Pular para o conteúdo

Aprenda como usar parka nas suas produções

Aprenda como usar parka nas suas produções

Com comprimento alongado, amarração na cintura e uma vibe utilitária, a parka é um dos modelos de jaqueta mais atemporais e queridinhos do mundo da moda. Porém, justamente por ter um shape um pouco mais fora do comum, diferente da jaqueta trucker, por exemplo, ela pode gerar algumas dúvidas na hora de compor os looks. E é por isso que, hoje, vamos falar sobre como usar parka nas suas produções!

Mas, antes de começar com as dicas, que tal conhecer um pouco da história dessa peça que já marca presença no street há tanto tempo? 

A palavra “parka” significa “pele animal” na língua do povo Nenets, que vive em uma região autônoma no norte da Sibéria. Ou seja, já dá pra imaginar do que ela era feita e para qual finalidade, certo? Elas sempre foram utilizadas para proteger as pessoas do frio, mas em um lugar onde a temperatura costuma variar para bem abaixo de zero.

Séculos depois, a peça ganhou uma modelagem mais próxima da que conhecemos hoje, quando passou dos esquimós russos para os militares, que também precisavam se manter aquecidos em dias que marcavam até -50°C.

Depois disso, foi um passo para os Mods – grupo obcecado por tendências de moda e estilos musicais – se apropriarem da peça, na segunda metade dos anos 60. Daí por diante, a peça voltou a aparecer no final da década de 70, novamente em meados de 1990 e, pronto, nunca mais saiu de cena!

Mesmo com tanta história pra contar e com uma bagagem fashion de dar inveja, é normal ainda não saber muito bem como usar parka no dia a dia, nos próprios outfits. Então agora, vamos às inspirações com a peça pra não restar mais dúvidas! Vem por aqui:

Jaqueta parka em look para viagem

A jaqueta parka é uma ótima companheira de viagem, tanto no avião quanto nos dias longe de casa. Com a calça em tecido resinado, tênis branco e uma blusa preta básica por dentro da parka em jeans escuro, o look tá completo pra já chegar ao seu destino com estilo e conforto e preparadíssima para qualquer frio!

Look todo preto com parka

Calça em denim black e blusa preta são uma composição infalível, mas ela pode ficar ainda melhor com a parka jeans por cima, pra te proteger do frio e ainda dar mais estilo ao resultado. Nos pés, tanto uma bota quanto uma sandália de salto ou até um tênis são igualmente bem-vindos.

Usando a parka como vestido

Mais uma dica de como usar parka jeans, de uma forma totalmente longe do óbvio: como vestido! Já que ela vem nesse shape mais longo e acinturado, por que não dar outra função pra ela e deixá-la ainda mais versátil do que já é? Vale completar com uma bota over the knee para um visual sexy, fashionista e despojado na medida certa!

Parka jeans com calça jeans

E como usar parka em uma produção total denim? Não tem segredo: é só coordenar a jaqueta com uma calça jeans e arrasar! Mas, se quiser incluir alguns truques de styling, vale apostar em uma turtleneck por dentro com a gola aparecendo e dobrar a barra da calça! Nos pés, uma bota de salto blocado completa o look de outono e inverno.

Look em jeans com parka

A composição toda em jeans também pode vir com uma t-shirt sobreposta pela parka, pra deixar tudo mais comfy e cool. Pra dar um twist mais elegante ao visual, a bota de salto blocado é uma ótima pedida. Mas, se preferir deixar o mood todo despojado, um tênis também cai super bem!

Jaqueta parka com calça rasgada

Para um look sóbrio, mas sem precisar usar preto, a parka pode ser coordenada à calça jeans destroyed com uma turtleneck nude e uma sandália também em tom de pele. O resultado é chic, básico e super prático, e pode ser ótima opção até para o trabalho!

Look com parka e saia em animal print

Quer saber como usar parkas femininas com saia? Então anota aí: seja com saias mini ou midi, a jaqueta em estilo militar fica ótima! Nesse look, o modelo em jeans entra pra jogo com maestria, associada à saia na altura do joelho em animal print e à t-shirt na mesma estampa.

Jaqueta parka na cor terracota

O look com t-shirt também pode ser composto pela parka em outras cores, como o modelo terracota. Seja com camiseta preta ou branca e uma calça jeans, a composição é sem erro! Mais uma vez, vale incluir tênis ou botas para completar o visual.

Parka branca em linho

Você sabia que também tem como usar parka nas produções de verão? Com o conjuntinho em linho de parka e short e uma blusa em jeans leve com cordão no decote, o resultado fica a cara da temporada de calor e, além de tudo, super elegante.

Jaqueta parka manga curta

A parka também pode vir em modelo de manga curta para compor os outfits de primavera e verão. Aqui, ela aparece de novo em conjuntinho, mas desta vez com uma calça clochard, tudo em tecido leve. Com um top preto, que pode ser de alça ou tipo faixa, o look fica completo.

Conjuntinho com parka manga curta

O mesmo conjunto ainda pode ser usado com a parka fechada como blusa e uma sandália branca ou preta, pra um resultado prático e elegante. O truque de estilo fica por parte da amarração da sandália por cima da calça, o que faz toda a diferença.

Parka caramelo

Assim como a produção toda preta ou em lavagem escura, o look com parka e calça caramelo também é infalível! Com uma blusa e uma bota pretas, o outfit tá pronto sem precisar de muito esforço.

Parka terracota

Mas, a parka caramelo também pode entrar como contraste no look com blusa preta e calça jeans em lavagem escura. Afinal, um toque de cor pra quebrar um pouco o all black é sempre boa escolha!

Calça branca com jaqueta parka jeans

A calça branca também entra nas dicas de como usar parka, já que ela é uma peça super chic e versátil. A dica é coordenar a jaqueta com gola em lã também branca para combinar a cor e arrasar no look. Por dentro, a blusa pode ser de qualquer cor sóbria: cinza, preto, branco e até um verde mais escuro caem super bem.

Depois de tantas dicas de como usar parka, não tem mais desculpa para não incluir a peça nos seus outfits, hein?

Comprar jaquetas parkas femininas