Pular para o conteúdo

Look monocromático: 22 dicas para usar a tendência

Look monocromático: 22 dicas para usar a tendência

Muito mais do que uma tendência, o look monocromático vai além das modas passageiras ou das limitações de estilo: independentemente das tonalidades, as produções em uma cor só sempre estiveram presentes no universo fashion, em diferentes décadas e propostas – e arriscamos dizer que sempre estarão!

E a fama dos outfits monocromáticos não é à toa. Afinal, eles trazem praticidade, versatilidade e um toque de elegância para todas as ocasiões do dia a dia, do trabalho ao fim de semana, e para todo mundo que quiser usar, desde as mais fashionistas até quem prefere um visual mais básico e minimalista.

O que é monocromático?

Enquanto o sufixo “mono” traz a ideia de unidade, de algo único, “cromo” significa cor. Ou seja: os looks monocromáticos se resumem a produções compostas inteiramente por uma única cor. Bem fácil de entender, não é?

Contudo, vale lembrar que cor é diferente de tom! Apesar do termo ser normalmente relacionado a combinações inteiras na mesma tonalidade, os outfits também podem contar com peças em uma mesma cor, porém em tons diferentes, sem problema nenhum!

Agora que você já sabe tudo sobre a teoria das composições monocromáticas, que tal conferir algumas dicas de moda para mergulhar de cabeça nessa trend atemporal e curinga que todo mundo ama? Vem com a gente:

Look all denim

Look feminino all denim

Para as amantes de jeans, a boa notícia é que o tecido queridinho pode muito bem compor um look monocromático! Nos dias mais quentes, o combo de saia midi com cropped curtinho é certeiro para os momentos off, seja com as peças na mesma lavagem azul média, como é o caso aqui, ou com diferentes tonalidades.

Nos pés, o tamanco verde cria uma combinação análoga sem muito esforço e com um toque statement que faz toda a diferença, mas sempre vale optar por rasteirinhas mais básicas ou até por uma sandália clássica de salto blocado.

Conjunto com cropped sem alça, calça de alfaiataria e blazer

E o look jeans também ganha vez no conjunto com cropped sem alça, calça de alfaiataria e blazer, em um resultado super bem equilibrado entre o moderno e o elegante, pronto para te acompanhar de segunda a domingo!

Finalize com sandálias ou botas de salto para o trabalho, ou com um coturno tratorado mais rocker para curtir a noite com os amigos no fim de semana!

Looks da moda com denim da cabeça aos pés

Ainda com a mesma lavanderia azul, uma boa alternativa para investir em looks da moda com denim da cabeça aos pés é optar pela calça de cintura baixa que voltou com tudo para a moda atual, complementar com uma jaqueta como blusa na parte de cima, e arrematar com a bolsa no mesmo tecido, em uma vibe total Y2K! Nada melhor do que um outfit cheio de tendências, mas ainda mega prático, não é?

Look monocromático neutro

Look monocromático neutro

Para falar sobre cores neutras, é claro que o look preto já começa dando as caras por aqui, em uma proposta de alfaiataria moderna que vai muito bem em qualquer ocasião. Com o casaqueto e a calça soltinha criando um visual de conjunto, o resultado não só fica confortável e versátil, mas também esbanja praticidade na hora de se arrumar!

Nos pés, vale incluir um calçado mais fashionista e nada óbvio, como o chinelo puffer verde, ou apostar em pares mais curingas, como tênis brancos e sandálias na mesma cor da roupa. Escolha de acordo com o seu estilo, ou com o compromisso do dia!

Looks monocromático com calça preta de paetê e regata

Quer adicionar uma pitada de glamour no seu all black para sair à noite? A dica é montar os looks com calça preta de paetê, seja com regata, camiseta ou turtleneck na parte de cima. Assim, o monocromático se mantém firme e forte, mas com uma dose de brilho e textura que mudam tudo!

Para fechar, sandálias e botas de salto são igualmente infalíveis na hora de arrematar a produção: pode usar como preferir!

Look all white com calça branca e camisa

Agora, com o all white na jogada, o look com calça branca e camisa feminina vai para um lado mais clássico e sofisticado, ideal para o trabalho, para um brunch com as amigas no fim de semana, ou até para um aniversário mais arrumadinho.

