Pular para o conteúdo

Tipos de vestidos: descubra os ideais para você

Tipos de vestidos: descubra os ideais para você

Quantos tipos de vestidos existem? Já se passaram séculos desde a sua primeira aparição em trajes femininos, e desde lá a peça se transformou completamente: o que antes era sempre longo e estruturado passou por diversas mudanças através das décadas até chegar na moda atual, com incontáveis versões. 

Hoje, os modelos de vestidos podem ser longos, midi, médios ou curtos, mas nenhum dos comprimentos se limita apenas a um estilo específico, e todo mundo pode usar um pouco de cada – ainda bem, não é? 

Além disso, as opções também incluem cores, tecidos e estampas, tornando quase infinitas as possibilidades. Ou seja, não tem como passar nem perto de contar todos os tipos de vestidos, muito menos de listá-los aqui. 

Porém, é super possível reunir algumas alternativas resumidas para garantir aquela inspiração do dia – e é justamente isso que a gente preparou! Então, se você está em busca de uma modelagem para combinar com seu mood, é só seguir por aqui e selecionar o que mais combina com você:

Vestido longo

Tipos de vestidos longos

Os modelos longos são os tipos de vestidos mais amados por quem preza pela praticidade e pelo frescor da peça, sem precisar deixar as pernas à mostra. Para melhorar, o item ainda pode trazer a versatilidade do denim em uma versão leve e fluida, além de detalhes como a abertura nas costas e a fenda, que fazem toda a diferença no resultado.

Vestido longo com visual de saia e blusa

Ainda com jeans e comprimento longo, a peça única em crepe floral na parte de cima e denim leve da cintura pra baixo proporciona um visual de saia e blusa super girly, sem precisar pensar na composição: é só vestir e sair! Nos pés, sandálias flat ou de salto são igualmente bem-vindas – escolha de acordo com a ocasião.

Vestido midi

Tipos de vestido midi

Mesmo que o item traga um ar de verão, é super possível usar vestido com jaqueta nos dias mais frios do ano. A versão floral midi, por exemplo, se torna uma aliada certeira na temporada de outono e inverno, coordenado a uma puffer jacket – que voltou com tudo para o street – e uma bota de cano alto nos pés.

Vestido midi floral

Outra alternativa infalível é usar o modelo de manga longa em animal print como vestido de inverno, associado a uma jaqueta jeans ou preta resinada. Com a primeira opção, o resultado fica mais despojado, enquanto a segunda reforça o glamour da estampa. Nos pés, vale investir em um par que esteja de acordo com a sua vibe do dia: desde tênis até sandálias e botas de salto, tudo combina com ambas as produções.

Vestido manga bufante estilo boho

E para quem ama um mood boho, incluir estampa de lenço nos vestidos para o dia a dia é pedida certa! Aqui, o shape ainda traz mangas bufantes, que também têm tudo a ver com o estilo boêmio, decote quadrado para valorizar o colo, e babado na barra para garantir mais leveza e movimento. Nos pés, as botas ajudam a aquecer em dias mais frios, mas sandálias de amarração são igualmente boas apostas quando as temperaturas sobem. 

Vestido jeans

Tipos de vestidos jeans

Assim como existem inúmeros tipos de vestidos em jeans, há várias opções do tecido que podem protagonizar a peça – e essa é uma delas. O denim clássico dá vez à versão listrada, que vem acompanhado de detalhes total girly e românticos, como os franzimentos e as camadas da saia, resultando em uma ótima escolha para um date!

Vestido jeans midi

Porém, as estampas não são a única forma de inovar no modelo de vestido midi jeans: com recortes em lavagens diferentes criando um degradé marcado ao longo do comprimento, o item continua passando longe do óbvio e trazendo feminilidade para o visual sem nenhum esforço. 

Se quiser finalizar com um truque de styling mega fácil, é só escolher seu lenço favorito e amarrar na cintura para criar mais uma camada na produção!

Vestido jeans chemise

Se as camisas femininas são ícones do office look, usar a modelagem delas no vestido para trabalhar não tem como dar errado! A versão tipo chemise, com abotoamento frontal, conta com um mix certeiro entre elegância e leveza, ótimo para ir ao escritório na primavera e no verão. 

Vestido médio

Tipos de vestidos médios

Em comprimento médio, os vestidos soltinhos para o dia a dia de calor ficam ainda mais frescos – e neste caso, quem protagoniza o visual é o denim leve, que ganha um bônus de fluidez e movimento com as camadas da peça. 

Porém, se preferir, você também pode investir em looks com vestido em opções coloridas e em outros materiais: a dica é escolher de acordo com o seu estilo e aproveitar os dias de sol do seu jeito!

Vestido médio amarelo

Já que falamos de cores, por que não mostrar como elas funcionam na prática? Aqui, o amarelo foi o escolhido para acompanhar o shape médio, junto do tecido leve, do babado na barra e da abertura nas costas, que deixam tudo total fluido e fresquinho. Com esse combo, o item vira aquele tipo de vestido perfeito para o verão!

Vestido médio breezy laranja

E vale até misturar elementos dos dois tipos de vestidos anteriores para ter uma terceira alternativa igualmente certeira para a temporada solar: as camadas tipo breezy agora vêm em tom de laranja, com direito a babados nas mangas e movimento de sobra! Ótima pedida pra usar na praia e na cidade, em qualquer dia da semana. 

Vestido curto

Tipos de vestidos curtos

Agora, um pouco mais acima dos joelhos, os comprimentos curtinhos também são indispensáveis nos vestidos de verão. Com estampa tropical, alcinha e recorte nas costas, o resultado fica total a cara da estação mais quente do ano – seja com mule, rasteirinha ou sandália de salto nos pés, não tem erro!

Vestido curto branco

Para quem segue um estilo mais básico, substituir as cores e estampas por um tecido branco liso é a melhor opção. No vestido curto, a cor reforça a vibe fresh enquanto o detalhe de torção no decote prova que básico não quer dizer sem graça. Complete o outfit com calçados abertos e arrase nos dias de calor!

Vestido curto jeans

Quando o assunto é comprimento curto, o look com vestido jeans também não fica de fora: a versão com franzimento e estampa que lembra laise proporciona feminilidade para somar com o frescor do item e resultar em um visual infalível para os meses de sol.

Vestido curto em jeans com mangas

E pra fechar, ainda vale dizer que tem modelo de vestido curto em denim até para as meias-estações! Na versão mais pesada do tecido e com mangas 3/4, a peça fica super adequada para climas mais amenos e para usar à noite, quando as temperaturas costumam cair um pouco. Seja com abotoamento ou zíper frontal, em lavagem azul ou preta, com mangas mais ou menos volumosas, uma coisa é certa: ele vai te acompanhar em muitas ocasiões! 

A melhor parte é que você nem precisa escolher entre os tipos de vestidos: dá para ter um de cada no closet e usar o item ao longo do ano todo!

Comprar vestidos