Pular para o conteúdo

Tipos de calça: um guia completo para escolher a sua

Tipos de calça: um guia completo para escolher a sua

Quantos tipos de calça feminina você conhece? Você sabe compor looks com todos eles, para diferentes ocasiões e estações do ano? Quais combinam mais com o seu corpo e com o seu estilo?

Se você teve qualquer dificuldade para responder alguma dessas perguntas, pode ficar calma! Chegou a hora de conhecer 14 modelagens super versáteis que bombam no street atualmente, conferir dicas de produções com cada uma delas e, quem sabe, escolher uma nova favorita para chamar de sua. Preparada para conferir tudo? Vem com a gente:

Tipos de calça jeans

Se você, assim como nós, também ama um bom look com calça jeans, é essencial conhecer – e reconhecer – os modelos que estão disponíveis e em alta no mundo da moda. Assim, você fica pronta para escolher a peça certa para cada momento e pode compor seus outfits sem pensar muito.

Calça wide leg

Vamos começar nossa lista com uma modelagem que conquistou o street e está entre os maiores queridinhos das produções atuais: a wide leg, que significa “pernas largas”, na tradução para o português – ou seja, o shape é mais amplo, mas ainda fica entre as pantalonas volumosas desde a cintura, e as clássicas calças retas.

Diretamente dos anos 90, a wide leg veio com tudo para o closet das amantes da moda e se tornou protagonista de variadas composições do dia a dia. Vem ver como o modelo pode entrar nos seus outfits:

Look feminino com calça wide leg

Se você adora um visual mais básico e não dispensa uma boa dose de conforto, a wide leg é um dos tipos de calça feminina que não podem faltar no seu guarda-roupa! O modelo é curinga e versátil, ideal para ir do escritório ao barzinho com as amigas, sem problema nenhum.

Vale coordenar a peça com uma blusa branca lisa, jaqueta e bolsa em denim, em uma vibe casual e urbana com os sneakers brancos nos pés, ou arrematar com a jaqueta sozinha na parte de cima, criando um all denim poderoso para sair à noite com uma bota plataforma nos pés, bem Y2K.

Look feminino com tênis e jeans

Além de blusas mais básicas, a calça também pode ser associada com peças glam, como o cropped de paetê prateado, que é certeiro para quem não abre mão do brilho na composição.

Para melhorar, o duo ainda mostra que você está por dentro das tendências e traz o metalizado para o resultado, como uma fashionista! Por fim, vale finalizar o look com tênis branco para garantir uma proposta mais despojada, ou com um salto se quiser um mood total sofisticado.

Look com calça cropped e bota

Para curtir a noite de sábado com as amigas, a versão cropped da calça entra em cena garantindo mais protagonismo para a bota verde de cano longo, que leva a combinação para um lado muito mais fun e nada óbvio, sem deixar a elegância de lado.

Aqui, o segredo para não encurtar a silhueta é investir em um par de salto nos pés, equilibrando perfeitamente o corte mais curto do jeans. Já na parte de cima, a t-shirt rocker e a camisa feminina off white oversized ficam responsáveis por um toque mais despojado, ideal para a balada do sábado à noite.

Calça pantalona

Com o shape ainda mais amplo do que a modelagem wide leg, a pantalona proporciona conforto e praticidade em todos os momentos do dia a dia.

O corte, que se mantém mais largo do quadril até os pés, alonga a silhueta e garante mobilidade durante o uso, além de ser uma peça extremamente versátil: ela vai bem do trabalho às festas do fim de semana, sem problema nenhum.

Look feminino com pantalona e camisa jeans

Em um denim mais leve, o item é ideal para todas as temporadas – e com o shape inspirado na alfaiataria, ele dá um ar mais arrumado à composição, principalmente quando combinado com a camisa no mesmo tecido e lavagem.

Se o seu escritório tiver um dress code menos rígido, vale optar por tênis brancos nos pés para trabalhar o dia todo com conforto da cabeça aos pés!