Neste caso, o segredo mora nos detalhes – e no styling: vale usar a camisa com alguns botões abertos na parte de baixo ou de cima, meio presa na calça, ou até como sobreposição com um cropped corset por baixo. Com flats ou sandálias de salto blocado, não tem erro!

Look com colete de alfaiataria e calça pantalona

O colete de alfaiataria, queridinho do momento, também entra pra jogo no look monocromático branco, tanto com a calça pantalona para o trabalho e outras ocasiões sofisticadas, quanto com o short solto para momentos mais descontraídos nos meses de calor.

Por fim, complete com sandálias de salto, mules ou rasteirinhas na mesma cor do outfit e pronto: o combo fica chic e fresco sem nenhum esforço!

Look branco em linho com camisa de manga curta e short

Porém, se quiser deixar o look branco mais girly e romântico, sem perder o frescor da composição, uma boa pedida é investir na camisa com estampa delicada e detalhes vazados que lembram um bordado, aliada ao short também com padronagem em alto relevo, e com cinto de cordão.

Desta forma, o visual monocromático ganha mais textura e feminilidade, além de trazer um mood que combina perfeitamente com as altas temperaturas. Aposte com rasteiras, sapatilhas Mary Jane ou sandálias de salto baixo, de acordo com a sua preferência!

Combinação toda branca com conjunto de blusa cropped e saia longa

Nem precisamos dizer que a combinação toda branca é sempre certeira no look para o Ano Novo, certo? E por aqui, o conjunto de blusa cropped e saia longa também proporciona frescor, feminilidade e romantismo de sobra, graças ao tecido de linho e à fluidez das peças, assim como aos detalhes, como os babados e as aplicações de renda.

Com esse duo, você fica pronta para a festa da virada – e para diversos outros compromissos ao longo do ano –, tudo sem perder muito tempo se arrumando, e com toda a leveza que a celebração pede!

Look monocromático com camisa de sherpa e calça wide leg

Já nos dias mais frios, o monocromático fica por conta da produção com turtleneck, camisa de sherpa e calça wide leg, tudo em diferentes nuances de off white. Com esse trio, o look minimalista é garantido sem muito segredo, e você fica preparada para todas as ocasiões, desde o trabalho até o passeio no fim de semana, com tênis, botas ou coturnos nos pés. Vale a aposta!

Outfit todo bege com camiseta e calça

Por falar em looks com coturno, que tal trazer um contraste para o outfit todo bege com o modelo preto nos pés? Acompanhado da camiseta com lettering e da calça com bolsos cargo, o par ajuda a reforçar a proposta cool do resultado, com aquela dose de conforto e personalidade que nunca decepciona!

Para fechar, a jaqueta do conjunto com a peça de baixo é sempre bem-vinda nos dias mais frios, enquanto a pochete fica responsável por mais um toque despojado para o combo final. Amamos!

Conjunto de blusa de gola alta e calça boot cut

O marrom está com força total no street, e não poderia ficar de fora das nossas inspirações de look monocromático! A cor, que vem sendo denominada como novo preto, ganha vez em diferentes composições, principalmente na temporada de outono e inverno, além de ser sofisticada e mega versátil.

Seja com o mood comfy e 70’s do conjunto de blusa de gola alta e calça boot cut, ou com a turtleneck em tom mais claro, acompanhada do duo em sarja cotelê, a aposta é sempre infalível!

Look colorido monocromático

Look colorido monocromático

Partindo para as cores vibrantes, o laranja aparece como uma das maiores apostas do ano! E para levar a tonalidade favorita da temporada para todas as ocasiões do dia a dia, o combo de blusa de moletom e calça pantalona é seu melhor aliado!

Mistura certeira entre sofisticação, conforto e praticidade, o conjunto é ótima pedida para compor looks com tênis para momentos mais descontraídos, ou com botas de salto blocado para um aniversário à noite, por exemplo. Não pode faltar no guarda-roupa!

Combinação com cropped de manga longa, calça soltinha de alfaiataria e blazer

Protagonizando um look despojado e elegante na mesma medida, o laranja também pode dar as caras na combinação com cropped de manga longa, calça soltinha de alfaiataria e blazer como sobreposição, em uma vibe moderna e preparada para qualquer compromisso.

