Pular para o conteúdo

Vestido de inverno: 21 dicas para usar a peça no frio

Vestido de inverno: 21 dicas para usar a peça no frio

Quando chega a temporada de frio e as temperaturas começam a cair, é hora de abusar de mangas longas, casacos, botas e sobreposições para garantir aquele visual quentinho e confortável, certo? Mas, para quem não quer ficar apenas no clássico duo de calça e blusa, a dica é apostar em um bom vestido de inverno!

Dos comprimento longos e midi até os curtos, é super possível usar a peça em diversos looks quentinhos – e nós podemos provar! Para isso, é só investir em tecidos mais grossos, como jeans e lã, e modelagens apropriadas para o clima, com mangas longas e gola alta, por exemplo.

Além disso, alguns complementos são sempre infalíveis: jaquetas, meias e botas nunca decepcionam quando falamos das estações mais frias do ano, inclusive nos outfits com vestido!

Para melhorar, investir em um bom vestido de inverno é pedida certa para quem quer, não só fugir do óbvio, mas também esbanjar praticidade e versatilidade nas produções do dia a dia, transitando entre visuais criativos até os mais básicos, do fim de semana ao escritório, sem precisar de muito. 

Portanto, para derrubar a ideia de que a peça única é bem-vinda apenas nos dias quentes, separamos algumas dicas valiosas de como usar vestido no frio sem grandes esforços, para você arrasar com composições dignas de fashionistas e provar que o item pode ser usado ao longo do ano inteiro! Vem com a gente:

Como usar vestido no inverno

Dicas de como usar vestido no inverno

Começando com uma prova de que o vestido de inverno pode, sim, protagonizar uma proposta criativa, nossa primeira inspiração já traz um modelo que foge do óbvio, com recortes assimétricos na cintura, acompanhados do comprimento midi e das mangas longas, que são ideais para um dia de outono. 

Nos pés, a sandália de salto com amarração mantém a lógica de um visual mais criativo e com um toque feminino, mas se o clima pede um sapato fechado, uma bota de bico fino, também funciona perfeitamente bem. E por fim, a bolsa com estampa de onça fecha a produção com maestria e um ar glam que faz toda a diferença!

Vestido com fenda e coturno preto

Porém, sabemos o valor das composições mais básicas, e por isso elas não ficam de fora da nossa lista! Aqui, o duo de vestido com coturno, com direito a fenda lateral e bolsa jeans, vai para um lado muito mais descontraído e até com uma pitada sexy, sem abrir mão da praticidade e do conforto da peça. 

O outfit fica ótimo para aproveitar o fim de semana, seja em um passeio no shopping, no cinema ou até no barzinho de sábado à noite!

Vestido chemise jeans midi com bota de salto

E se estiver procurando uma alternativa mais social, os modelos chemise midi são ótimas apostas de vestido para trabalhar, inclusive no inverno – principalmente com mangas mais longas e botas de salto nos pés, reforçando o mood sofisticado. 

Para quem não conhece, “chemise” é um termo em francês que se refere a camisa e, por isso, as peças únicas nessa modelagem dão um ar de formalidade e tradicionalidade, mesmo sem perder o toque moderno no resultado final.

Vestido midi em jeans leve com mangas 7/8 e botas de cano alto

Outra boa opção de vestido de frio para o office é a versão com babados na parte de cima, mangas ⅞ e comprimento midi, ainda em denim. Todos os elementos, além da cintura marcada pelo tecido franzido, são ideais para compor um visual feminino e elegante na medida certa para os dias no escritório. 

A bota over the knee de salto e bico fino acrescenta ainda mais sofisticação ao combo, garantindo a possibilidade de deixar o terninho e a calça social um pouco de lado na temporada de outono e inverno!

Vestido jeans com decote ombro a ombro

Agora, se quiser misturar os estilos na composição, pode apostar no modelo de vestido jeans mais girly, com decote ombro a ombro e caimento fluido, e coordená-lo a peças mais pesadas, como a parka, que pode até ser masculina, como é o caso aqui. Se quiser complementar o twist de estilos, vale até acrescentar uma galocha nos pés, com muita personalidade. Não tem erro!

