Pular para o conteúdo

11 dicas de roupa para entrevista de emprego

11 dicas de roupa para entrevista de emprego

Você sabe escolher roupa para entrevista de emprego? Quantas vezes já se pegou olhando para o seu guarda-roupa antes dessa ocasião e pensando em qual daquelas peças escolher para passar a melhor impressão e conseguir a vaga? 

Pois é, a roupa é um elemento super importante na hora de apresentar quem somos para a sociedade. Ela transmite nossa essência, quem queremos ser e como queremos que as pessoas nos vejam. Mas, em uma entrevista de emprego e até depois da contratação, pode ser necessário maneirar um pouco na “expressão”, dependendo do perfil da empresa.

Claro que, no próprio momento da entrevista, pode ser que você descubra que essa não é uma questão muito importante para o local da vaga e que seus looks para o trabalho poderão ser bem mais despojados e do jeito que você quiser. Contudo, já que a entrevista é a primeira impressão que eles terão de você e, visto que ainda não sabemos como é o ambiente, o ideal é apostar no tradicional para não correr o risco de errar.

Apesar de tudo, é importante lembrar que isso não quer dizer que você não possa usar peças que tenham a sua cara, que combinem com você e com o seu estilo! Mesmo tendo que optar por um visual mais neutro, mais social e clássico do que você costuma usar normalmente, você ainda pode usar peças que expressem sua personalidade – basta saber como incluí-las na produção. Afinal, a roupa para entrevista de emprego também tem que representar quem você é e quem você será dentro da empresa, porque não dá para fingir ser alguém que não somos no ambiente de trabalho, certo?

Ficou um pouco confuso e você ainda não sabe como escolher o melhor look para entrevista? Vem com a gente que vai ficar melhor!

Como se vestir para uma entrevista de emprego?

Quando você pensa em como se vestir para uma entrevista de emprego, pode até parecer uma questão difícil de solucionar, afinal, vemos por aí inúmeras regras de preparação e de etiqueta para ocasiões como essa. Porém, a realidade é que não precisa ser tão complicado e, hoje em dia, muitas empresas já deixaram o tradicionalismo um pouco de lado quando o assunto é vestimenta.

É comum ver, atualmente, escritórios nos quais não existe um dress code e onde não é necessário usar peças sociais para trabalhar. Por vezes, inclusive, se fizermos uma busca pela empresa na internet, podemos até encontrar informações sobre o código de vestimenta de lá, o que facilita no processo de escolha do outfit da entrevista. Mas, se você ainda não sabe como eles são com isso, a dica é apostar em peças sociais no look para entrevista, pelo menos para conhecer como é o local, sem passar nenhum perrengue. 

Roupa para entrevista de emprego

Com isso, chegamos ao segundo tópico: quais são as roupas mais comuns e clássicas para usar em uma entrevista de emprego em um local que você ainda não conhece muito bem? A sugestão é investir sempre nas composições que não têm erro, como camisa ou uma blusa em tecido sofisticado, calça social ou calça jeans, ou até mesmo um macacão mais arrumadinho. Viu só? Não precisa ser sempre a mesma coisa – e vale até variar nas cores! O importante é escolher peças mais sóbrias, com uma vibe elegante, pelo menos até descobrir qual é o mood no ambiente de trabalho.

Look para entrevista de emprego

Agora que já demos as dicas teóricas, vamos à prática para descobrir como escolher a roupa para entrevista? Então vem!

Look para entrevista de emprego

Começando por um look para entrevista de emprego com calça jeans, a peça vem em modelagem reta super clássica, versátil e atemporal, coordenada a uma camisa feminina preta de manga bufante que carrega muita personalidade, sem deixar a o mood sóbrio e elegante de lado. Nos pés uma bota de salto funciona bem para os dias mais frios, mas um scarpin ou uma sandália também caem bem.