Para complementar, a bolsa e os calçados podem seguir a mesma linha sofisticada, com uma tote bag e botas de salto, ou criar um twist urbano e cheio de personalidade, com a pochete preta e o coturno na mesma cor. Independentemente da sua escolha, o visual vai do escritório até o happy hour depois do expediente, sem precisar mudar nada!

Looks coloridos com short de alfaiataria e blusa de paetê

E o look com paetê volta a dar as caras na nossa lista, desta vez em uma inspiração de looks coloridos, com o vermelho marcando presença na produção completa!

Neste caso, a composição não só vem em tom mais vibrante, mas também traz uma proposta muito mais fresquinha, graças à regata na parte de cima e ao short solto na parte de baixo, resultando em um outfit poderoso e total glam, infalível para sair à noite durante o verão. Arremate com sandálias de salto metalizadas ou na mesma cor da roupa e arrase!

Look monocromático colorido em alfaiataria com colete e calça reta

Porém, vale dizer que o look monocromático colorido não precisa ser sempre vibrante – e uma boa prova disso é o conjunto de alfaiataria com colete e calça reta. Com a tonalidade mais suave do rosa acompanhando a modelagem clássica das peças, o combo fica mega sofisticado, ideal para ir ao trabalho ou a outros compromissos igualmente elegantes.

Nos pés, a sugestão é optar por pares de salto, sejam eles sandálias, mules, scarpins ou sapatos tipo Mary Jane, que estão bombando nos últimos meses – todos funcionam igualmente bem!

Look monocromático com camisa,calça e sapato em tons de roxo

Como falamos lá no começo, o monocromático também pode ser composto por duas ou mais tonalidades diferentes de uma mesma cor – e esse é um ótimo primeiro passo para quem ainda não sabe muito bem como combinar cores de roupas!

Coordenando a blusa em tom mais escuro com a calça lilás e o calçado em um roxo mais frio, você já consegue ter uma ideia de como brincar com contrastes e temperaturas, e assim se sentir mais segura para se aventurar em outras composições. Boa dica, não é?

Blusa de mangas 1/2 e calça comfy e minimalista

Há quem diga que os tons de azul mais fechados podem ser considerados neutros, e não é pra menos: a cor é versátil, atemporal e vai bem em todas as ocasiões, desde o inverno até o verão, passando inclusive pelo look meia-estação, como é o caso aqui.

Com a blusa de mangas 1/2 e gola alta degagê e a calça reta, o conjunto proporciona aquela elegância minimalista que nunca falha, e ainda transita perfeitamente pelos climas mais amenos. Seja com sneakers, rasteiras ou saltos, ele é sempre uma boa pedida!

Looks femininos em azul com top jeans curto e conjunto de alfaiataria

Mas, os looks femininos em azul intenso não ficam de fora da nossa lista! Em modelagens atualizadas e tom vibrante, o duo de alfaiataria passa bem longe do óbvio e pode até aparecer em propostas mais descontraídas, com o top jeans curto por baixo, por exemplo.

Com uma sandália de salto grosso nos pés, o resultado fica certeiro para te acompanhar em um aniversário no fim da tarde ou até naquele almoço entre amigos em um sábado de sol.

Conjunto de laise com calça slim e blusa com babados

Quando falamos de cores da moda, não tem como não mencionar o verde! Independentemente da tonalidade, ele é sempre um bom aliado para colorir o visual – inclusive na produção girly, com o conjunto de laise com calça slim e blusa com babados.

A composição vai bem desde o trabalho até os passeios do fim de semana, com sandálias de salto ou flat nos pés. Infalível!

Trio de short, cropped e casaqueto em verde limão

E se a sua coloração pessoal pede um verde limão, pode ficar tranquila, porque nós falamos muito sério quando dissemos que a cor é bem-vinda em todos os tons!

No verão, a tonalidade brilhante toma conta do trio de short, cropped e casaqueto, em um mood arrumadinho e despojado na medida certa, mas nada te impede de usá-la nas temperaturas mais baixas do outono e inverno. Pode colocar sua cartela para jogo quando preferir, sem medo de errar!

E aí, pronta para montar um look monocromático com sua cor favorita e apostar nessa tendência que nunca sai de moda?

Assine nossa newsletter