Faça chuva ou faça sol, as peças em denim são sempre ótimas aliadas, tanto para as produções femininas, quanto para as masculinas. Bem-vindas em diversas ocasiões, em inúmeras combinações e em todas as estações do ano, elas nunca saem de moda e estão sempre prontas para entrar pra jogo – ou seja, nem seria exagero dizer que todo dia é Dia do Jeans.
Porém, o tecido mais democrático e atemporal do universo fashion realmente merece uma data no calendário só pra ele, para relembrar sua história e exaltar seu sucesso, que já dura décadas e, felizmente, não tem nenhuma previsão para acabar. Mas, afinal, quando acontece essa comemoração e por quê? A gente te conta!
Conheça a história do jeans
A história do jeans começa em meados de 1792, quando o tecido começou a ser usado por marinheiros que enfrentavam longas viagens, e por trabalhadores do campo, principalmente em regiões da França – como Nimes, de onde vem o nome “denim”, uma vez que o tecido era conhecido como “sarja de Nimes”.
Porém, com a sua popularização, não demorou muito até que ele alcançasse outros continentes e ganhasse mais utilidades – e foi nessa viagem pelo mundo que o material chegou aos Estados Unidos e tomou conta das roupas dos mineradores da época, por ser muito mais resistente do que os tecidos utilizados anteriormente.
Depois disso, o denim foi pouco a pouco conquistando cada vez mais espaço para além do vestuário dos trabalhadores, até se tornar um verdadeiro ícone fashion que nunca mais saiu de cena.
A cor clássica do jeans
Para além da trajetória do tecido, você provavelmente também já se perguntou: por que o jeans é azul? Portanto, antes de falar um pouco mais sobre o Dia do Jeans, é hora de descobrir outra parte importante da história do tecido mais amado do universo fashion, que faz dele o que ele é hoje.
Naturalmente em tons crus e marrom, o denim passou a ser tingido com o corante natural índigo, que ao contrário dos demais, não penetrava na fibra quando o material era submetido a altas temperaturas. Em vez disso, ele se fixava apenas à parte externa, o que permitia que ele fosse se soltando levemente a cada lavagem, junto com alguns fios do tecido, o que tornava as peças cada vez mais confortáveis, sem perder a durabilidade.
Desta forma, os tons de azul se tornaram clássicos, e nunca mais perderam seu posto quando o assunto é denim!
Dia Mundial do Jeans
Você sabe qual é o Dia Mundial do Jeans? Em 20 de maio de 1873, foi conferida a patente para a primeira calça jeans como conhecemos hoje: com lavagem azul, bolsos clássicos, muita durabilidade, e os rebites que, na época, foram revolucionários e vieram para reforçar pontos estratégicos da peça.
Desde então, esta data foi oficializada como Dia do Jeans, como uma forma de celebrar anualmente o nosso tecido favorito, que está sempre presente na nossa vida, nos acompanhando em todas as situações e nos ajudando a expressar nossa personalidade por meio da moda.
O jeans Damyller
O denim está nas raízes da Damyller e faz parte da marca desde a sua criação, há mais de 45 anos. Por isso, para nós, ele vai muito além de um único dia – e de uma única coleção.
É claro que os clássicos sempre funcionam, mas deixar a rotina ainda mais prática e confortável nunca é demais – e foi pensando nisso que adicionamos uma dose extra de maciez e conforto às nossas peças, tudo em um design impecável e em um tecido que não amassa, proporcionando muito mais praticidade para o dia a dia. Tudo o que a gente precisa pra aproveitar este dia e todos os outros!
Aliada ao conforto, a sustentabilidade também é um dos nossos pilares. Pioneira na produção de peças em denim com zero descarte de água e, posteriormente, com a tecnologia ATMOS, que utiliza o ar da atmosfera na lavagem do tecido, a Damyller celebra esta data com orgulho de protagonizar tantos looks pelo país – e pelo mundo –, sempre cuidando do meio ambiente.
Fibras recicladas, algodão BCI, metais livres de níquel, tratamento da água e lavagens ecológicas são apenas alguns dos elementos presentes na fabricação das nossas peças, que chegam às lojas com o mesmo conforto e versatilidade de sempre, mas com um cuidado a mais com o nosso planeta. Não à toa, somos conhecidos por ter o jeans mais sustentável do Brasil!
Com tantas qualidades e possibilidades, no fim é só escolher as peças em denim que mais combinam com você e montar a produção do seu jeito para celebrar o Dia do Jeans em grande estilo!
Porém, é claro que para tomar essa decisão, não podem faltar algumas inspirações, certo? Dito isso, é só seguir por aqui e apostar no seu visual favorito!
Looks para celebrar o Dia do Jeans