Vestido de inverno com estampa floral

Mesmo com estampas florais, comumente associadas à primavera e o verão, a peça pode ganhar vez como vestido de inverno na temporada de frio. As mangas longas bufantes ajudam a aquecer enquanto reforçam o mood girly, que vem em contraste ao coturno e a bolsa, que trazem uma pegada muito mais rocker e urbana para o resultado. A mistura de estilos fica infalível!

Vestido floral com jaqueta resinada

Na mesma vibe anterior, você ainda pode investir em uma jaqueta resinada para finalizar os looks femininos estilosos com vestido midi floral, em uma combinação ainda mais quentinha. Desta vez, os tênis entram em cena levando tudo para um lado mais descomplicado e comfy, mas sempre vale optar por sandálias e botas de salto, principalmente se o evento pedir uma proposta mais sofisticada.

Vestido midi estampado com jaqueta jeans

Saindo das flores primaveris para uma print óptica em tonalidades mais outonais, o vestido em comprimento midi aparece novamente como uma ótima pedida para montar o look do dia a dia sem muito segredo. Aqui, a jaqueta jeans ganha vez como sobreposição, e as botas de salto blocado aparecem com cano curto, ideal para a meia-estação.

Vestido com estampa floral e casaco blazer

Quer manter o blazer no office look, mesmo com vestido na produção? Sem problemas! Para protagonizar esse combo de vestido com casaco, vestidos lisos e estampados são igualmente bons aliados – tudo depende do mood que você quer dar para a combinação final. 

Por fim, a bota de cano alto ajuda a esquentar as pernas com elegância e sem precisar de meia-calça, e o cinto largo na mesma cor do calçado ajuda a acinturar o caimento e valorizar a silhueta no ato!

Vestido com babados de cor clara

Cores claras, caimento fluido, babados e franzimento: tanto os elementos associados ao verão, quanto os detalhes que esbanjam feminilidade, podem muito bem compor o visual dos dias frios, inclusive com complementos mais pesados e rockers! 

Com a jaqueta trucker preta e o coturno flatform nos pés, os looks com vestido de calor ganham um twist cheio de atitude, digno de fashionista, e claro, pronto para encarar as baixas temperaturas da temporada de outono e inverno, sem preocupações! Ou seja, já deu para notar que os complementos fazem toda a diferença na hora de levar um outfit de uma estação a outra, não é?

Vestido midi floral estampa boho com casaco jeans de pêlo e bota

Assim como o floral clássico, a versão boho da estampa também ganha espaço no vestido de inverno em comprimento midi! Composto por peças leves e fluidas e elementos naturais, o estilo está sempre em alta e é um grande queridinho das fashion girls. 

Para dar um tom descontraído à composição e te manter aquecida, a jaqueta jeans com forro peluciado é aposta certeira, assim como o coturno, que apesar de trazer um ar mais despojado, vem em tom de bege para combinar com a estética boêmia.

Vestido midi de inverno floral azul com jaqueta jeans curta

Mantendo a proposta boho, mas agora com uma dose extra de sofisticação, a dica é criar um link entre o modelo de vestido midi estampado em azul, a jaqueta cropped na lavagem clássica do denim, e até completar com a bolsa na mesma cor, para dar um toque fun na medida certa. 

Para fechar com chave de ouro, vale investir em um vestido com bota cano curto e salto marrom ou bege para trazer um pouco mais do mood boêmio para a produção e deixar o resultado ainda mais elegante e versátil, pronto para ir do trabalho ao fim de semana, sem precisar mudar nada!

Look monocromático com vestido estampado e casaco

E se engana quem pensa que os outfits invernais precisam de cores escuras: mesmo com um monocromático clarinho, o trio de vestido com bota e jaqueta fica super preparado para os dias frios, seja para o office ou para curtir os momentos de descanso. 

A combinação traz um twist entre o chic e o moderno, além de ser uma ótima aliada para os dias em que você não quer gastar muito tempo escolhendo a roupa, mas também não quer sair de casa com um look básico ou óbvio demais. Nada como usar a praticidade a seu favor, não é?

Vestido estampado com casaco e bota cano alto de salto

Pode parecer fácil para as it-girls de carteirinha, mas muitas pessoas ainda têm dúvida sobre como usar vestido longo no inverno, mas a realidade é que a fórmula mágica é praticamente a mesma das modelagens midi! 

