Pular para o conteúdo

Estampa floral: a print que não pode faltar no seu closet

Estampa floral: a print que não pode faltar no seu closet

É inegável que a estampa floral é uma das prints mais atemporais, versáteis e indispensáveis do mundo da moda. Assim como o poá, as listras e o xadrez – em todas as suas possíveis variações -, as flores já protagonizam peças de roupa, majoritariamente femininas, há séculos!

Sim, você leu certo! Em meados do século XVIII, na Índia, as vestes tradicionais já contavam com flores para embelezar ainda mais os tecidos utilizados nas roupas. E a print foi chegar no Ocidente cerca de cem anos depois, com o famoso e queridinho Art Nouveau, movimento artístico que conquistou desde as arquiteturas, até os itens de decoração e os guarda-roupas.

Desde então, é praticamente impossível lembrar de uma década sequer em que a estampa floral não tenha marcado presença nos looks mundo afora, em pelo menos um dos estilos predominantes na época. 

E por mais que as flores tenham sido associadas majoritariamente à feminilidade durante um tempo, elas também ganharam espaço nas peças masculinas, a princípio por volta dos anos 20, nos Estados Unidos, com a cultura Tiki, que traz inspirações das ilhas polinésias, sejam elas estéticas, musicais ou até mesmo dos próprios costumes. 

Bom, o importante é que, mesmo depois de tanto tempo, as flores seguem firmes e fortes e vêm com tudo para fazer parte das estampas do verão – uma ótima notícia para quem ama a print e quer continuar usando, ou para quem quer começar a usar. Afinal, já que ela nunca sai de cena, nunca é tarde para incluir uma peça floral no seu guarda-roupa!

Se a estampa floral já dura há tanto tempo na moda e tantas culturas já usaram – e ainda usam -, não é você que vai ficar de fora, não é? Então vem ver algumas dicas para usar essa print tão amada e atemporal nas próximas estações – e quando mais você quiser! Vamos lá.

Vestido estampado floral

Um clássico da temporada de primavera e verão são os vestidos florais! Eles podem vir em modelos longos, midi ou curtos, com caimento mais ajustado ou soltinho e fluido, com mangas de diversos comprimentos e shapes e até com estampas de diferentes tamanhos. São inúmeras opções, mas nós trouxemos algumas para te inspirar! Desce pra ver:

Vestido lilás com estampa floral

Começando por modelos mais curtos, a peça em tom lilás com babado na barra, mangas 3/4 levemente volumosas e pregas na gola, traz elementos românticos e femininos de sobra para quem ama esse mood. Mas, isso não quer dizer que ele não possa entrar no look com um tênis nos pés, viu? 

E pra fechar, ainda vale apostar em um cinto preto para quebrar um pouco as cores e ainda acinturar o visual para valorizar a silhueta. Se quiser, também pode apostar em uma sandália de tiras para um resultado total girlie e mais sofisticado.

Vestido ombro a ombro com print de florais

Os detalhes franzidos, o transpasse na parte de cima e as mangas ombro a ombro mais curtas se somam à estampa floral monocromática para compor mais um modelo curto que tem tudo a ver com o verão. Ele pode ser coordenado a um tênis branco curinga, uma sapatilha, sandálias flats ou de salto blocado. Um colar delicado também ajuda a complementar o visual com maestria e mais um toque de feminilidade.

Vestido floral com jaqueta jeans

Já em um comprimento midi, com mangas 3/4 e uma vibe super leve e fresh, o vestido branco ganha uma estampa floral minimalista em azul, e pode te acompanhar perfeitamente, desde o look dos dias de calor até na meia-estação, com uma jaqueta jeans por cima e uma bota em tom neutro nos pés. A bolsa pode acompanhar os tons de azul do resto do look ou combinar com os sapatos escolhidos.

Vestido jeans com estampa floral

E os looks com coturno, tão comuns nas temporadas de frio, podem ganhar outra cara com vestidos florais! A peça em denim leve vem com a print em branco, também com uma pegada minimal, somada a um toque boho que a gente ama! O comprimento midi deixa o item mais versátil e as mangas bufantes ainda levam o mood para um lado romântico. Tudo isso ganha um twist infalível com o coturno nos pés e te deixa pronta para qualquer dia da primavera ou do verão!