Para colocar o seu lado fashionista para jogo nesta data especial, não tem nada melhor do que investir em uma calça jeans da moda, que está fazendo o maior sucesso no street – como é o caso da modelagem barrel!
Com caimento baggy, um corte afunilado no tornozelo e um detalhe que faz toda a diferença no cós assimétrico, a peça vem como a estrela do look, mas ainda pronta para qualquer compromisso!

Agora, se você preferir algo mais clássico e sofisticado para comemorar o Dia do Jeans, um blazer é a melhor pedida. Com textura maquinetada, ajuste na cintura e um shape estruturado com ombreiras, a peça vem atualizada, mas ainda com a mesma elegância de sempre, para usar desde o trabalho até aquele jantar especial, sem preocupações!

Com um toque vintage, muita personalidade e aquele toque de praticidade que não pode faltar, o look all jeans com camisa feminina oversized e calça wide leg na mesma lavagem é a escolha certa para quem gosta de mesclar peças curingas com tendências e transitar entre o retrô e o contemporâneo, tudo em um visual monocromático que nunca decepciona!

E para quem faz questão de estar sempre por dentro das novidades da moda, o dirty jeans não pode faltar no outfit da data, seja em uma única peça, ou na composição completa.
É certo que a lavagem mais desbotada, favorita do momento, já traz um toque autêntico para o resultado, mas você ainda pode dar um up com uma sobreposição nada óbvia, por exemplo, como acontece com o duo de colete e jaqueta por aqui. Não tem como errar!

Os coletes e as bermudas femininas tomaram conta do street ao redor do globo nos últimos meses, e também são apostas certeiras para comemorar a data – principalmente se vierem em conjunto, garantindo uma produção ainda mais fácil de compor.
Vale usar com camisa por baixo, com o colete fechado ou aberto, com tênis, sandálias ou botas nos pés, de acordo com o seu mood!

Elegante, feminino e nada óbvio, nosso vestido sem alça com recortes e fechamento no busto vem para atualizar o seu look jeans, sem deixar a praticidade de lado.
Aqui, a peça única já resolve o seu visual do Dia do Jeans sem precisar de mais nada, mas você sempre pode optar por uma camisa ou turtleneck por baixo, por uma jaqueta no mesmo tecido, e arrematar com o calçado que preferir, sem pensar duas vezes!

Os clássicos nunca saem de moda, mas sempre podem ganhar cortes atualizados – e por aqui, os looks com calça jeans estão em constante renovação!
Com a camiseta masculina em corte amplo e tecido texturizado com caimento leve e confortável, e a calça reta masculina curinga em lavagem azul com toque vintage, o duo que tinha tudo para ser básico fica muito mais interessante, pronto para celebrar a data em homenagem ao nosso tecido favorito!

Já na parte de cima da produção, o denim leve toma conta da camisa, que vai super bem com calças no mesmo tecido e lavagem, ou com a clássica chino masculina bege que também não pode faltar no repertório masculino. Aposta ideal para ir do trabalho ao fim de semana com praticidade e versatilidade de sobra!

Por fim, o look jeans masculino também pode trazer a mistura entre o casual e o elegante, em uma proposta que vai bem em qualquer ocasião.
Trazendo a lavagem escura do conjunto de jaqueta masculina trucker e calça skinny masculina, em contraste com os pespontos e a camiseta branca, a combinação fica totalmente prática, mas ainda pronta pra tudo, seja com sapato social, tênis ou coturnos nos pés!
E você, já sabia a origem do Dia do Jeans e a trajetória do tecido mais democrático e atemporal da moda?