O look predominantemente em tons claros, em contraste com o marrom da bota, garante uma vibe elegante, que funciona nas mais variadas ocasiões: desde o office look, até um jantar a dois naquele restaurante especial. Para arrematar e deixar o visual mais resistente às temperaturas baixas, vale acrescentar um casaco Teddy alongado e escolher um par de cano alto para os pés!

Como usar vestido curto no inverno

Looks com vestido curto jeans no inverno

Sim, os comprimentos mais curtos também podem compor os looks de inverno! Para isso, uma boa dica é optar por peças em jeans mais grosso e, claro, com mangas longas – que podem até ser bufantes, como é o caso aqui, para adicionar mais tendências ao resultado. 

Nos pés, os looks com bota ditam o mood da produção: enquanto o modelo Chelsea tratorado traz um ar urbano e despojado, a moda western marca presença na versão estampada de bico fino e salto grosso. Finalize de acordo com o seu estilo ou com a ocasião do dia, sem medo de errar – afinal, jeans combina com absolutamente tudo!

Vestido de inverno curto com manga longa

Vestido de inverno curto para sair à noite? Temos! Aqui, o mesmo item em jeans grosso com manga longa ganha outra cara, graças ao cinto de strass, à bolsa brilhante e às botas metalizadas de salto e cano altos, mega glam. 

A proposta é certeira para quem não quer deixar o brilho de lado na temporada de baixas temperaturas, e não tem medo de chamar atenção por onde passa, tanto no barzinho quanto na balada de sábado à noite!

Vestido jeans curto de mangas bufantes

E nem precisamos dizer que também tem como usar vestido jeans curto no escritório, certo? Neste caso, a sugestão é apostar no shape até o joelho, com gola franzida, mangas bufantes e cinto no mesmo tecido, para valorizar a silhueta e trazer elementos trendy ao visual, tudo sem exageros. 

Nos pés, as botas de cano alto aparecem novamente como melhores amigas das pernas, para protegê-las do frio sem perder o estilo e a elegância!

Vestido curto floral para usar no inverno

Até o modelo de vestido curto floral entra na jogada, indo contra todas as expectativas e provando que versatilidade é o que não falta na peça – e na estampa! Agora, a print conta com desenhos maxi e tons mais terrosos, ornando perfeitamente com a vibe do outono, mas ainda com feminilidade e romantismo de sobra. 

Se o frio apertar, as jaquetas são sempre bem-vindas, assim como o chapéu, que não só traz personalidade para a composição, mas ainda ajuda a aquecer a cabeça nos dias em que aquele vento gelado não dá trégua.

Vestido jeans curto com jaqueta jeans oversized

O look com vestido jeans curto fica igualmente ótimo com uma jaqueta oversized no mesmo tecido, criando o all denim prático e cool que a gente ama! Para melhorar, vale incluir uma camiseta de manga curta ou até uma turtleneck por baixo da peça única: assim, o combo fica mais quentinho e muito menos óbvio! 

Nos pés, os coturnos podem ser de salto ou flat – ambos funcionam bem da mesma forma na hora de finalizar o outfit urbano e despojado! 

Vestido de tubinho curto colorido para usar no inverno

E que tal coordenar um vestido tubinho curto em tom de verde limão, bem a cara do verão, com um casaco tipo blazer, quentinho e estruturado? Além de garantir muita atitude para todos os compromissos do fim de semana, a combinação proporciona uma vibe Y2K, principalmente com a bota over the knee e a bolsa baguete como acessório. Aposte!

Vestido curto colorido com meia-calça e bota cano alto

Fechando nossa lista, pode anotar mais uma ideia de looks para aproveitar a noite de sábado! Novamente com o combo de vestido com meia-calça e com comprimento mini, agora a peça conta com recorte e amarração do decote e um tecido rosa metalizado que faz toda a diferença no resultado, e de quebra ainda traz uma pitada Barbiecore para a produção que tinha tudo para ser all black

O blazer preto cria um twist, associando elegância à sensualidade da peça única, enquanto a bota de salto com acabamento envernizado fecha a composição com chave de ouro – e ainda mais glamour!

Pronto, agora você já pode colocar seu vestido de inverno pra jogo sem medo de errar – ou de passar frio!

Comprar vestidos