Look com calça soltinha feminina

Para quem gosta de montar outfits com calça soltinha feminina, a pantalona em denim leve é sempre uma boa pedida – e agora, em lavagem escura, ela traz um ar mais sóbrio para o visual.

Além de ser uma ótima aposta para os dias quentes, a peça cai muito bem no conjunto com o cropped de alça e amarração no pescoço, tudo com uma dose extra de praticidade. Nos pés, rasteirinhas são uma boa opção, mas os saltos também funcionam para ressaltar o mood chic do resultado.

Calça pantacourt

O próprio nome já indica: a pantacourt nada mais é do que uma versão mais curta da pantalona, com o mesmo caimento solto e fluido de antes.

Por ter um comprimento midi, a calça é perfeita para as temporadas de calor, e pode vir em diversos tecidos – inclusive no denim. Porém, se você se incomoda com altura e não quer ter a sensação de “encurtamento” da silhueta, ela pode não ser uma boa pedida pra você.

Looks com calça pantacourt e blusa

Não é nada difícil compor looks com pantacourt: dá para unir a peça com um cropped e uma camisa feminina branca curta como terceira peça, deixando o resultado interessante e pronto para os dias de sol, sem pensar muito. Finalize com rasteirinhas ou mules de salto blocado, dependendo da ocasião do dia!

Calça reta

Se você não abre mão dos clássicos atemporais, existe uma grande chance da calça reta já fazer parte do seu closet. A modelagem é mais tradicional desse tipo de calça, mas mantém um shape levemente amplo, do joelho até a barra, proporcionando aquele toque de conforto que a gente não dispensa.

Calça reta com jaqueta jeans feminina

O shape reto, sobretudo em lavagem escura, está entre os tipos de calça ideais para produções mais sóbrias e elegantes, como pede um office look.

Mesmo no combo básico, com uma t-shirt preta com lettering e a jaqueta na mesma lavagem da peça de baixo, o visual fica elegante, principalmente com botas ou sandálias de salto nos pés.

Tipos de calças com cropped de mangas bufantes

Mas, a calça reta também pode entrar em outfits mais descontraídos – sobretudo com um acabamento destroyed, como é o caso aqui!

Com um cropped com mangas bufantes e bordados, a proposta traz feminilidade, com um toque despojado e uma pitada boho, em uma mistura de estilos que não decepciona! Para fechar, aposte em uma rasteirinha ou uma sandália flatform nos pés, sem fugir do mood da combinação.

Calça de alfaiataria

Com acabamentos mais estruturados, a calça de alfaiataria representa uma das montagens mais clássicas da nossa lista – e ela também ganha sua versão em jeans!

Conjunto jeans em alfaiataria

Aqui, o item de alfaiataria aparece em denim escuro, assim como as outras peças do conjunto, como o top sem alça e o blazer, resgatando a vibe sóbria e elegante da lavagem em toda produção.

Porém, se quiser fugir da pegada tradicional, finalize com coturnos tratorados nos pés, uma bolsa em denim e óculos de sol vintage – os complementos são capazes de mudar tudo!

Calça mom

Você já sabe que a modelagem mais amada dos anos 90 voltou para ficar! O modelo, composto por cintura alta, quadril mais solto e perna levemente afunilada, marcou presença no guarda-roupa de muitas fashionistas e fez a cabeça de quem ama peças confortáveis.

Tipos de calça jeans com regata branca

Tem dias que só os looks básicos salvam. Mas, para não perder a personalidade, que tal investir em uma mom jeans com lavagem escura e bolsos mais claros?

Na parte de cima, a regata branca entra como curinga no combo, enquanto o salto blocado faz toda a diferença. Um outfit com poucos elementos que te deixa super estilosa – mesmo nos dias de preguiça fashion. Amamos!

Looks com calça mom para o verão

E quando falamos de looks com calça mom para o verão, o conjunto de top cropped e kimono é um aliado infalível na hora de arrematar o resultado fresh.

O duo não só traz mais informação para o outfit, com a padronagem geométrica em cores alternadas, mas também deixa o combo pronto para transitar entre os mais variados compromissos na estação, sem precisar mudar nada. Nos pés, vale tudo: desde os tênis comfy e cool, até rasteirinhas e flatforms, ou sandálias e mules de salto, qualquer opção é bem-vinda!

