Pular para o conteúdo

Conheça os tipos de saia que não podem faltar no seu closet

Conheça os tipos de saia que não podem faltar no seu closet

Entre diferentes comprimentos, modelagens, tecidos e estilos, existem diversos tipos de saia disponíveis no mundo da moda. Das mais curtas, passando pelas versões midi, até as mais longas, em jeans, no nosso amado preto básico ou com estampas, você pode escolher a que mais combina com a sua personalidade, sem medo de errar!

Mas, para eleger os modelos de saia que vão fazer parte do seu guarda-roupa e das suas produções daqui pra frente, que tal conhecer alguns clássicos e essenciais do repertório de uma boa fashionista, e descobrir como incluí-los nas composições do dia a dia?

Modelos de saias

Desde que a peça se tornou quase exclusiva dos looks femininos, em meados do século XII, os tipos de saias já sofreram muitas mudanças. No início, elas vinham sempre longas, com bastante volume e caudas, até chegarem nos modelos midi, criados por Coco Chanel nos anos 20, e nas famosas minissaias, algumas décadas depois, por volta de 1960.

Além dos comprimentos, os cortes também mudaram muito ao longo dos anos: enquanto os shapes mais estruturados entravam para jogo com os espartilhos nos primeiros visuais femininos com o item, as saias já passaram por caimentos retos, rodados, balonê, lápis, evasê, e tantos outros, até chegar nos dias de hoje.

Dito isso, chegou a hora de conferir algumas inspirações com modelagens diferentes para selecionar suas favoritas e usar em todas as ocasiões. Pronta? Vem por aqui:

Tipos de mini saia

Look feminino com mini saia jeans

Os modelos mais curtos em jeans são um dos tipos de saia mais queridinhos dos tempos atuais: com toda a atemporalidade do denim e o comprimento que tem tudo a ver com o clima tropical brasileiro, a peça não sai de cena dos outfits, independentemente do estilo.

Aqui, por exemplo, ela entra pra jogo com alfaiataria na parte de cima, seja com o blazer liso acompanhado da blusa preta básica, ou com o conjunto de cropped e casaqueto em xadrez, trazendo um equilíbrio despojado e arrumado na medida certa para todos os compromissos do fim de semana!

Look total jeans com saia mini

O utilitarismo voltou com força total para o street, e ele também pode tomar conta da saia jeans mini – ou até do visual inteiro, com o casaqueto do conjunto na parte de cima. O resultado fica prático e casual, certeiro para curtir os dias off, desde o almoço em família até o barzinho com os amigos.

Nos pés, o sapato tipo mocassim garante sofisticação sem deixar o conforto de lado, mas você também pode optar por sandálias de salto se quiser trazer um toque extra de feminilidade e elegância para o combo.

Look com saia jeans com tênis chunky

Mas, se o seu estilo é mais urbano e moderno, a dica é apostar na saia jeans com tênis chunky, criando um twist entre a vibe feminina da peça em comprimento mini, e o mood pesado dos sneakers.

Na parte de cima, a jaqueta aparece em modelagem cropped, usada sozinha como blusa, trazendo mais elementos atuais para a composição, sem muito esforço. Amamos!

Look feminino com pegada Y2K

Já para quem quer optar por estilos de saias com pegada Y2K, o modelo com pregas é a melhor pedida!

Porém, se engana quem pensa que ele só protagoniza combinações girly: com blusa preta, jaqueta jeans com forro peluciado e coturno tratorado nos pés, a proposta fica rocker e cheia de atitude, mesmo com o shape rodado na parte de baixo. Vale a aposta!

Tipos de saia jeans: modelo biker

Para variar ainda mais entre os tipos de saia jeans, o modelo biker entra em cena como uma opção cheia de personalidade para tirar as produções do óbvio.

Na parte de cima, uma camiseta branca com lettering e uma regata básica funcionam igualmente bem, e você ainda pode finalizar com a jaqueta do conjunto se o clima estiver mais fresco. Por fim, vale escolher entre tênis e botas, sem problema nenhum!

Look com saia mini bege

Agora, saindo um pouco do denim, por que não investir em uma cor neutra para protagonizar o visual?

