Pular para o conteúdo

22 tendências da moda anos 80 para começar a usar já

22 tendências da moda anos 80 para começar a usar já

Quem está de olho nas tendências ao redor do mundo, provavelmente notou que a moda anos 80 está mais influente do que nunca. Acompanhada de um sentimento nostálgico, já é possível ver o reflexo dessa onda oitentista, tanto nas passarelas, quanto no street style, enchendo de glamour, cores vibrantes e extravagância o guarda-roupa das fashion girls.

Não é de hoje que a moda busca referências de outras décadas: as trends que foram um sucesso no passado, geralmente servem de inspiração e são adaptadas para os os dias atuais, trazendo novos formatos para itens já conhecidos – e agora é a vez da década disco, das peças brilhantes, coloridas e volumosas, ter os seus dias de fama novamente.

Para quem não conhece, vale ressaltar que o estilo dos anos 80 foi totalmente disruptivo e marcou um movimento a favor do maxi – e com a volta dele, é hora de trazer toda a criatividade da época para o closet atual, e quem sabe dar umas férias ao básico. 

Porém, se você não é do time do brilho, do metalizado, das cores neon e das mangas bufantes, não pense que vai ficar de fora dessa! A década é super versátil e tem uma lista enorme de apostas para você se entregar sem medo de sair do seu estilo próprio.

Então, quer descobrir um pouco do que 1980 trouxe de volta para os dias de hoje? Vem com a gente revisitar as tendências, selecionar tudo que têm mais a ver com você e mostrar que está totalmente antenada no universo fashion! 

Looks femininos inspirados na moda dos anos 80

Look anos 80 feminino

Quando falamos sobre moda anos 80, com certeza as famosas mangas bufantes vêm à sua mente, certo? Bom, elas estão de volta, ganhando cada vez mais força, e dando um mood vintage para o visual no ato! Para quem gosta de reviver com força a tendência, a dica é apostar nos shapes mais cheios e chamativos – como usava-se no passado -, mas também existem as opções mais discretas, para quem não quer ousar tanto.

Além disso, não é de hoje que as calças baggy têm espaço no guarda-roupa das fashionistas: o modelo de cintura alta mais larguinho nas pernas marcou várias gerações, e você pode facilmente encontrar a peça no look de ícones fashion de 1980 e 90.

Look todo em jeans com inspiração 80's

Apostar em uma peça jeans é bom, mas montar um all denim é melhor ainda – e essa tendência também foi marcante na década de 80, viu? Aqui, a combinação do cropped de nó com a cintura alta dá um mood retrô e girly para o look, enquanto no cabelo, o lenço traz mais uma característica da época, e dá pra usar tanto com os fios soltos como presos.

Se você achar que precisa de mais elementos da época para completar o outfit, a dica é incluir um tom de cor neon, seja na maquiagem, na bolsa, no sapato, ou em todas as opções. Prontinho, é quase uma viagem no tempo!

Calça de modelagem ampla, inspirada na moda anos 80

Se você é do time que ama a cintura alta marcada, saiba que essa é uma trend que veio direto das décadas de 70 a 90 – e veio para ficar! Mas, não para por aí: a modelagem ampla também entrou no túnel do tempo e se instalou no guarda-roupa das grandes it girls do momento – sem contar que é uma febre nas produções da geração Z. Por ser um modelo largo, a peça é perfeita para quem valoriza conforto. 

E na parte de cima, pra fechar a vibe 80’s, a camisa polo entra pra jogo com mais uma trend da época, finalizando uma combinação comfy, com um toque sporty, mas ainda assim arrumadinha. Amamos!

Look com colete jeans como blusa feminina

Os coletes eram super presentes no estilo vintage dos anos 80, e a peça volta a marcar presença no street atual! Neste caso, ela ganha vez como blusa, apenas com o primeiro botão fechado, criando uma fenda moderna e sexy na medida. Porém, não falta versatilidade por aqui: também vale criar sobreposições com outras blusas por baixo, seja com manga curta para o verão, ou longa para dias mais frios.

Mangas bufantes uma marca da moda anos 80

As queridinhas mangas bufantes ainda podem vir aliadas a um decote coração – ou “princesa” -, somando elementos da moda anos 80 na composição – ou seja, um verdadeiro must have para quem gosta de um visual retrô. Com uma calça ampla de cintura alta, que já foi citada lá em cima, e uma sandália nos pés, o resultado é fácil de compor, além de ficar super romântico e girly.

