Blog Damyller
| Atualizado em

O jeans na história do Rock

dia do rock

Em 1853, nos Estados Unidos, caravanas cruzavam os territórios indígenas para escavar minas em busca de ouro. Era necessário uma roupa extremamente resistente e robusta, capaz de suportar uma rotina de trabalho árdua.

Foi nesse contexto que surgiu o jeans, a roupa mais universal já inventada pelo homem, feita de um tecido rústico que servia para cobrir barracas. Mas foi só a partir da década de 1950 que a juventude americana o adotou como símbolo de rebeldia, principalmente influenciados pelo cinema e, claro, pelo rock ‘n’ roll.

O jeans carrega abertamente a sua história e não pode ser associado a um único código, muito pelo contrário, ele é tão democrático que é considerado um elemento para todos os estilos. Ele também sempre esteve presente na história do Rock, compondo o figurino de ícones de diversas gerações. Confira!

Elvis Presley era um grande adepto da calça jeans reta com lavagem escura e, junto dos astros do cinema James Dean e Marlon Brando, influenciou os adolescentes daquela geração.

O movimento hippie trouxe uma nova forma de se vestir e o jeans, mais uma vez, marcou presença. Confortável e cheio de movimento, o shape da calça flare foi incorporado ao estilo de grandes astros, como Janis Joplin e Jimi Hendrix.

Elton John trouxe mais brilho e originalidade ao rock. Até mesmo quando usava jeans, ele optava por peças autênticas com efeitos, como bordados, tachas e paêtes.

Sid Vicious, baixista da banda britânica de punk-rock Sex Pistols, fez história usando jeans e roupas pretas.

A banda americana The Smiths é um dos grandes representantes do estilo indie dos anos 1980. Os integrantes apostavam no jeans mais justo com barras dobradas e em peças neutras para compor um visual normcore.

Nos anos 1990, as bandas grunge explodiam nas rádios e conquistavam a geração MTV. Kurt Cobain, vocalista do Nirvana, não aparecia sem jeans destroyed, t-shirt podrinha e o bom e velho all star.

Estilo e personalidade são duas características marcantes no jeans na história do Rock. Uma parceria que transcendeu gerações, movimentos socioculturais e continua tão atual quanto antigamente.

Você já reparou ao seu redor e percebeu quantas pessoas estão usando jeans? Você vai se surpreender. Essa peça que parece tão comum, é muito mais do que parece. Ela carrega história, significado e a cada temporada tem o poder de ressurgir mais original e surpreendente.

Acessar a versão completa do blog