Além de ser totalmente atemporal, o modelo mini bege ainda esbanja versatilidade e funciona perfeitamente em diferentes moods: desde a composição social e girly, com camisa feminina de mangas bufantes e sapato oxford, até o combo despojado de saia com bota, camiseta branca básica e jaqueta trucker preta. Essencial no guarda-roupa!

Looks femininos com saia preta

E nos looks com saia preta, o princípio é o mesmo: por ser uma peça curinga, ela combina com tudo! Neste caso, acompanhada da blusa branca com gola franzida, jaqueta em denim black e botas de salto e bico fino, ela traz sofisticação para o resultado, que fica pronto para uma balada ou um jantar especial no fim de semana.

Pitada rocker com blusa estampada

Mesmo sendo uma peça super versátil, você ainda pode escolher o modelo de saia preta que mais reflete o seu gosto pessoal. O modelo básico, por exemplo, que aparece aqui coordenado com a blusa cropped de poá e a bota Chelsea branca, traz um ar mais vintage e clássico, e vai bem em qualquer produção.

Já a versão resinada, com zíper na frente e nos bolsos, proporciona uma pitada rocker e glam, ideal para sair à noite – seja com um cropped igualmente ousado ou com uma blusa floral para equilibrar. Escolha sua favorita!

Saias estilosas em comprimento mini

Fechando nossas dicas com comprimentos mini, chegou a vez das estampas tomarem conta das opções de saias estilosas por aqui – porém, mais uma vez em propostas totalmente diferentes!

Com corte assimétrico, a versão listrada conta com o minimalismo da estampa, enquanto a modelagem fica responsável por tirar a peça do óbvio. Em contrapartida, no item com print geométrica colorida e diferentex, o shape vem transpassado, mais tradicional. Ambas são mais que bem-vindas no closet!

Tipos de saia midi

Look básico com saia jeans midi

Não tem como negar que os modelos de saia midi conquistaram o coração das fashion girls ao redor do globo: presentes no topo da lista de tipos de saia mais usados no street, eles vão bem em todas as ocasiões, são mega fáceis de combinar e não saem de moda.

Para compor looks de verão com praticidade e um toque casual, a peça em denim claro com fenda frontal é aliada infalível, assim como a t-shirt na parte de cima e o chinelo plataforma nos pés. Pronta em poucos segundos!

Look total jeans com jaqueta e saia

Seguindo nos looks com saia jeans midi, que tal um all denim para te acompanhar nos dias de meia-estação? O modelo fendado em lavagem clara aparece novamente por aqui, desta vez em um visual de conjunto com a jaqueta como blusa, em um duo prático e total versátil: do trabalho ao fim de semana, o outfit não decepciona!

Nos pés, a dica é investir em sandálias de salto para compromissos que pedem algo mais arrumado, em botas caso o clima esteja um pouco mais frio, ou em pares flat para trazer uma vibe casual – vale tudo!

Look com parte de baixo branca e blusa de babados

No look com saia branca, a vibe vai para um lado mais fresh e sofisticado, principalmente com um scarpin de salto fino nos pés.

Na parte de cima, a blusa verde de babados em jacquard traz um ponto de cor e textura para a produção, garantindo um resultado elegante, nada óbvio e certeiro para todos os momentos ao longo da temporada de calor.

Conjuntos femininos com saia midi

Mas, se quiser trazer mais cor para os looks com saia midi, também vale – e com conjuntos fica mais fácil ainda!

Seja em cores sólidas ou com textura, com croppeds ou blusas sem manga, com jaqueta e botas de salto para as estações intermediárias, ou com sandálias abertas nos pés para o verão, a aposta é sempre infalível!

Tipos de saia: midi vermelha com top em tom rosa

Quer mais tipos de saia para colorir seus outfits? Invista na peça vermelha em shape solto com fenda e arremate com um top e um casaqueto em tom de rosa, compondo uma das combinações mais amadas do universo fashion.

Para reforçar a feminilidade da proposta e trazer mais sofisticação, a sandália de salto e amarração é a melhor pedida. Com esse combo, você fica pronta para um almoço, para um date e até para um aniversário na tarde de sábado, sem precisar mudar nada!

Visual de conjunto com estampa de listras

O visual de conjunto volta a protagonizar os looks com saia e blusa, agora com direito a uma padronagem listrada em preto e branco, que deixa o duo atualizado, mas sem fugir das cores mais curingas da moda.