Combinação de calça mom com bota

Porém, nos dias mais frios de outono e inverno, a combinação de calça mom com bota entra pra jogo com maestria, com tons mais escuros que têm tudo a ver com a temporada!

A blusa verde militar quebra o all black da composição, mas ainda deixa o visual sóbrio e com uma pegada rocker, e a jaqueta finaliza com uma proteção extra para as baixas temperaturas e, claro, com uma dose extra de estilo!

Calça slouchy

Os shapes mom e slouchy são tipos de calça muito semelhantes: ambos trazem cintura alta, caimento baggy e corte afunilado ao longo das pernas.

Porém, o que faz toda a diferença aqui é que a slouchy conta com pregas na frente, em uma pegada de alfaiataria, com uma modelagem ainda mais ampla no quadril e ainda mais estreita no tornozelo.

Como usar tipos de calça slouchy

Para saber como usar calça slouchy, as dicas seguem o mesmo princípio das sugestões anteriores, com a famosa mom. Mas, vale dizer que a peça também ganha vez nas produções de trabalho, com uma camisa na parte de cima: seja solta, apenas com a parte da frente presa, ou inteira por dentro da calça, a peça social funciona perfeitamente no outfit.

Nos pés, o mocassim não foge muito da vibe social, mas ainda proporciona conforto de sobra para o dia todo. Porém, sempre vale investir em uma sandália de salto se quiser ainda mais sofisticação para arrematar!

Calça boyfriend

Como o próprio nome indica, a calça boyfriend é inspirada naquela calça que a gente pega do guarda-roupa do namorado, com caimento mais solto e descontraído, que funciona muito bem em combinações totalmente urbanas, ou naquele hi-lo de respeito.

Proposta comfy e cool com vários tipos de calça jeans

No duo de calça jeans com camiseta, por exemplo, a proposta fica comfy e cool, certeira para quem segue um estilo mais básico e casual. Neste caso, os sneakers são aliados infalíveis, mas você pode inovar e substituir os tênis clássicos por um sapato tipo oxford tratorado, que dá mais personalidade ao resultado, sem precisar de muito.

Tipos de calças jeans com blusa em animal print

Já no hi-lo que mencionamos antes, a peça aparece com acabamento destroyed, coordenada a itens glam que dão outra cara para o visual: em animal print, a blusa ainda traz elementos girly e românticos, como o decote com amarração e as mangas bufantes, enquanto a sandália entra na trend dos metalizados, ideal para quem não tem medo de marcar presença por onde passa!

Calça clochard

Conhecida pela cintura marcada por um cinto, normalmente no mesmo material da calça, e pela sobra de tecido no cós, a modelagem clochard conquistou seu espaço no street style para nunca mais sair, e não é pra menos: a peça esbanja versatilidade, do office ao fim de semana, além de ser mega atemporal.

Looks com clochard e camisa branca

E já que falamos que os looks com calça clochard podem ir ao escritório, que tal garantir uma ideia para colocar isso em prática?

Basta coordenar a peça em lavagem mais escura com a camisa branca clássica do repertório social e finalizar com sneakers ou com uma sandália de salto e pronto, você fica preparada para trabalhar o dia todo sem preocupações – e com muito conforto!

Calça cargo

Para quem ama a febre Y2K que tem tomado conta dos outfits por aí, a calça cargo é indispensável! Favorita dos anos 2000, a peça conta com bolsos laterais na altura do joelho, e dá uma cara de streetwear a qualquer composição.

Look feminino com casaco peluciado xadrez e calça jeans

Nos dias frios, os looks com calça cargo podem contar com uma turtleneck neutra e um casaco peluciado xadrez, que deixam tudo muito mais quentinho e comfy, mas que também conferem um toque vintage ao resultado.

Nos pés, o tênis esportivo ajuda a quebrar a seriedade da combinação, mas você pode muito bem optar por uma bota de cano baixo e salto blocado para dar um up na produção, sem abrir mão da praticidade.

