Pular para o conteúdo

18 dicas para compor um look rock feminino com maestria

18 dicas para compor um look rock feminino com maestria

Cheio de personalidade, o look rock feminino saiu de um movimento cultural que representava a liberdade de expressão, que contava com uma boa dose de rebeldia, e que marcou épocas, até se tornar atemporal e ganhar espaço no repertório de fashionistas e celebridades ao redor do globo, com itens que viraram verdadeiros curingas e must-have no guarda-roupa das it-girls que gostam de mostrar atitude com a forma de se vestir.

Na moda, temos registros de outfits rocker desde os anos 50: passando por 1960, quando surgiram os Beatles e os Rolling Stones, por 1970, com o punk rock e uma pitada extra de rebeldia, junto ao movimento contracultura, por 1980, com a fama das primeiras bandas de heavy metal, até 1990, quando o grunge toma conta de tudo, a vibe rockeira se manteve firme e forte, ganhando adaptações de acordo com as tendências de cada época.

Mas, afinal, quais são as características principais do estilo rock feminino?

Características do estilo rock feminino

Como falamos antes, o estilo rocker atravessou muitas décadas para chegar até aqui, e um bom exemplo para entender as mudanças pelas quais ele já passou, é a transição entre os anos 80 e 90, que foram da mistura glam rock, com muito brilho, jaquetas e calças resinadas, ombreiras e animal print, até as roupas largas do grunge, com camisas xadrez confortáveis, calças jeans destroyed e um mood muito mais despreocupado.

Contudo, todas as eras anteriores têm influência no que o estilo é hoje – e todas elas têm algo em comum: muita ousadia e personalidade, além de peças icônicas que ditam a proposta do visual sem precisar falar nada.

Dito isso, que tal conferir como montar um outfit rock na prática, com tendências atuais? Assim, você já garante algumas ideias para usar no seu dia a dia e não precisa perder muito tempo na hora de escolher a produção. Vamos lá?

Como compor um look rockeira

Não tem como falar de look rock e não pensar em um all black, não é mesmo? A cor é protagonista no closet de quem ama esse estilo, e o melhor de tudo é que ela é fácil de combinar e de incluir em diferentes composições, sem pensar muito.

Mas, não é só ela que dita o visual rocker: com denim, o clássico p&b, tecidos resinados, aplicações de rebites, estampas xadrez, coturnos, e até alguns tons coloridos e vibrantes, a proposta é garantida! E também vale ficar de olho no que está em alta no universo fashion para adicionar às composições, como é o caso dos acessórios metalizados, que são uma super tendência do momento.

Look rock all black

Já que o all black é sempre uma das primeiras opções para compor o look rock feminino, é claro que ele foi o escolhido para começar nossa lista! Mesmo sem as tão amadas t-shirts, o outfit funciona perfeitamente com o cropped de amarração na cintura, que traz um toque sexy na medida certa para o resultado.

E para quem não abre mão do conforto, vale optar pela calça mom e pelos sneakers branco nos pés, como ótimos aliados comfy e cool. Pronto, a composição está completa para te acompanhar em shows, barzinhos e até baladas de rock!

Look rock feminino em preto  e tecido resinado

Como falamos por aqui, além do habitual look preto, o tecido resinado vem para somar quando o assunto é mood rocker – e com ele presente nas duas peças, o combo ainda fica super fácil de montar.

Aqui, o cropped e a calça em modelo boot cut, junto com o tênis p&b, transmitem um mood moderno e despojado, ainda sem perder o lado sexy do tecido. Outra alternativa é investir em um salto para dar um ar mais sofisticado à combinação, ou em um coturno para garantir toque ainda mais rockeiro. E nos dias mais frios, não tenha medo de incluir uma terceira peça, como uma jaqueta também resinada, ou uma camisa feminina branca por baixo do top, bem fashionista!

Look com calça jeans para show à noite

Sem tirar o pretinho básico de cena, agora a cor favorita das rockeiras vem acompanhada de uma calça jeans em um duo ideal para compor um look para show à noite. Mas, não acaba aí: além da pitada sexy e moderna do top e da bolsa baguete, o truque de styling fica por conta da wide leg por dentro da bota, que dá outra cara para o visual, sem nenhum esforço.