Para os passeios durante o dia, as sandálias flat ou de salto baixo são indispensáveis para reforçar o frescor e o conforto da produção. Já para a noite, sandálias de salto e uma bolsa baguete não falham: o mood fica chic no ato! Nada como poder contar com o poder da versatilidade, não é?

Conjunto feminino com estampa floral em tons vivos

As estampas também podem trazer cores vibrantes para os modelos de saia midi, sem problema nenhum!

Com a estampa floral em tons vivos presente em toda a composição, e a sandália neon nos pés, o resultado fica super tropical, com a cara do nosso verão – além de trazer feminilidade de sobra. Boa escolha para levar na mala de viagem na estação mais quente do ano!

Look feminino para o verão com estampa

E a criatividade marca presença por aqui, na produção de saia midi com tênis, graças ao mix’n’match digno de fashionista: coordenando a estampa colorida e abstrata da peça de baixo com o poá branco e azul do cropped tipo lenço, o combo passa bem longe do óbvio!

Para fechar com chave de ouro, ainda vale incluir uma bolsa vibrante, como é o caso do modelo amarelo, para trazer um toque extra de cor e informação ao outfit, e deixar tudo ainda mais interessante.

Tipos de saia longa

Look com saia jeans longa e camiseta

Não tem como negar: o look com saia jeans longa é um grande queridinho do momento e a peça já se tornou essencial no guarda-roupa. Mas, afinal, como usar essa tendência?

Assim como todas as peças em denim, não tem grandes segredos, já que o tecido combina com tudo, mas aqui a dica vai para um lado mais urbano e rocker, com t-shirt preta, bolsa de corrente na mesma cor e botas de bico fino nos pés. O visual fica pronto para te acompanhar de todos os compromissos do fim de semana até os dias de trabalho, dependendo do dress code da empresa. Infalível!

Tipos de saia jeans longa e blusa preta

Para variar um pouco entre os tipos de saia jeans longa, a sugestão é se atentar aos detalhes. Neste caso, por exemplo, a fenda frontal, somada à barra desfeita com um leve efeito degradé, proporciona outra cara para o item, que fica pronto para transitar entre propostas modernas e femininas, sem grandes esforços.

Coordenada com a blusa preta de lastex e a rasteirinha, ambas em pretinho básico, a combinação fica super prática, girly e ideal para os finais de semana de calor.

Looks com saia longa com mood esportivo

Quer levar os looks com saia longa para um lado mais básico e esportivo, sem abrir mão da personalidade do outfit? Associe a peça a uma regata branca lisa que não pode faltar no guarda-roupa, aposte em um tênis sporty nos pés e finalize com acessórios que dão mais atitude para a composição, como a choker e os óculos vintage. Não tem erro!

Como usar saia longa com regata branca

Provando que tem como usar saia longa com regata branca e sneakers, e garantir um resultado totalmente diferente, agora o trio conta com gola alta e mangas cavadas na peça de cima e fenda na parte de baixo, conferindo uma vibe mais fresh e girly para a produção.

Por fim, a dica é complementar o look com tênis branco curinga, sem fugir muito dos clássicos, e arrematar com um cinto de onça que dá o toque glam que faltava para o combo.

Dupla de saia longa e cropped corset

Em uma pegada total anos 2000, a dupla de saia longa e cropped corset também em jeans é pedida certa para quem ama a febre Y2K e não tem medo de ousar!

Para deixar tudo ainda melhor, invista no mix de cintos, que é tendência no street atual, em uma bolsa brilhante que também faz toda a diferença, e complete com a bota western nos pés, que ganha protagonismo graças à fenda da saia. Ótima aposta para deixar sua it-girl interior falar mais alto!

Looks com saia jeans em comprimento longo

Para fechar nossa lista, que tal dar um pouco mais de leveza e feminilidade para os looks com saia jeans em comprimento longo? Na versão leve do denim e com maxi babado na barra, a peça vem muito mais fluida e romântica, ideal para entrar na combinação com cropped roxo e tamanco amarelo, super divertida e girly.

Se quiser, vale incluir o cardigan do conjunto na parte de cima, seja para se proteger do ar condicionado de onde você estiver indo, ou para encarar os dias mais amenos da temporada de calor.

E aí, deu para conhecer os principais tipos de saia favoritos do momento e escolher os que mais combinam com você?

Comprar saia