Vestido com print maxi

Cores para que te quero! Se você é dessas que amam um visual cheio de luz, cor e alegria, o vestido com floral maxi em tons de rosa, amarelo e verde é a pedida certa para você! Mesmo não sendo curto, ele é fluido e fresquinho, perfeito para usar nos dias quentes. 

Para completar o outfit, vale até incluir um chapéu e deixar tudo ainda mais solar. E nos pés, desde os tênis até as rasteirinhas funcionam muito bem: escolha o que fizer você se sentir melhor e arrase!

Vestido com estampa mini de floral

Agora, ao contrário do modelo anterior, aqui a estampa vem em tamanho mini, trazendo uma sensação padronizada para o visual e com uma vibe mais delicada, principalmente somada ao babado na barra. 

Uma sandália flat é sempre bem-vinda nos looks da estação mais quente do ano, mas sapatilhas e pares de salto fino ou blocado também caem muito bem! Para fechar, que tal colocar seu dom fashionista pra jogo e incluir uma bolsa de tom vibrante que não está presente no vestido, mas que completa o outfit sem problema nenhum? Aproveite as possibilidades que a moda te dá e inove!

Vestido azul com print branco

Para fechar as produções com vestido, um azul poderoso no fundo da estampa branca, para criar um contraste intenso mas sofisticado ao mesmo tempo. O modelo da peça ainda ajuda a valorizar o busto, graças à abertura no decote, seguida de uma gola mais altinha. 

O comprimento midi não deixa o visual fique exagerado e garante mais leveza, principalmente quando associado a complementos em tons claros, como os sapatos e a bolsa. E nos pés, pode apostar nos tênis super comfy que é sucesso! Mas, caso queira algo mais elegante, as sandálias são sempre boas aliadas.

Conjuntos florais

Os conjuntinhos são tão práticos e versáteis quanto as peças únicas, como é o caso dos vestidos, mas também abrem muito mais possibilidades de looks florais, já que cada uma das peças que os compõem podem ser combinadas com várias outras do seu closet. Ou seja, uma forma fácil de compor um outfit inteiro ou de incluir a estampa queridinha em outros matches. Perfeito, não é? Então deixa eles brilharem e aproveita pra escolher seus favoritos:

Conjunto de saia e blusa floral

O duo de saia midi e blusa cropped, por exemplo, forma quase um vestido quando usado junto. As mangas bufantes com caimento ombro a ombro, o babado na saia e as cores vibrantes deixam o resultado total veranil, cheio de luz e com um toque de romantismo e feminilidade – principalmente se for finalizado com uma sandália nos pés. 

Mas, por que não transformar o mood e deixá-lo um pouco mais sóbrio para usar à noite, com um top cropped preto? Ou então, também vale apostar em uma calça slouchy em cor clara com a parte de cima para manter a vibe fresh, mas com um ar mais urbano e moderno. Deixe a criatividade te levar!

Conjunto de blusa e saia de estampa floral

Fresquinha, com um quê de boho e super tropical, as peças podem vir com uma estampa mais espaçada e com um fundo branco para deixar o visual mais calmo. Além disso, as flores não precisam vir sozinhas: as frutas podem muito bem acompanhá-las para deixar tudo ainda melhor!

Aqui, as mangas também ganham volume e uma modelagem ciganinha, mas agora em um comprimento curto e com direito a amarração no decote. Já a saia mantém o modelo midi com babado, que junto com a parte de cima, garante o mesmo toque romântico da composição anterior – ou até mais! E ainda que seja um conjunto diferente, a dica aqui permanece: deixe seu lado fashionista florescer na vibe nas estampas e coordene as peças com o que você quiser!

Blusa e kimono com florais e short com listras

Uma coisa importantíssima: conjuntos não são feitos só de partes de cima somadas a partes de baixo, viu? A estampa tropical de flores e frutas vem pra mostrar isso no combo de kimono fendado e blusa cropped com decote V nas costas e na frente. 