Inspiração dos anos 80 com estampa de onça

Assim como o pop e o disco, o rock também teve forte influência nos anos 80, sobretudo com o movimento New Wave. Nele, a estampa de onça fazia a diferença nos outfits, tornando a vibe glam e nada óbvia, junto com itens de couro, de tecidos com acabamento vinílico, ou até com jeans, como é o caso da nossa inspiração aqui. Viu como dá para usar tendências antigas e esbanjar estilo por aí sem ficar muito caricato?

Estampa de poá amada nos anos 80

E nem precisamos falar sobre como o poá era amado em 1980, não é? É certo que a print é super atemporal e nunca sai de moda, mas é quase impossível não associá-la à década, principalmente com as versões maiores da padronagem. De lá pra cá, a estampa já ganhou inúmeras formas diferentes, e segue protagonizando vários looks com maestria, inclusive com um bom jeans na parte de baixo.

Look colorido inspirado nos anos 80

Se você é adepta do color block, você certamente saberia se vestir bem nos anos 80! Na época, as cores estavam por todos os lados, e usar mais de uma tonalidade na composição era quase um pretinho básico. Aliás, quem lembra das roupas da musa Cindy Lauper? 

Mas, mesmo para quem prefere não misturar, vale dizer que cores saturadas, dessas bem chamativas e brilhantes, já trazem a vibe da época sem precisar ousar tanto, mas ainda garantindo aquele toque maximalista infalível. E para finalizar as referências oitentistas, é só adicionar uma plataforma nos pés – um clássico que está voltando com tudo para o streetwear!

Conjuntos da moda anos 80 feminina

Conjunto feminino

Se você já entrou de cabeça para o mundo da alfaiataria, pode agradecer aos anos 80 pela popularização das peças no guarda-roupa feminino: principalmente nos visuais de conjunto, a referência da década é fortíssima! 

Para melhorar, o outfit ainda pode contar com o componente bônus que eleva qualquer look vintage, que é a presença dos ombros estruturados no blazer – não tem erro! Nos pés, o tênis cria um mix despojado com o visual mais chic, enquanto um salto completaria a proposta elegante.

Conjunto listrado feminino de saia e blusa

Já vimos que não é só de cores e brilhos que se vive um look característico da moda anos 80, e que as estampas também fizeram parte da década. E aqui, a escolha da vez é a padronagem listrada, que entra em cena junto com o animal print e o poá para trazer um toque vintage aos dias de hoje – ainda mais se as listras forem associadas a um cropped, peça que tomou conta do street da época!

Conjunto feminino listrado com cropped e calça

Quer deixar o conjuntinho listrado ainda mais estiloso, e trazer mais elementos 80’s para a produção? É só incluir uma camisa de mangas bufantes por baixo do cropped! O truque de styling é infalível para deixar tudo bem longe do óbvio, além de aquecer um pouco mais os braços nos dias em que o calor não está tão forte.

Inspirações da moda anos 80

Se tem algo que marcou os anos 80, é a presença de muitas informações em um look. A liberdade criativa da época permite juntar várias tendências em apenas um visual, como a presença de muitas cores nas estampas listradas, no cropped com gola alta e na adição de uma terceira peça, que serve como um truque para dar um up no estilo.

Aqui, a dica é finalizar o look com tênis e meias aparentes ou com um par de cano mais alto, para fechar o mood cool da década com chave de ouro.

Look total jeans inspirado nos anos 80

Os conjuntos em jeans já são super a cara da época, mas por que não acrescentar mais elementos da moda anos 80 a eles e deixar tudo ainda melhor? Os detalhes brilhantes fazem toda a diferença, tanto em franjas quanto em aplicações, assim como o protagonismo das mangas, sejam elas bufantes com o ombro marcado, ou flare. Com essas características, somadas à modelagem cropped, você teletransporta seu outfit para 1980 no ato!

Conjunto em mood athleisure

O estilo fitness no look anos 80 também foi um sucesso – quem lembra das leggings metalizadas com polainas coloridas e collants?. E como a moda é uma mistura do passado com o que é usado no presente, aqui temos um exemplo perfeito de como trazer a febre de looks esportivos da época para os dias atuais. 

