DICAS DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NA REDUÇÃO DO USO DA ÁGUA

06/11/2019
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)

Que a Damyller possui uma coleção chamada ECODAMYLLER com zero descarte de água na produção do seu denim, você já sabe né? No início do ano, também ingressamos na plataforma A MODA PELA ÁGUA criada como um espaço de inovação, conhecimento, e transparência, onde as empresas se encontram e compartilham suas iniciativas referentes ao consumo consciente de água, promovendo a consciência em toda a sua cadeia de valor.

Imagem de um modelo de calça jeans masculina com zero descarte de água.

Mas além da produção do jeans que você usa no seu look de forma consciente, sabemos que com algumas medidas práticas na rotina diária, podem reduzir e muito a quantidade individual que usamos por mês. Vamos tentar? Além de contribuir com o meio ambiente, você ainda ganha uma economia na conta no fim do mês.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

 

–  Em um intervalo de cinco anos, cada calça jeans consome 5.196 litros de água. Destes, 460 litros por calça são utilizados pelos consumidores finais que lavam seu jeans a cada 15 dias. (fonte – estudo Pegada Hídrica Vicunha).

– Em média, cada brasileiro consome 200 litros de água por dia. Esse número é surpreendente, não é mesmo?

Listamos algumas dicas de como controlar o uso da água no dia a dia com pequenas e importantes ações que fazem a diferença.

 

  • No banho: Você sabia que um banho de 20 minutos gasta cerca de 180 litros de água? E quando tomamos um, dois ou até três banhos ao dia esse número fica assustador. Para reduzir drasticamente, uma dica: se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto! Com duração de 5 minutos, o consumo cairá de 135 para 45 litros.

 

  • Ao escovar os dentes: Se você escovar os dentes por cerca de 5 minutos com a torneira não muito aberta, lá se foram 12 litros de água. Dica: molhe a escova e feche a torneira enquanto escova os dentes. Após enxague a boca com um copo de água, e economize cerca de 11,5 litros de água.

 

  • Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito (vazando). Aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

 

  • Na torneira: Fique atento se a torneira não continua pingando água mesmo quando fechada. No período de um ano, ao menos 16 mil litros de água limpa são desperdiçados pelo mau fechamento das torneiras.

 

  • Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta o tempo todo, desperdiça até 115 litros de água. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxague tudo de uma vez. O consumo cai para inacreditáveis 20 litros.

 

  • Lavar carro: Quando for lavar o carro, não utilize mangueira. Troque o utensílio pelo balde. Se a lavagem dura 30 minutos e a mangueira fica aberta, o gasto pode chegar a 560 litros. Com o balde, cai para 40 litros.

 

  • Lavagem de frutas e legumes: Na hora de lavar frutas, legumes ou verduras, use uma panela ou tigela com água, em vez de usar água corrente. Depois, use essa mesma água para outras tarefas da casa, como limpar o chão ou para regar as plantas.

 

  • Na limpeza de quintal e calçada: Procure usar sempre a vassoura para limpar o local. Se a lavagem dura 15 minutos e a mangueira fica aberta, o gasto pode chegar a 280 litros. Se precisar reutilize a água que sai do enxague da máquina de lavar.

 

  • Ao Lavar Roupas: Utilize a máquina de lavar somente quando ela estiver na capacidade total. São gastos por lavagem, 135 litros de água! Dependendo do número de enxagues, dá para economizar até três baldes cheios por lavagem e reutilizar a água em outras tarefas diárias.

 

  • Ar-condicionado: O seu fica pingando água? Coloque um balde embaixo da goteira e utilize a água captada para outras atividades.

 

 

Curtiu? Acompanhe as nossas ações na hashtag #ecodamyller no Instagram e vamos juntos,

fazer a nossa parte!