Para melhorar, o calçado ainda traz aplicações e um acabamento vinílico, que tem tudo a ver com as inspirações 80’s do estilo.

Look rock feminino com roupas femininas oversized

As roupas oversized também são mais que bem-vindas no estilo rocker – afinal, é uma característica super marcante do grunge 90’s! Para criar um resultado larguinho, você pode coordenar as camisetas femininas despojadas com uma calça jeans cargo, por exemplo, que não só reforça o shape solto, mas também traz uma trend queridinha e referências Y2K para a produção.

Look rock feminino com t-shirt estampada

Dá para compor um look rock feminino e adicionar detalhes da estética Barbiecore no mesmo outfit? A resposta é sim! Com uma t-shirt estampada, que fica ainda mais rocker se for de alguma banda, uma calça jeans, e apenas alguns elementos em rosa, como a bolsa e a sandália, que trazem o toque girly pra proposta, a mistura não tem erro e fica pronta para diversas ocasiões do dia a dia, desde o fim de semana até o trabalho, dependendo do dress code da empresa.

Composição rocker com calça resinada e jaqueta em denim black

O duo p&b é uma combinação clássica e certeira para montar uma composição rocker, principalmente se os elementos trouxerem características do estilo, como é o caso aqui: além do look preto e branco como um todo, as peças também criam a vibe rocker individualmente, desde a jaqueta em denim black, até a t-shirt e a calça resinada. Nos pés, finalize com um coturno tratorado para fechar com chave de ouro!

Camiseta e calça jeans com sobreposição oversized em off white

E como falamos no começo, também é super possível acrescentar um toque da própria personalidade na roupa rocker, inclusive com elementos em tons vibrantes, mesmo sem fugir do estilo! Um bom exemplo disso é a produção com camiseta e calça jeans, que já resolveria tudo, mas agora aparece com uma sobreposição oversized em off white e uma bota de salto como ponto de cor, que fazem toda a diferença e deixam o resultado muito mais fun e equilibrado.

Look com jaqueta e calça resinada para sair à noite

Trazendo o tecido resinado de volta para o seu look para sair à noite, novamente com o nosso queridinho all black, a dica é investir no visual de conjunto, que dá tanto para usar com a jaqueta fechada e criar um padrão de texturas, ou com um top cropped simples por baixo, ainda na mesma cor.

E nem precisamos falar que essa dupla é essencial no guarda-roupa de quem ama o mood rocker, certo? Com o acabamento diferentex, ela já dá um up em qualquer outfit, e ainda pode ser incluída em outras composições, mesmo separadas.

Estilo rocker com calça wide leg jeans e jaqueta resinada

Se tem algo que o estilo rocker não consegue ser, é básico – até mesmo quando a maioria das peças da combinação são as curingas clássicas do dia-a-dia. E para provar isso, nada melhor do que o trio de preto, branco e jeans, com cropped liso, jaqueta resinada e wide leg.

Aqui, o truque é aproveitar os looks com bota para usar a calça por dentro do sapato, e ainda trazer mais elementos rocker para a produção, com o acabamento envernizado e as aplicações do par. Finalize com uma bolsa preta de corrente e pronto, já pode ir para qualquer compromisso esbanjando sua vibe rockeira por aí!

Look rock feminino com moletom preto

Mas, nem só de calça se faz um bom look rock feminino: as saias também entram pra jogo e não decepcionam na hora de garantir a proposta! O modelo com brilho, por exemplo, traz uma pitada de glamour para a composição, assim como a mini bag metalizada, compondo uma dupla infalível de tendências do momento.

Para fechar, o moletom feminino aparece na parte de cima como responsável por um lado mais comfy e cool, além de deixar tudo pronto para as meias-estações. Seja com sandálias ou botas nos pés, o resultado é certeiro para aproveitar uma noite de sábado, desde um jantar até uma balada com os amigos.

Mood rocker com saia e camiseta estampada

Por falar em saia, é claro que não teria como deixar o modelo resinado de fora, certo? A peça esbanja atitude e sensualidade na medida certa, mas também fica ótima coordenada com itens despojados, como o look com camiseta mais larguinha e estampada, pochete transpassada e coturno de salto grosso ou flat nos pés.

