Pular para o conteúdo

Look anos 80: as trends da década que voltaram com tudo

Look anos 80: as trends da década que voltaram com tudo

Depois do grande sucesso que a moda 90’s fez ao longo dos últimos tempos, o look anos 80 também volta com força para o street e vem ganhando cada vez mais espaço no repertório das fashion girls ao redor do mundo. 

É claro que algumas trends se repetem, como calças de cintura alta e com modelagens mais baggy, jaquetas jeans, acabamentos destroyed e lavagens marmorizadas, mas outras são bastante características do período de 1980 a 1990, e não deixam ninguém se enganar quando aparecem na produção – aqui, vamos falar de todas elas!

Porém, antes de partir para as tendências que podem compor, atualmente, um look anos 80, vale dizer que o retorno das modas de outras décadas é algo super comum! E isso não significa que as peças e os shapes não se renovam nunca, ou que o universo fashion não cria nada – longe disso! 

Contudo, assim como acontece com a arte e com a música, por exemplo, os elementos marcantes de outras épocas voltam a aparecer como influência e inspiração depois de um tempo, justamente por terem sido grandes ícones quando surgiram – o que não impede, de forma alguma, que eles sejam revisitados e que ganhem novas caras para entrar no outfit dos dias atuais quando o assunto é roupa.

Dito isso, a dica é abrir o coração para a moda dos anos 80, deixar de lado qualquer ideia pré-estabelecida sobre ela e vir com a gente se apaixonar por essas trends, que passam por diversos estilos e podem entrar nos seus looks do dia a dia da forma que mais tiver a ver com você! Vamos lá.

Look com mangas bufantes e lenço na cabeça

Um dos componentes mais icônicos, que naturalmente vem à cabeça quando falamos de moda anos 80, são as mangas bufantes. Elas já voltaram para jogo há algum tempo, mas vêm conquistando cada vez mais looks por aí, enquanto também ganham mais volume – afinal, na década em que bombaram, elas eram super cheias e tinham muito destaque no visual. O bom é que você pode escolher como prefere e usar a trend do seu jeito!

Associada a um decote coração bem girly, textura poá minimalista e uma calça em jeans claro, o resultado é total romântico e retrô! Se completar com um lenço amarrado na cabeça então, a vibe 1980 fica ainda mais evidente.

Look anos 80 estilo vintage

A queridinha manga bufante garante o estilo vintage anos 80 a qualquer peça, mas se ela vier com babados, ombros levemente marcados e uma estampa contrastante, tudo em um modelo cropped, o combo da década fica mais do que completo! Para fechar, a calça jeans em lavagem média cai perfeitamente e deixa o resultado prático e confortável.

Look com blusa ombro a ombro e calça pantalona

Sim, as ombreiras são fortes símbolos do look anos 80 feminino, porém, assim como as peças estruturadas, as partes de cima com os ombros à mostra eram igualmente bem-vindas na época. Claro que não é de hoje que a modelagem ciganinha – ou ombro a ombro – marca presença no street, mas vale reforçar que ela é uma grande herança da década – assim como a calça pantalona, bem ampla e soltinha, que traz com ela um pouco da febre oversized de 1980. E se tiver tudo isso em um conjuntinho, melhor ainda!

Look color block

Sabe a tendência do color block que, vira e mexe, aparece por aqui, seja com uma peça de cada cor ou com cores blocadas em um mesmo item? Pois é, se você é adepta dessas composições, pode agradecer aos anos 80, porque elas eram muito presentes na década! O bom é que você não precisa necessariamente colocar essa trend em prática com peças inspiradas na época para levá-la no seu look: pode usar a roupa que mais combina com você que a técnica das cores já fica responsável por deixar seu visual com um ar de 1980.

Look colorido dos anos 80

Os anos 80 foram marcados por muitas cores, estampas e brilhos, tudo em produções totalmente criativas. Por isso, montar um look colorido e divertido é uma ótima forma de trazer a década pra hoje – e sem fugir do seu estilo, já que os tons diferentes podem vir em peças que combinam com você. 

