Pular para o conteúdo

Entre neutras e vibrantes: como combinar cores de roupas?

Entre neutras e vibrantes: como combinar cores de roupas?

Com o boom dos tons vibrantes que segue firme no street há vários meses, uma dúvida tem sido muito frequente: como combinar cores de roupas?

A verdade é que existem, sim, algumas regrinhas que você pode seguir para deixar o momento de combinar cores nos looks muito mais fácil, e elas são uma ótima porta de entrada para quem ainda não está familiarizada com misturas mais ousadas e coloridas.

Porém, uma vez que se pega o jeito, tudo fica extremamente mais fácil e o processo se torna quase automático: quando for ver, você já estará coordenando diferentes cores intensas sem pensar duas vezes.

Combinação de cores de roupas

Para começar a pensar nas melhores composições para você, o primeiro passo é fazer uma coloração pessoal. Com ela, é possível descobrir qual é sua cartela de cores e, consequentemente, quais tonalidades realçam mais sua beleza natural.

Já com sua paleta em mãos, seu novo melhor amigo será o círculo cromático, que indica quais tons combinam entre si, com várias associações possíveis: análogas, com cores vizinhas, complementares, com cores de lados opostos, e por aí vai. 

Mas, nem só de teoria é feita a moda, e a gente sabe como inspirações e exemplos são infalíveis para entender, de uma vez por todas, como tudo funciona na prática. Portanto, vem com a gente e já anota tudo pra sair misturando os tons sem medo de ser feliz!

Look com cores preto e branco

Existem muitas cores de roupas que combinam, e as associações não têm limites, mas se tem um duo que é muito conhecido, queridinho e fácil de usar – até mesmo para quem não costuma misturar diferentes tons na produção -, é o preto e branco. Com ele, você vai pra qualquer ocasião e nem precisa pensar muito na hora de se vestir. Não tem erro!

Como combinar preto com jeans

Outra boa pedida para quem não sabe muito como combinar cores de roupas, a associação de jeans e preto é aquele básico que nunca decepciona – e nem sempre precisa ser tão básico assim. Com uma boot cut e um casaqueto de alfaiataria na parte de cima, por exemplo, o twist nada óbvio, super moderno e apropriado para diversas ocasiões é garantido com muita praticidade.

Look monocromático

A atemporalidade e a elegância marcam presença de peso nessa inspiração de looks neutros e fáceis de combinar, com cáqui no conjunto e preto nos complementos. Para uma ocasião mais sofisticada ou para o trabalho, esse duo sempre funciona, principalmente se as peças tiverem ar de alfaiataria.

Como combinar cores candy colors

As cores candy colors, também conhecidas como tons pastel, caem igualmente bem pra qualquer ocasião e em qualquer mood do dia a dia – seja em um look comfy de outono e inverno ou em uma pegada casual chic para a temporada de calor. 

Com outras peças clarinhas, o resultado tende a ficar leve, enquanto com itens mais escuros o visual já ganha um contraste mais pesado, ótimo para usar à noite. É só escolher as cores que você mais gosta – ou as que estão na sua cartela – e acertar na composição!

Look em tons de verde

Nos looks para festa na temporada de outono e inverno, os tons de verde mais fechados são mega bem-vindos na sobreposição do look clássico preto e branco. É claro que a saia resinada e a blusa branca em tecido leve já finalizariam perfeitamente a proposta, mas nada como incluir um tom a mais para colocar suas habilidades fashionistas pra jogo e ainda ficar quentinha à noite toda, não é? Nos pés, um coturno bege reforça a paleta da meia-estação mais fresquinha e leva o resultado para um lado total despojado. 

Cores para combinar no look laranja

Mesmo aparecendo apenas em detalhes na produção, o preto e o branco facilitam demais a vida na hora de aprender como combinar cores de roupas. Um bom primeiro passo é investir em peças de tons vibrantes, como o laranja, para protagonizar o visual completo, e só finalizar com toques dos tons clássicos, como em uma blusinha por dentro e nos tênis.

Combinar cores com jeans no look

O jeans também cai perfeitamente bem nos looks estilosos com cores vibrantes, inclusive aliado ao pretinho básico. Aqui, a sugestão é misturar as peças de forma equilibrada e incluir uma jaqueta laranja no visual com blusa preta e calça jeans, ou dar mais espaço para a tonalidade na calça, enquanto os neutros ficam só na parte de cima.

Look monocromático

O monocromático, seja com peças em diferentes tons da mesma cor, ou com tudo na mesma tonalidade, é outra pedida que nunca falha. Na temporada de frio, cores mais escuras e fechada são as melhores aliadas, enquanto o calor pede uma vibe vibrante e iluminada. Mas, vale dizer que não há regras e você pode usar o que quiser em qualquer estação – no visual monocromático, qualquer tom funciona.

Combinação das cores verde e azul no look

Para quem ainda não sabe como combinar cores de roupas sem incluir um tom neutro no meio, uma boa dica é seguir o círculo cromático. A associação de azul e verde aparece como um bom exemplo de tons análogos que ficam ótimos juntos, mas é só o começo!

Ainda dá para incluir mais uma tonalidade análoga no mesmo outfit, ou apostar em outras associações, como as complementares, as triangulações, as meios-complementares – e qual mais você quiser tentar.

Cores em neon no look feminino

E que tal incluir looks coloridos no seu repertório do dia a dia de verão? Para isso, investir em tons pastel neon é uma alternativa ideal para quem quer acompanhar o mood do sol: cheio de luz! Por mais que o duo de short amarelo com a blusa verde pareça uma produção monocromática, a combinação aqui ainda é análoga, com um leve contraste e uma mistura que tem tudo a ver com o calor.

Como combinar cores color block

Porém, se você é dessas fashion girls que não têm receio de ousar e mostrar que sabe combinar cores, pode mergulhar de cabeça no color block cheio de contraste, inclusive com tons mega brilhantes, como um verde quente na blusa e laranja na calça. Com amarração de mangas bufantes no cropped e modelagem ampla na parte de baixo, o resultado ainda fica girly e confortável. 

Deu pra notar que não tem muito segredo em como combinar cores de roupas? É só fazer como esse post: começar com cores neutras e perceber que o céu é o limite!

Assine nossa newsletter