Nesse combo, o que não falta é inspiração 90’s, tanto do mood rocker da época, quanto do movimento punk, e até do próprio street de maneira geral. Vale a aposta!

Mini saia jeans em lavagem clara e t-shirt preta

Não tem segredo na hora de escolher roupas de rock, principalmente quando vamos para o lado do básico que funciona. Por aqui, a escolha fica por conta de uma t-shirt preta, essencial do closet, e uma mini saia jeans em lavagem clara, que também é um super curinga atemporal.

O cinto western na mesma cor da camiseta e a mini bag com rebites e alça de corrente vêm para elevar o visual no ato, mas a chave mesmo está na meia fina mais alta com textura poá, coordenada ao sapato tratorado, que fecham o outfit com maestria e personalidade de sobra, sem esforço.

Look com saia mini associada à jaqueta bomber

E novamente com camisetas femininas descoladas na produção, a tendência Y2K volta a dar as caras por aqui, desta vez com a combinação de jeans com jeans, que é super fácil de montar e nunca sai de moda.

Neste caso, a saia mini associada à jaqueta bomber garante um resultado pronto para as meias-estações, sobretudo com botas de cano curto nos pés, mas você ainda pode optar por calças e shorts, assim como outros modelos na sobreposição, como o trucker mais tradicional ou uma parka. Ótima pedida para todos os compromissos do fim de semana, desde a tarde com os amigos, até um passeio no shopping e um almoço de domingo.

Look rock  all black com camiseta lisa e saia curta

E se tem um look rock feminino que traz a vibe 90’s com maestria, é o all black com camiseta lisa e saia curta, jaqueta jeans como terceira peça, uma mini bag transpassada cumprindo o papel das pochetes e, claro, as meias 3/4 que têm tudo a ver com a moda grunge da década, junto com o oxford tratorado. Amamos!

Camisa com babados e mangas bufantes com short preto resinado

Não podemos falar em proposta rocker sem mencionar as tão amadas estampas xadrez, não é? Mas aqui, a padronagem aparece na camisa com babados e mangas bufantes, quje traz um pouco do estilo vintage para a composição rocker, com o short resinado na parte de baixo e o coturno de salto nos pés. A mistura foge do óbvio e funciona perfeitamente bem, além de trazer um toque mais feminino junto ao mood rock.

Estilo rock total jeans oversized e com aplicações

Como mostramos nesta lista, o denim é aliado certeiro ao estilo rock, mas com peças oversized e aplicações, o resultado fica ainda melhor! A tonalidade do jeans do short pode acompanhar a lavagem da parte de cima, ou criar um contraste para deixar a produção final muito mais interessante. Por fim, nem precisamos dizer que arrematar os looks com coturno é sempre uma ótima aposta!

Looks com jaqueta jeans com tachas e pedrarias

No look para festival, principalmente nas meias-estações, a jaqueta jeans com tachas e pedrarias também é pedida certa, seja para arrematar um all black, ou para compor um jeans com jeans, aliada a um cropped branco na parte de cima.

Nos pés, os tênis deixam tudo muito mais comfy e cool, como de costume, mas o coturno é sempre infalível para reforçar a vibe rocker em poucos segundos.

Vestido curto em tecido resinado com blusa de poá

Por último, mas não menos importante, os looks com meia-calça preta ganham vez na nossa lista, como uma boa alternativa para quem não quer abrir mão dos comprimentos mais curtos, mesmo em temperaturas mais baixas.

Neste caso, o tecido resinado aparece no vestido curto, que pode protagonizar o outfit sozinho, em uma pegada sexy e moderna na medida, sem precisar de mais nada, ou vir associado a uma blusa de poá mais girly, combinando com a meia e trazendo o clássico duo p&b para a composição. Não tem como errar!

Cheio de personalidade, estilo e atitude, o look rock feminino pode transitar por diferentes ocasiões e estações do ano. E aí, que tal incluir a proposta no seu dia a dia?

Assine nossa newsletter