Pra fechar o mood da época, invista em um tênis sporty basiquinho – que entra no lugar dos chunky de 1990 – e arrase com conforto, estilo e uma pitada retrô do seu jeito!

Blazer oversized em conjunto feminino

Um bom blazer é sempre infalível para compor um look anos 80, principalmente se vier com ombreiras, como esse da foto, em shape oversized – ou com tudo junto, para não deixar dúvidas sobre qual década você usou de referência na hora de se vestir. Novamente, os conjuntinhos também fazem parte da lista de tendências da época, além de facilitar muito nossa vida no dia a dia. Boa opção para usar no trabalho e garantir estilo de sobra, não é?

Conjuntinho feminino monocromático

Já falamos mais de uma vez sobre o poder dos conjuntos nas influências fashion de 1980, mas chegou a hora de ressaltar a importância da alfaiataria nesse repertório. Na época, ela aparecia muito nas produções, e não era incomum encontrar duos com a parte de cima alongada e a parte de baixo mais curta, com saia, por exemplo. Aqui, as peças vêm revisitadas, com bermuda feminina para proporcionar ainda mais movimento e conforto durante o uso, e o casaqueto mais curtinho, porém ainda com os botões clássicos na frente e as ombreiras que fazem toda a diferença. Viu como dá para trazer as trends vintage para os outfits atuais sem pesar a mão ou deixar muito caricato?

Look anos 80 total jeans

Se a alfaiataria era tão amada nos anos 80 e as composições total jeans também, por que não unir as duas coisas em um só visual? A referência é sutil e quase passa despercebida por quem não é muito ligado na moda, mas ainda está lá e é uma ótima aposta para quem segue um mood mais básico. Com uma blusa preta de gola alta, o outfit fica completo com sofisticação e conforto, sem precisar fazer esforço nenhum!

Look total jeans lavagem bleach

Agora, o all denim ganha uma pegada completamente diferente quando outra lavagem, muito mais despojada entra em cena: o famoso bleached jeans. A lavanderia bleach dá um aspecto marmorizado às peças e deixam o look anos 80 muito mais jovem e moderninho. Vale investir na produção completa com ele ou só incluir uma peça no outfit para dar aquele toque vintage que faltava.

Look anos 80 com jaqueta jeans

Em lavagem bleach ou não, já deu pra imaginar que as jaquetas jeans são sempre boas companheiras nas produções inspiradas em 1980, certo? Porém, que tal apostar em mais tendências da época para coordenar com ela, para além do all denim? Em mais evidência, os babados voltam a aparecer aqui, desta vez em um monocromático de blusa e calça laranja super vibrante, que tem tudo a ver com a década. Com uma sandália de salto colorida total statement, o resultado fica certeiro!

Look com colete jeans e calça jeans feminina

Jeans destroyed com lavagem diferentex? Temos! Mas sabe o que volta para o street com força pra compor seu look dos anos 80 junto com a calça? Os coletes! Pode ser estonado em denim, liso, de tricot ou estampado e todo colorido: não tem erro na hora de incluir esse item no visual e dar uma cara 80tinha para a composição.

Short jeans destroyed

As lavagens diferentes e manchadas e o acabamento destroyed ainda podem levar o mood 80’s para seus visuais de verão, com os amados e atemporais shorts jeans. Essa é uma das maiores provas de que algumas inspirações nunca saem de cena e que, se não soubermos de qual década vieram, elas parecem muito atuais – porque no fim das contas, elas são! A cintura alta aqui é mais um fruto da época, desses que vieram pra ficar e que a gente não abre mão jamais!

Calça cintura alta estilo anos 80

Ainda com a cintura alta, a parte de baixo do outfit agora vem com outra, ou melhor, com outras referências de 1980: o shape vem inspirado nas calças fuseau e nas disco pants, enquanto os tecidos fora do óbvio são marca registrada da época. A fuseau trazia uma vibe mais legging, com as alças nos pés; já as disco pants vinham em tecidos brilhantes e com uma cintura altíssima, bem ousadas!

