algumas dicas e mudar esse cenário? Afinal, sua vida vai melhorar muito com um guarda-roupa bem organizadinho – além de toda a facilidade na hora de se arrumar, ainda dá uma paz de espírito só de olhar. Coisa boa, não é?

Pois então já prepara um caderninho, marca um dia na agenda só pra se dedicar a isso, manda a preguiça pra bem longe e vem com a gente anotar todas as dicas que separamos pra você descobrir como organizar um guarda-roupa – e nunca mais esquecer!

Dica 1:

Antes de mais nada, você vai precisar encarar aquela parte chatinha, da qual a gente foge a qualquer custo, mas que é necessária e essencial para saber como organizar um guarda-roupa com maestria: tirar absolutamente tudo do armário e caprichar na limpeza! 

Pegue um pano úmido, passe em todos os cantinhos do móvel e, enquanto ele seca, aproveite para dar uma olhadinha nas roupas que estão fora dele. Tem alguma coisa que você não usa há muito tempo, uma peça que você comprou e nunca usou porque não sabe como combinar ou até uma que você já usou tanto que chegou a hora de desapegar? 

Bom, se sua resposta foi “sim” para pelo menos uma dessas coisas, vem com a gente para a segunda dica! Agora, se você respondeu que não para tudo, pode pular direto pra terceira dica, sem medo de ser feliz!

Limpeza do guarda-roupa

Dica 2:

Se você está nesta dica, significa que é hora de rever alguns itens para facilitar essa organização e renovar as energias do seu closet! Para saber como organizar um guarda-roupa da melhor forma possível, é importante entender que passar pra frente tudo que não te serve mais – mesmo que não seja fisicamente falando – é um ato de cuidado com você, com suas energias e, claro, com seu closet.

Alguma peça não combina mais com o seu estilo, não entra em nenhuma produção sua há mais de um ano, não cabe mais em você ou já foi tão usada que você só cansou mas tem dó de se desfazer? Separe todas elas e coloque para doação – se estiverem em bom estado, claro. Assim, você vai dar um fim melhor para elas, vai parar de se sentir mal por não usar e ainda vai ajudar alguém que precisa. Só benefícios!

Agora, se algumas peças estiverem com etiqueta ainda e você tem certeza de que vai usá-las se souber como incluir no look, a arrumação certa também pode te ajudar nisso! Por exemplo: experimente a peça com todos os complementos que você acha que funcionariam com ela. Achou um? Deixe-o visível perto da peça nova, assim você vai lembrar da composição e vai poder tirar a etiqueta de uma vez por todas!

E se uma peça estiver larga, mas você a ama e gostaria muito de usá-la ainda, leve em uma costureira! Elas são nossas melhores aliadas e podem transformar roupas antigas em novinhas, prontas para entrarem em cena novamente.

Tirar peças do guarda-roupa

Dica 3:

Tudo limpinho, seco e peças devidamente analisadas: chegou a hora de colocá-las no lugar delas! Você pode começar separando as peças por tipo ou cor – fica a seu critério. Porém, nossa sugestão é separar por categoria, para você conseguir ver todas as opções que tem de uma mesma peça.

Selecione o que vai ficar pendurado e o que vai para as gavetas, por exemplo: calças, jaquetas, camisas, vestidos, blusas de tecido mais fino que são mais fáceis de amassar e até saias podem ficar em cabides. Já as roupas íntimas, meias, camisetas, blusas, croppeds, roupas de praia e shorts ficam muito bem dobrados.

Se puder, também invista em cabides padronizados, todos iguais. Dessa forma, você evita receber um excesso de informação com cabides coloridos e diferentes e consegue focar só no que realmente importa.

Separar peças por categorias

Já decidiu o que vai ficar onde e está com os cabides iguais a postos? Então é só escolher a ordem que você prefere! Se quiser, pode começar por roupas que ficam menos volumosas até as que ocupam mais espaço, da esquerda para a direita. 

Nas gavetas, a dica é deixar as roupas íntimas, meias e roupas de banho na primeira gaveta e continuar com a ordem que se veste: partes de cima primeiro e, na última gaveta, os shorts e saias, se quiser guardá-las dobradas em vez de pendurar.