Tipos de calças estilosas com colete de alfaiataria

Além de investir em calças estilosas, uma boa pedida para compor um visual cheio de personalidade é apostar em outras tendências combinadas, como o colete de alfaiataria, a bolsa baguete e os tênis flatform.

Com o modelo cargo, o combo final fica a cara dos anos 2000, mas ainda pronto para diversos compromissos ao longo da semana, e tudo sem precisar pensar muito na hora de se arrumar! Se quiser, ainda vale deixar alguns botões abertos na peça de cima, criando uma fenda na barriga – nada como um bom truque de styling, não é?

Calça skinny

Ela foi a favorita das mulheres durante muitos anos, e mesmo dividindo espaço com os caimentos mais amplos, ela segue firme no guarda-roupa e nos outfits de quem não deixa os shapes mais ajustados de lado.

Tipos de calça com jaqueta jeans

Não tem como negar: a skinny é um dos tipos de calça que mais protagonizaram as composições femininas nas últimas décadas.

Com um shape justo, que alonga e valoriza a silhueta, a peça se tornou um curinga infalível do guarda-roupa – e nem precisa de muito para garantir uma combinação estilosa: com uma blusa preta básica, a jaqueta trucker na mesma lavagem da calça e o coturno de salto grosso, o resultado fica cheio de atitude, preparado para qualquer ocasião à noite!

Look com calça skinny e jaqueta em lavagens clara

Em contrapartida, o look com calça skinny e jaqueta em lavagens claras, tênis branco com detalhes coloridos e bolsa off white traz um ar muito mais de dia, ideal para passeios durante a tarde, seja para curtir um cinema, para um bar com os amigos ou para aquele almoço ao ar livre com a família.

Neste caso, a jaqueta entra em cena como blusa, com os botões fechados – truque que tem feito sucesso entre as it-girls ao redor do globo!

Outros tipos de calça feminina

Além dos tipos de calça jeans feminina que falamos por aqui, existem outros modelos e tecidos que podem tomar conta das partes de baixo – e que são mais do que bem-vindos no closet de quem ama se vestir bem!

Calça boot cut

Muito semelhante à modelagem flare, popularizada pelos outfits da década de 70, a calça boot cut também conta com uma abertura na barra, porém mais sutil do que aquela utilizada pelos hippies. Boa pedida para quem gosta da inspiração vintage, mas não quer nada muito caricato!

A peça pode vir em denim, ou em diversos outros tecidos. Vem ver:

Calça com tecido resinado com camisa branca

Para sair à noite, seja para um aniversário, uma balada ou um bar, a peça em tecido resinado é aposta infalível: além de trazer mais personalidade e textura para a produção, ela deixa a vibe totalmente adequada para o horário!

Na parte de cima, invista em um top curtinho e equilibre com a camisa alongada como sobreposição, criando o trio de preto, branco e denim que nunca decepciona! Por fim, arremate com uma bota de salto statement e uma bolsa jeans que leva apenas o necessário para curtir o momento e não precisar ficar carregando muita coisa!

Conjunto feminino jacquard com aspecto de tweed

Mas, se quiser saber como usar boot cut em compromissos mais sofisticados, a dica é optar pela versão em jacquard com aspecto de tweed, que pode até vir no conjunto com a blusa de manga longa e gola alta, pronto para te acompanhar em todos os momentos, sem precisar de mais nada.

Para fechar, o colar por cima da gola entra pra jogo como aquele truque de estilo que faz a diferença. E nos pés, pode escolher entre botas de salto nos dias mais frios, ou sandálias igualmente altas em climas mais amenos: não tem como errar!

Duo de jaqueta e calça em sarja cotelê

No outono, os tons terrosos se tornam quase uma unanimidade, assim como as composições em propostas mais comfy e quentinhas – e pra isso, os modelos de calça boot cut em marrom são aliados certeiros!