Essa associação é perfeita para os dias mais quentes e pode ser finalizada até com outra estampa igualmente atemporal! Lembra que falamos delas lá no começo? Pois é, as listras formam um ótimo mix ‘n match com a estampa floral e, em versão minimalista no short clochard, elas completam o mood sem nenhum defeito!

Lenço com estampa floral

E os acessórios também entram na jogada quando o assunto é combinar a estampa e montar um conjunto infalível! Seja com o kimono, com uma cropped ou só com a saia na print de frutas e flores, o lenço pode entrar em cena no cabelo, na bolsa ou no pescoço, apenas como parte complementar do look, ou como cinto em uma calça jeans associada a uma das blusas com a padronagem e até mesmo como blusa para formar o duo com a saia! Mil e uma utilidades, não é? Vale a pena ter um no closet para poder usar quando e como quiser!

Estampa floral com jeans

Aproveitando a deixa da sugestão de look de lenço com jeans, que tal falar um pouco desse tecido tão democrático que permanece em alta desde sempre, assim como a print floral? Os dois juntos não tem erro, já que ambos são super versáteis e o denim combina com absolutamente tudo! Quer algumas propostas de como incluir esse par perfeito no seu dia a dia? Já sabe: é só descer a tela!

Blusa com estampa floral e calça jeans

Pode usar no verão, na primavera, no outono ou no inverno: a blusa com golinha alta e manga curta bufante traz uma estampa colorida, mas com tons neutros que funcionam em qualquer estação do ano, principalmente quando associada a uma calça jeans, que também é sempre uma ótima aposta! 

Nesta composição, a peça vem coordenada com a calça slouchy em denim azul médio, que conta com o toque clássico da lavagem e o ar moderno do shape – não tem erro! Para os dias mais quentes, o outfit pode ser finalizado com uma sandália de salto bloco em uma das cores da blusa ou em preto básico, mas nos dias mais frescos, uma bota é a aliada ideal!

Usando o lenço como blusa

E olha o lenço aqui de novo mostrando toda sua capacidade de adaptação! Já demos a dica de usar o item como blusa, mas nada como mostrar na prática, não é? Nesta forma de amarrar, a peça fica com uma ponta para baixo e o nó atrás, mas você pode inovar e usá-la presa ao pescoço transpassada pelo busto ou amarrada na frente, com um top bem curtinho, que pode ser usado até na praia! 

Todas as possibilidades ficam ótimas com uma calça jeans mais soltinha, como a wide leg ou slouchy, para compensar a sensualidade da parte de cima e até ficar de acordo com o toque moderno que essa utilização do lenço traz.

Look all jeans

All jeans também pode – e deve – marcar presença por aqui, afinal, somos fãs de carteirinha desse tecido tão amado! A camisa em denim leve vem bem feminina e romântica, com mangas bufantes, babados na gola e na barra e uma estamparia que lembra uma renda super delicada na parte da frente. Para fechar, invista em uma calça mais ou menos no mesmo tom da parte de cima e termine com um tênis ou uma sandália em tons claros para manter a vibe fresh.

Blusa floral com saia jeans

E com saia jeans, o floral também funciona, principalmente para a temporada de calor! Vale incluir uma blusa com estampa azul para ornar com o denim, mas você também pode optar por qualquer outra cor e aproveitar a versatilidade que a saia te proporciona! 

Para deixar o resultado despojado na medida certa – e ainda proteger a cabeça do sol -, a dica é apostar em um chapéu em lavagem estonada. Depois, é só finalizar com aquele tênis branco que nunca decepciona e pronto!

Look masculino com camisa floral

Para completar essa leva de composições com estampa floral, vamos com um look com camisa floral masculina pra mostrar que a print pode entrar no guarda-roupa de todo mundo! As camisas floridas podem trazer inspiração havaiana, com flores maxi e bem coloridas, mas para quem prefere um mood sóbrio e monocromático, a peça também pode contar com uma padronagem mini e toda em azul para combinar com bermudas masculinas e calças jeans masculinas que todo mundo tem! Com um tênis, a produção está completa sem precisar pensar muito!

E você, já tem peças com estampa floral no seu closet ou vai passar a usar agora, depois dessas dicas mara?

Assine nossa newsletter