E se você ainda tiver prateleiras, saiba que elas são ótimas para guardar itens como tricots e moletons, ou até outras peças mais pesadas que podem deformar caso fiquem em cabide.

Organizar o guarda-roupa

Dica 4:

Para as gavetas – principalmente as de roupas íntimas, biquínis e meias, vale a pena apostar em organizadores do tipo colméia! Com eles, você encaixa cada par de meia ou cada conjunto de lingerie e biquíni no mesmo quadradinho e, assim, já evita ter que ficar procurando uma das partes para poder usar. Melhor coisa!

Dica 5:

Não esconda as peças! Nada de enfiar aquele pijama quentinho que você ama muito atrás de outras roupas ou colocar uma jaqueta no mesmo cabide de um vestido e escondê-lo. A ideia é deixar sua vida mais prática na hora de pegar as peças que você quer usar, mas também te incentivar a usar outras que sempre ficam esquecidas no armário – e pra isso você precisa vê-las lá! 

Então, tenha um cabide para cada uma das peças penduradas e tente deixar todos os itens visíveis na gaveta – também vale usar organizadores para camisetas, blusas e shorts, viu? 

Cabides para cada peça

Dica 6:

As peças leves de verão são tranquilas, mas você ainda não sabe como guardar roupas de inverno? Bom, como já falamos ali em cima, peças de lã, tricots e até aquela segunda pele que você usa nas viagens, ficam melhores dobradas, para não correrem o risco de deformar com o peso ou até do próprio cabide puxar um fiozinho e estragar. 

Já as jaquetas ficam melhores penduradas em cabides e, inclusive, podem ser protegidas por uma capa para evitar que o tecido seja prejudicado – ótima pedida para evitar que o couro sintético descasque, por exemplo. 

Mas, é importante tomar o dobro de cuidado com itens de algodão e flanela, que podem atrair fungos. Então, depois de lavá-los, certifique-se de que estão muito bem secos antes de voltar ao armário e, se sua casa for muito úmida, vale investir em um sachê antiumidade para acompanhar as roupas nesses tecidos dentro do guarda-roupa.

Organizar peças do guarda-roupa

Dica 7:

Se você tem pouco espaço e precisa descobrir como organizar um guarda-roupa pequeno sem ter que abrir mão de tudo, uma boa opção é apostar em embalagens a vácuo próprias para isso.

Quem nunca foi arrumar uma mala de viagem, exagerou na quantidade de roupas e precisou embalar a vácuo para caber tudo? Pois é, essas mesmas embalagens podem ser suas melhores amigas na hora de arrumar um armário não muito espaçoso – principalmente para guardar as roupas de frio das quais falamos anteriormente, que são bem volumosas e ocupam muito espaço. 

E as roupas de cama, sobretudo os edredons, também entram nessa jogada! Afinal, se você só coloca eles para jogo em uma época do ano, pode deixá-los embaladinhos nas outras estações para economizar seu espaço que já é pouco!

Só vale tomar cuidado com embalagens de plástico que podem esbranquiçar ou amarelar suas roupas, combinado?

Dica 8:

Para sapatos e acessórios, a dica de conseguir ver tudo também é válida! Então, nada de amontoar os pares ou guardar bolsas uma dentro da outra!

Se você não tiver uma gaveta para guardar cintos, por exemplo, uma boa saída é separar um ou dois cabides para pendurá-los. Assim, você consegue ver todos tranquilamente e não precisa se preocupar em arranjar outro espaço para eles.

Organizar acessórios no armário

E caso você não tenha uma sapateira e uma prateleira para dispor as bolsas tranquilamente, também existem cabides organizadores específicos para cada um deles. Além disso, você ainda pode optar por nichos para qualquer uma das duas categorias ou apostar em um mancebo para as bolsas exclusivamente.

Prateleira para organizar bolsas

Agora que você já sabe como organizar um guarda-roupa, vai ficar muito mais fácil escolher seu look do dia! E aí, o que achou das nossas dicas?