Seja com o conjunto todo em malha canelada, com a turtleneck na parte de cima, ou com o duo de jaqueta e calça em sarja cotelê, o mood da estação é garantido sem grandes esforços, e você ainda fica preparada para diversas ocasiões ao longo da temporada. Vale a aposta!

Calça jogger

Muito comum nas calças de moletom, o shape jogger tem inspiração esportiva e é caracterizado pelo seu caimento soltinho, pela amarração no cós e, às vezes, pelos elásticos nas barras. Mas, se engana quem pensa que ele se limita apenas a combinações sporty.

Looks com jogger na vibe esportiva

Provando que os looks com calça jogger não precisam ter sempre uma vibe esportiva, a peça vem em jacquard que lembra um tweed, em conjunto com a blusa curta, proporcionando um toque arrumado para o visual – mesmo com tênis nos pés!

A bolsa de corrente arremata muito bem o resultado para sair à noite, mas sempre vale incluir acessórios mais clássicos, como uma tote bag preta, e fechar com sandálias de salto, se quiser uma proposta ainda mais sofisticada.

Calça chino

Essencial no guarda-roupa masculino, a calça chino também ganha vez do repertório feminino: com um shape que se assemelha à alfaiataria, a peça normalmente vem em sarja com lavagens claras, como os clássicos branco e cáqui. Ótima aposta para quem quer um modelo mais alinhado, mas ainda sem partir para uma pegada tão social!

Como usar calça chino feminina

Nossa dica de como usar calça chino feminina já resolve duas questões em uma só inspiração – afinal, muita gente ainda fica em dúvida na hora de compor o look com calça branca.

A realidade é que não tem segredo nenhum: nos dias quentes, a peça é mais que bem-vinda, principalmente quando coordenada com um cropped fresquinho e colorido, uma camisa leve e fluida como sobreposição, e uma sandália de tiras nos pés. Não tem erro!

Outros tipos de calça reta

As calças retas voltam a marcar presença por aqui, agora com mais cara de alfaiataria, em tecidos de algodão, linho e viscose. Pedida certa para quem segue um estilo mais clássico e sofisticado!

Tipos de calça mais tradicionais

Já comentamos antes que o shape reto é um dos tipos de calça mais tradicionais do mundo da moda, e não é à toa: o corte não só leva nosso amado denim para um lado mais elegante, mas também entra em cena em conjuntos alfaiatados, que não falham na hora de trazer sofisticação da cabeça aos pés.

Pode investir no trio com risca de giz, ou optar pelo duo na cor do ano, com cropped e camisa ou com colete, para o trabalho ou para aquele almoço especial – seja qual for sua escolha, o resultado é sempre infalível!

Outros modelos de calça de alfaiataria

Por falar nela, a calça de alfaiataria também segue dando as caras por aqui em outros tecidos, e com comprimentos cropped que deixam a peça muito mais atual!

Look com calça de alfaiataria e blazer

Por mais elegante que a modelagem seja, vale dizer que você não precisa montar o look com calça de alfaiataria apenas com itens clássicos e sofisticados!

Enquanto a t-shirt e os tênis entram perfeitamente na combinação com ela e o blazer do conjunto, o verde toma conta do outfit com blazer curto, cropped e sapato oxford. Use no seu estilo!

Tipos de calça pantalona em sarja

Para somar às dicas com pantalona em denim, os modelos em sarja vem para deixar suas inspirações ainda mais versáteis! Então, se você é dessas que amam looks com calça larga, com muito conforto, mas sem deixar a elegância de lado, essas sugestões são pra você!

Looks femininos com pantalona

Muito além das produções do dia a dia de verão com os modelos em jeans leve, os looks com calça pantalona agora vêm em propostas totalmente diferentes!

Com a blusa de paetê e a peça branca na parte de baixo, o combo fica ideal para uma festa à noite, ou até para o Réveillon. Já no ton sur ton bege com o colete de alfaiataria, o mood vai muito bem para o trabalho, com sofisticação de sobra!

Com tantos tipos de calça, fica até difícil escolher só um favorito, não é? Mas, a parte boa é que você pode ter vários deles no closet, pra usar um a cada dia!

Comprar calças