Listras, pra que te quero

Publicado em: 2 de junho de 2020 | Atualizado em: 2 de junho de 2020
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)

Se tem algo que amamos e não pode faltar no closet, são estampas atemporais. Poá, xadrez, listras; todas elas já nos acompanham há décadas e não têm pretensão de sair de cena tão cedo – arriscamos até dizer que nunca sairão. As três merecem atenção por igual, claro, mas este post vai ser especial pra exaltar todo o poder das listras!

Primeiro, vale lembrar que a moda não tem leis e regras; se você gosta e se sente bem usando determinada cor, estampa ou peça, mergulhe de cabeça e use mesmo, sem medo!

Mas, por que estamos falando disso agora? Simples: por muito tempo, foi difundida a ideia de que as listras horizontais engordam e as verticais emagrecem. Tudo bem, de acordo com a ilusão de ótica, isso é uma verdade, porém, sem nenhuma relevância. Afinal, ninguém tem que parecer mais gorda ou mais magra do que é – o importante é gostar de si mesma e do look que está usando.

Dito isso, vamos falar da lista pelo ponto de vista da indumentária! Na Idade Média, as listras costumavam ser associadas às pessoas “à margem” da sociedade, tais como bandidos, doentes, presidiários e bobos da corte.

Com o tempo – passado do século 18 -, as listras horizontais passaram a ser símbolo da aristocracia, enquanto as verticais seguiam tendo relação com classes marginalizadas, como os serviçais.

Contudo, a popularidade da estampa mudou completamente depois que uma jovem estilista, chamada Coco Chanel, resolveu incluir as listras, com inspiração nos marinheiros – olá, navy! – em suas criações. Desde então, elas nunca mais saíram de cena – felizmente!

E já que até hoje a print faz tanto sucesso, não poderíamos deixá-la de fora das nossas inspirações por aqui, certo? Então, depois dessa pequena aula de história, vamos ao presente das listras com alguns looks que você provavelmente vai querer usar pra ontem! Vem com a gente!

Calça jeans listrada com blazer

Se engana quem pensa que não dá pra misturar dois tipos diferentes de listras em um mesmo look. Saiba que as produções listradas não são feitas só de conjuntinhos e dá perfeitamente pra coordenar uma calça azul ou preta com risca de giz à jaqueta com branca com listras um pouco mais grossas, em azul. A produção pode ir tanto ao office look, com uma camisa social, quanto ao fim de semana, seja com um body, cropped top ou uma t-shirt descolada.

Vestido amarração listrado

As listras também podem ganhar espaço nas peças únicas, como vestidos e macacões. O modelo em jeans com abotoamento frontal pode ser seu aliado ideal para o próximo verão – e todos os outros virão pela frente, afinal, sabemos que as listras são eternas. Pra fechar, a peça ainda conta com um cinto – também listrado – que, além de acinturar a modelagem, fazendo com que ela vista perfeitamente no corpo, ainda cria um mix com as listras horizontais e verticais.

Jaqueta jeans branca com listras em azul

A jaqueta jeans branca com listras em azul pode compor qualquer look do seu dia a dia. Vai usar uma calça com listras diferentes? Pode coordenar com ela – como já mostramos ali em cima. Quer combinar com outra peça na mesma print? Também vale! Ou então, quer deixá-la protagonizar no mood listrado e apostar em peças lisas e básicas pro resto do outfit? Pode muito! E para as mais fashionistas, vale até investir em um mix n’ match com outra padronagem, como o poá.

Conjuntinho listrado

Mas, é claro que a gente não ia deixar de falar especialmente do conjuntinho, né. O duo maravilhoso que dá aquela força nos dias de preguiça fashion – e nos dias de inspiração também – fica perfeito com o jeans listrado em branco e azul. Com ele, você pode compor vários looks diferentes – seja com camisa, t-shirt, regata ou turtleneck, com scarpin, bota, tênis ou mule – e, assim, estar pronta para qualquer ocasião!

Deixa as listras te conquistarem!