O jeans na história do Rock

13/07/2017
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)

Em 1853, nos Estados Unidos, caravanas cruzavam os territórios indígenas para escavar minas em busca de ouro. Era necessário uma roupa extremamente resistente e robusta, capaz de suportar uma rotina de trabalho árdua.

Foi nesse contexto que surgiu o jeans, a roupa mais universal já inventada pelo homem, feita de um tecido rústico que servia para cobrir barracas. Mas foi só a partir da década de 1950 que a juventude americana o adotou como símbolo de rebeldia, principalmente influenciados pelo cinema e, claro, pelo rock ‘n’ roll.

O jeans carrega abertamente a sua história e não pode ser associado a um único código, muito pelo contrário, ele é tão democrático que é considerado um elemento para todos os estilos. Ele também sempre esteve presente na história do Rock, compondo o figurino de ícones de diversas gerações. Confira!elvis presley usando jeansElvis Presley era um grande adepto do jeans reto com lavagem escura e, junto dos astros do cinema James Dean e Marlon Brando, influenciou os adolescentes daquela geração.janis joplin usando jeans flareO movimento hippie trouxe uma nova forma de se vestir e o jeans, mais uma vez, marcou presença. Confortável e cheio de movimento, o shape flare foi incorporado ao estilo de grandes astros, como Janis Joplin e Jimi Hendrix.elton john usando jeansElton John trouxe mais brilho e originalidade ao rock. Até mesmo quando usava jeans, ele optava por peças autênticas com efeitos, como bordados, tachas e paêtes.sex pistols usando jeansSid Vicious, baixista da banda britânica de punk-rock Sex Pistols, fez história usando jeans e roupas pretas.the smiths usando jeansA banda americana The Smiths é um dos grandes representantes do estilo indie dos anos 1980. Os integrantes apostavam no jeans mais justo com barras dobradas e em peças neutras para compor um visual normcore.kurt cobain usando jeansNos anos 1990, as bandas grunge explodiam nas rádios e conquistavam a geração MTV. Kurt Cobain, vocalista do Nirvana, não aparecia sem jeans destroyed, t-shirt podrinha e o bom e velho all star.

Estilo e personalidade são duas características marcantes tanto no jeans quanto no rock. Uma parceria que transcendeu gerações, movimentos socioculturais e continua tão atual quanto antigamente.

Você já reparou ao seu redor e percebeu quantas pessoas estão usando jeans? Você vai se surpreender. Essa peça que parece tão comum, é muito mais do que parece. Ela carrega história, significado e a cada temporada tem o poder de ressurgir mais original e surpreendente.

Vitrine Damyller