Roupa feminina para entrevista de emprego

Mais uma alternativa de roupa feminina para entrevista de emprego com calça jeans é esta produção com o modelo wide leg, que está total em alta e adiciona um toque extra de personalidade ao resultado. A peça vem associada a uma blusa preta básica, que pode ser uma camiseta para os dias de temperatura mais amena, ou uma blusa de lã para os dias frios e, por fim, um blazer xadrez que nunca sai de moda e é sempre aposta certeira para deixar a composição com cara de office.

Look jeans para entrevista de trabalho

Para além da calça, por que não investir no jeans em toda a roupa para entrevista? O visual all denim fica ótimo com a camisa de manga bufante e a calça carrot, que traz uma alfaiataria mais vintage e ainda mantém a sofisticação do resultado. Nos pés, também vale apostar em um par de sandálias ou scarpins.

Macacão cropped para entrevista de trabalho

Já que a inspiração anterior trouxe uma aparência de macacão com as peças do conjunto, que tal dar um espaço para essa peça única que a gente tanto ama? O modelo cropped em laranja prova que não precisa de muito esforço para compor um outfit para uma entrevista de emprego e que as cores intensas também são bem-vindas! Com ele e uma sandália de tiras clássica, você está prontíssima.

Roupa no calor para entrevista de emprego

E afinal, como escolher roupa no calor para entrevista de emprego? Um vestido midi, por exemplo, pode ser uma ótima aposta para isso, seja em uma versão estampada, como o modelo em poá, ou lisa – tudo depende do seu gosto! Para fechar, é só incluir uma sobreposição, como um cardigan, um blazer ou uma jaqueta para deixar o visual mais sério e, claro, apostar em um sapato de salto nos pés.

Vestido em jeans leve para entrevista de emprego em dias de calor

Foi contratada e já sabe que o dress code é mais tranquilo? Então pode continuar apostando em outros modelos mais despojados de vestido para trabalhar no calor! O modelo em denim leve com amarração nas alças, decote quadrado e transpasse pode ser a aposta certeira para um dia quente no escritório, seja de salto ou rasteirinha nos pés. Vale usar a peça até descalça, se quiser incluí-la em um dos seus looks para o home office!

Look com camisa feminina estampada e saia midi

Para fechar os looks femininos, uma dica que vale tanto para trabalhar, quanto para quem já sabe que o mood da empresa é mais divertido mesmo antes de entrar. Principalmente nos dias quentes, as camisas femininas de manga curta são ótimas aliadas, mas a versão cropped com nó e estampa patchwork deixa tudo muito mais divertido! Associada a uma saia midi laranja com babados e uma bota, a produção é fashionista, cheia de luz e ainda passa um ar arrumadinho. Se quiser, vale até trocar a bota por uma sandália para deixar o resultado mais leve.

Look masculino para entrevista

Agora chegou a vez deles! Vamos falar um pouco sobre os looks masculinos para o trabalho ou para uma entrevista, começando por esse todo clarinho, em vibe bem leve, com calça chino bege e uma camisa masculina branca. As peças são clássicas e, coordenadas a um sapatênis em tom mais escuro para contrastar, o resultado é infalível. 

Look masculino com calça clara para entrevista de emprego

E ainda em um visual leve, a calça masculina chino bege vem associada a uma camiseta branca, uma jaqueta masculina camel e um tênis para uma pegada mais despojada, mas ainda assim sofisticada, ideal tanto para a entrevista quanto para o trabalho.

Roupa masculina para entrevista de trabalho

Ainda para uma entrevista ou para trabalhar, a calça chino em tom mais escuro também é super-bem vinda, com camisa branca clássica ou com um modelo em jeans, que dá um ar mais despojado mas ainda mantém a elegância do visual. Nos pés, um tênis branco finaliza bem o look.

Look com calça e camisa jeans para entrevista de emprego

E por último, uma opção perfeita de roupa para entrevista que também se encaixa muito bem nos looks de trabalho é o duo all denim de camisa e calça jeans, que pode ser completado com um sapatênis ou um sneaker casual, garantindo uma produção prática, versátil e total confortável.

Pronto, agora é só escolher o look que melhor te representa, vestir sua roupa para entrevista e garantir a vaga que já é sua!