O conjunto em mood athleisure com recortes coloridos é a cara da época, mas foi muito bem adaptado para o street atual! Nos pés, um tênis branco garante o conforto e praticidade para o visual, sem nenhum esforço, mas também vale optar por uma sandália de salto para criar aquele hi-lo fashionista.

Não é de hoje que o disco e o house voltaram a ser tendência na música. Porém, vale lembrar que, na moda, esse estilo é igualmente muito bem-vindo – afinal, a cultura musical e as roupas têm tudo a ver! 

Neste caso, as cores seguem presentes, mas agora na estampa, que traz um ar mais disco para a composição. E para os dias mais frios, a jaqueta jeans feminina entra perfeitamente como terceira peça vintage que nunca sai de moda!

Moda masculina anos 80

Moda masculina anos 80

Que a vibe retrô voltou com tudo para o armário das mulheres, nós já vimos. Agora, chegou a hora de mostrar que as trends da época também são perfeitas para o repertório masculino!

Apesar de não ser muito diferentão, o xadrez era extremamente popular na década, e foi utilizado pelas pessoas com os mais variados estilos. Aqui, a camisa com a estampa adiciona uma dose extra de atitude na combinação de calça jeans masculina azul e camiseta branca – um outfit ideal para os dias mais frios, que pedem a sobreposição de uma terceira peça!

Moda masculina com peças resinadas

As peças em acabamento resinado tiveram um papel essencial na moda anos 80: elas eram marca registrada e protagonistas das produções dos rockeiros e dos adeptos do movimento punk-rock da época – que permaneceu firme e forte em 1990, inclusive. 

Aqui, a jaqueta masculina reforça a proposta rocker do visual all black, compondo um resultado cheio de atitude e personalidade, mas super fácil de montar.

Look masculino estilo anos 80

Se as listras compõem belíssimos looks anos 80 femininos, nos guarda-roupas masculinos elas não ficam para trás! A diferença é que, em vez de contar com a presença de muitas cores vibrantes, aqui ela assume um mood mais neutro e até meio rocker – especialmente acompanhada da calça justa em denim escuro e do sapato. Para os dias frios, a mesma jaqueta resinada da inspiração anterior cairia muito bem e ainda reforçaria a vibe punk-rock.

Look masculino vintage com calça jeans ampla e blusa listrada

Sim, as listras continuam por aqui! Afinal, a estampa foi bem aceita em praticamente todos os grupos e estilos por décadas – e essa é a prova de que ela é atemporal e necessária em todo guarda-roupa! 

Neste caso, a padronagem assume uma vibe mais urbana e despojada graças à associação com a calça masculina ampla na parte de baixo, que fica ainda mais 80’s com uma lavagem de jeans clara e marmorizada.

Look jeans masculino da moda anos 80

As composições all jeans eram queridinhas na moda anos 80, tanto feminina quanto masculina. A combinação pode vir com itens na mesma cor, criando um visual de conjunto, ou contar com lavagens diferentes para garantir um contraste cheio de estilo entre as peças, como é o caso aqui – basta escolher os tons que mais tem a ver com seu estilo e não ter medo de combiná-los!

Look com calça jeans e jaqueta jeans masculina

Por falar em produções com o mesmo tom de denim em cima e embaixo, que tal garantir algumas inspirações com essa aposta? As lavanderias mais claras são protagonistas por aqui, uma vez que eram favoritas na época, e novamente podem ganhar versões estonadas, bleach e marmorizadas, seja em uma peça só ou nas duas. 

Coordene com camisetas neutras para um outfit versátil e mais básico, ou invista em complementos coloridos para dar mais personalidade e ousadia ao resultado.

Moda anos 80 masculina com bermuda jeans e jaqueta jeans

E se você pensou que não tinha como montar um look all denim com a cara dos anos 80 para os dias mais quentes, a gente te prova o contrário! Desta vez, a combinação vem com bermuda e camiseta, além de contar com meias altas aparentes, que era febre no street da década, e as jaquetas jeans indispensáveis por cima – mesmo em modelo mais leve, só para te proteger do ar condicionado.

Se a moda anos 80 já estava no seu radar, com essa seleção de tendências que estão em alta, ficou ainda mais fácil incluí-las no seu dia a dia, não é?

Assine nossa newsletter