Pular para o conteúdo

Dia do Jeans: a história do tecido democrático e atemporal

Dia do Jeans: a história do tecido democrático e atemporal

As peças em denim são nossas maiores aliadas, seja nas produções masculinas ou femininas, no frio ou no calor, nas mais diversas ocasiões, em apenas uma parte do look ou nele inteiro – e é por isso que não seria nenhum exagero dizer que todo dia é Dia do Jeans.

Porém, o tecido mais democrático e atemporal do universo fashion realmente merece uma data no calendário só pra ele, para relembrar sua história e exaltar seu sucesso, que já dura décadas e não tem nenhuma previsão para acabar – ainda bem! Mas, afinal, quando acontece essa comemoração e por quê? A gente te conta!

Quando é o Dia do Jeans?

Em 20 de maio, o Dia do Jeans é celebrado ao redor do mundo todo, e não é para menos: ele está sempre presente na nossa vida, nos acompanhando em todas as situações e nos ajudando a expressar nossa personalidade por meio da moda. 

Essa data foi marcada em 1873, graças à patente da primeira calça em denim como conhecemos hoje: em lavagem azul, com rebites e botões de metal, e uma dose extra de durabilidade, que era essencial na época da Corrida do Ouro – e continua sendo uma característica indispensável atualmente. 

Qual é a história do jeans?

Inicialmente, nosso tecido queridinho era usado por marinheiros que enfrentavam longas viagens, e por trabalhadores do campo, principalmente em regiões da França. Porém, com a popularização do denim, não demorou muito até que ele alcançasse outros continentes e ganhasse outras utilidades. 

Foi nessa viagem pelo mundo que o material chegou aos Estados Unidos, tomou conta das roupas dos mineradores da época por ser muito mais resistente com relação ao que utilizavam anteriormente e foi, pouco a pouco, conquistando cada vez mais espaço, até se tornar um verdadeiro ícone fashion que nunca mais saiu de cena.

O Dia Mundial do Jeans na Damyller

O denim está nas raízes da Damyller e faz parte da marca desde a sua criação, há mais de 40 anos. Por isso, o Dia do Jeans é mais do que importante por aqui, e buscamos comemorá-lo de formas que tornem a data igualmente especial para quem nos acompanha.

Comemorando o dia do jeans com influencers na fábrica

Em 2019, por exemplo, convidamos um squad de influenciadores de peso para comemorar de pertinho com a gente e conhecer todo o passo a passo da fabricação das nossas peças. Nomes como Hugo Gloss, Paola Antonini e Mica Rocha desbravaram nossa fábrica e descobriram tudo que acontece com o tecido até ele virar aquela peça prontinha para ser usada.

Já em 2021, mesmo que a distância, a data não passou em branco: preparamos uma edição exclusiva e personalizável da jaqueta jeans trucker clássica que nunca perde seu posto e combina com qualquer composição.

Jaqueta comemorativa ao dia do jeans

Nela, era possível incluir uma palavra ou as iniciais desejadas, para deixar a peça com um toque único, e pronta para protagonizar o outfit ideal para o Dia Mundial do Jeans.

Porém, como já falamos antes, o denim é uma das nossas bases mais fortes, assim como em todo o street. Por isso, ele vai muito além de um dia só – ou de uma linha só.

É claro que os clássicos sempre funcionam, mas deixar a rotina mais prática e confortável nunca é demais – e foi pensando nisso que criamos a linha Fit Denim! Nela, os itens contam com muito movimento e elasticidade para fazer o que quiser, com um design que veste super bem em qualquer corpo. Tudo que a gente precisa pra aproveitar este dia e todos os outros, não é?

E aliada ao conforto, a sustentabilidade também tem grande destaque por aqui! Pioneira na produção de peças em denim com zero descarte de água, a Damyller celebra este Dia do Jeans com orgulho de montar tantos outfits pelo país – e até pelo mundo – afora, cuidando do meio-ambiente.

Na linha Ecodamyller, que traz peças em denim que vão desde calças e jaquetas, até camisas e blusas cropped, tudo é feito com materiais e tecnologias não nocivas à natureza, tornando a moda mais sustentável – como ela deve ser. 

Fibras recicladas, algodão BCI, metais livres de níquel, lavagem com produtos químicos ecológicos e botões de coco no acabamento são alguns dos elementos presentes na fabricação das peças, que chegam até as lojas confortáveis e versáteis da mesma forma, mas com um cuidado extra com o nosso planeta, que faz toda a diferença. Ótima pedida pra quem quer vestir a camisa – ou a calça – da sustentabilidade neste dia especial!

No fim, é só escolher a linha e os tipos de calça jeans que mais combinam com você, e comemorar em homenagem ao dia que essa peça tão indispensável foi criada!

Looks para celebrar o Dia do Jeans

Agora que já conhecemos a história do tecido, que tal se inspirar em algumas dicas de produções com ele, para não perder o costume? Até porque, não tem forma melhor de curtir essa data do que usando nosso material queridinho! Vem com a gente:

Look masculino e feminino com jeans

Neste Dia do Jeans, assim como em todos os outros dias do ano – e da vida! -, vale misturar as lavagens das peças para criar um contraste mega estiloso e despojado, vale usar um short de verão com a jaqueta sobreposta para criar um visual equilibrado e certeiro para as meias-estações, vale usar com camiseta por baixo ou com a sobreposição fechada como camisa, e vale até combinar o outfit com alguém que você ama. Só não vale deixar o denim de fora da sua composição!

Look todo jeans masculino

Se não quiser arriscar no mix de lavanderias, a dica é investir no bom e velho monocromático, no look com calça jeans e camisa na mesma tonalidade de azul. O resultado é confortável, super fácil de compor, e te acompanha em qualquer lugar, desde o trabalho até o happy hour ou o passeio de fim de semana, tanto com tênis quanto com sapato nos pés. Nada como ter peças curingas no guarda-roupa, não é? Não tem erro!

Look da Thássia Naves para comemorar o dia do jeans

E para exaltar a praticidade das peças em denim no outfit feminino dos climas mais amenos, por que não apostar em um conjunto? Seja com jaqueta e short, camisa e calça ou vice-versa, as associações sempre funcionam perfeitamente, porque um bom jeans nunca decepciona: é só vestir e sair, com a certeza de que vai esbanjar conforto e estilo ao longo do dia inteiro!

Macacão jeans feminino

Por fim, para quem não quer nem se dar ao trabalho de vestir mais de um item no look, as peças únicas também vêm no nosso tecido mais amado para protagonizar o visual inteiro, sem ter que pensar em nada na hora de escolher a produção para qualquer que seja o compromisso do dia. O macacão já faz todo o trabalho por você, e além de ser mega prático ainda cai bem em todos os tipos de corpo. Afinal, se tem uma coisa que o denim é, é democrático!

E você, sabia a origem do Dia do Jeans e a trajetória do tecido mais democrático e atemporal da moda? Conhecendo ou não a história dele, uma coisa é certa: todo mundo usa, já usou ou vai usar uma roupa em denim – e hoje é um ótimo dia pra tirar a sua favorita do closet e vestir para celebrar!

Assine nossa newsletter