Aqui, a peça vem em material aveludado, criando uma aparência menos chamativa que a das disco pants, mas ainda assim longe de ser sem graça, e dispensa as alças da barra, deixando-a muito mais versátil e fácil de usar. Ou seja, pode contar com a calça jegging de suede como aliada para compor seu look vintage ainda em 2021, já em 2022 e por quanto tempo mais você quiser!

Look rosa dos anos 80

Quando falamos que teria trend retrô para todos os estilos, não era mentira! Enquanto as calças pantalonas contam com um caimento amplo, totalmente soltinho, e as calças fuseau – ou os modelos inspirados nelas – são absolutamente ajustadas ao corpo, os anos 80 trazem ainda mais uma opção para quem quer um equilíbrio certeiro: a calça slouchy. E talvez ela seja o maior indicativo de que a moda anos 90, com a modelagem mom, está saindo um pouco de cena para dar espaço à década anterior. 

Com a peça, ainda vale investir em composições monocromáticas que faziam muito sucesso na época e continuam sendo igualmente bem-vindas. Pra isso, escolha uma slouchy na sua cor vibrante favorita, finalize com um cropped no mesmo tom pra dar aquele ar de conjunto e pronto, pode ir pra qualquer compromisso! Nos pés, o mocassim é outro calçado infalível na hora de finalizar a vibe vintage.

Calça slouchy e blusa cropped

Também em shape baggy e com a cintura bem marcada, a calça paperbag é mais uma peça-chave para montar um bom look anos 80 – principalmente se for associada a uma blusa cropped, que marcou muita presença no street da época, e melhor ainda se for em um mood de conjuntinho. Mais uma vez, vale dizer que a década era total colorida, então a dica é dar férias à paleta de branco, cinza e preto, não ter medo de mudar e mergulhar com tudo nesse mundo de arco-íris, combinado?

Calça slouchy e lenço como cinto

Quer mais uma opção de calça feminina, porque ainda tem poucas? Então anota aí: paperbag é o nome dela! Ao contrário da modelagem slouchy, ela segue mais soltinha ao longo da perna toda, e apesar de trazer uma cintura franzida e marcada, ela não conta com cinto próprio, como a clochard

A peça é essencial para quem não abre mão de uma roupa confortável para viver a vida, mas também não deixa de seguir as tendências e ficar ligada na moda. Como sempre, versões coloridas são escolhas perfeitas – e o lenço como cinto finaliza a produção com maestria!

Look anos 80 estilo boho

E a alegria das produções 80’s não vêm só das cores: as estampas estão sempre ali, dando o ar da graça e fazendo a diferença nos outfits. A estampa de lenço, por exemplo, que traz uma vibe mais boho, é uma das grandes queridinhas da época, e costumavam contar com ainda mais cores – e até com tecidos brilhantes, se deixasse. 

No dia a dia, você pode ressignificar essa trend e deixá-la mais básica e elegante, seja para usar no trabalho ou no fim de semana. Afinal, se tem algo que gostamos na moda é de versatilidade, não é?

Look com lenço na cabeça

Citamos a estampa de lenço, mas não são só as prints do acessório que faziam sucesso em 1980. Eles frequentemente entravam nas composições, sobretudo amarrados na cabeça, como bandanas, ou no pescoço – quase como um antecessor das chokers de 1990! Com eles, ainda dá para criar um mix de estampas, que é outra trend da década, e deixar o resultado total vintage! Que tal?

Lenço amarrado no cabelo

Para quem prefere deixar o couro cabeludo livre, a dica é investir em outras maneiras de usar o item nas madeixas, como no lugar do scrunchie 90’s – percebeu como a mudança de décadas em evidência no mundo da moda é real? 

Outra sugestão é combinar o lenço com alguma peça do outfit, como um kimono bem fresh sobre o look all denim – pode ser só com a cor, ou com a estampa igual. Assim, a composição fica ultra prática, cheia de referências dos anos 80 e super fresquinha, perfeita para as temporadas de calor.

São muitas as referências e trends disponíveis hoje em dia para compor um look anos 80 atualizado e mega estiloso! Você não vai ficar fora dessa retomada, não é? Então dê umas férias para suas peças 90’s e mergulhe na década mais colorida e criativa de todas! Não tem como se arrepender.