Pular para o conteúdo

Conheça os diferentes tipos de xadrez e saiba como usá-los

Conheça os diferentes tipos de xadrez e saiba como usá-los

Entre o vichy queridinho dos últimos tempos, o quadriculado minimalista e o toque preppy dos losangos, existem vários tipos de xadrez no mundo da moda – e fora dele também! 

Desde as mais fashionistas, até os mais despreocupados, todo mundo tem ou já teve pelo menos uma peça em casa com alguma versão da estampa, seja uma camisa, um blazer, uma calça, ou até itens de decoração, como uma toalha de mesa, uma cortina, almofadas e cobertores.

Ou seja: a estampa xadrez é uma das maiores protagonistas quando falamos de padronagens atemporais e versáteis – e esse é um dos motivos para ela ser tão amada!

Mas, você conhece os diferentes modelos de xadrez? Para acertar na escolha das peças ideais para compor suas produções, nada melhor do que conhecer um pouco sobre cada um deles, entender o que eles transmitem, e como podem entrar no seu visual do dia a dia, do trabalho ao fim de semana.

Por isso, separamos alguns exemplos da print para você eleger sua favorita, além de dicas de looks para você não errar na hora de colocá-la pra jogo! Quer conferir tudo? Vamos lá!

Argyle

 Estampa xadrez argyle

De origem escocesa, o modelo argyle é famoso por aparecer em suéteres e coletes de lã, muito presentes em propostas preppy, estilo que traz um mix entre a moda colegial dos EUA, e uma pitada esportiva na medida certa.

As peças com essa estampa tendem a ser mais clássicas, certeiras para usar com camisas femininas e calças sociais, em ocasiões que pedem looks elegantes.

Buffalo Check

Tipo de  xadrez buffalo

Conhecido como “xadrez lenhador”, o Buffalo também faz parte da lista de tipos de xadrez com origem escocesa – mas ganha força realmente com o movimento grunge dos anos 90, principalmente na América do Norte. 

Com sua mistura de preto com vermelho, ou com diversas outras combinações de cores, a print se popularizou com as camisas masculinas de flanela, super quentinhas, confortáveis e versáteis, que nunca saem de moda e podem ser usadas sozinhas ou como sobreposições. 

Burberry

Estampa xadrez burberry

Criado na década de 20 pela grife de mesmo nome, o xadrez Burberry surgiu exclusivamente para estampar o forro das capas de chuva da marca. 

Porém, a padronagem começou a ganhar mais espaço no street style em meados de 1960, com itens icônicos como o cachecol de cashmere, conhecido e utilizado até hoje. Desde então, a dupla formada pelo acessório e pelo trench coat famoso da grife, nunca mais saiu de cena, e está sempre esbanjando elegância por aí. 

Grid

Estampa xadrez grid

Minimalista e descomplicado, o xadrez grid nada mais é do que uma composição de quadrados desenhados por linhas finas, que traz modernidade e simplicidade para qualquer peça, sem perder o estilo e a personalidade. 

Seja em vestidos, blusas, camisas ou até blazers, a print é infalível em todas as ocasiões do dia a dia, e nos mais variados climas ao longo do ano. Vale a aposta!

Madras

Estampa com xadrez Madras

Seguindo as raízes de sua origem indiana, e trazendo um toque cultural para a estampa, o xadrez Madras conta com cores alegres e vivas na padronagem, aliadas a tecidos mais leves.

É claro que, hoje em dia, existem inúmeras adaptações do modelo, inclusive com tons sóbrios e sem tanto contraste. Mas, se você estiver em busca de um tecido colorido, já sabe como achar! 

Pied de Poule

Tipo de xadrez: pied de poule

Diferentemente dos outros tipos de xadrez, o Pied de Poule não traz linhas retas e formatos quadriculados: levando o nome de “pé de galinha”, na tradução para o português, seu desenho lembra a pegada do animal, e garante um visual diferenciado.

Clássica e atemporal, a print foi eternizada nos terninhos por ninguém mais, ninguém menos do que Coco Chanel, e até hoje marca presença de peso nos blazers, favoritos das it-girls ao redor do globo.

Príncipe de Gales

Modelo de xadrez tradicional: Príncipe de Gales

Igualmente de origem escocesa, o Príncipe de Gales é outro modelo de xadrez tradicional, que costuma aparecer em tons sóbrios, como cinza, marrom, preto e branco, e pode até ser confundido com o Pied de Poule se estiver em sua versão maxi nas peças.

Elegante, ele também ganha vez nos blazers, assim como em calças e saias mais sociais, inclusive em conjuntinhos que facilitam a vida na hora de se arrumar.

Tartan ou tartã

Estampa em xadrez criada na Escócia: Tartan

Nem precisamos dizer que o Tartan foi criado na Escócia, não é? Usado até hoje na peça típica da cultura do país, o kilt, ele costuma contar com tons de vermelho, azul e preto, mas sempre pode trazer algumas variações.

Além disso, essa versão de xadrez também é uma das mais famosas da moda, com linhas que formam quadrados e retângulos ao longo do tecido.

Tattersall

Tipos de xadrez: Tattersall

Semelhante à proposta do grid, o Tattersall traz linhas retas formando quadrados menores, porém agora com uma dose extra de cor: os tons usados podem ser mais ou menos contrastantes, mas o importante é que o elas estejam ali!

Vichy

Estilo vintage: xadrez Vichy

Ideal para quem ama um estilo vintage e com inspirações francesas, o xadrez Vichy nunca sai de moda! Popularizado pela personagem Dorothy, de “O Mágico de Oz”, na década de 30, e com sua fama reforçada pela atriz Brigitte Bardot em meados dos anos 50, a padronagem sempre volta com força para o street, tanto em cores neutras, quanto em tons pastel, que deixam o visual com a print ainda mais feminino. 

Como usar os tipos de xadrez na produção

Look preto e branco com estampa xadrez

O Buffalo preto e branco é um dos tipos de xadrez mais certeiros para sobreposições, seja nas clássicas camisas femininas de flanela, ou no amado casaco Teddy, que deixa tudo muito mais arrumado e quentinho. 

Conjunto de alfaiataria quadriculado

Ainda no duo p&b, o modelo grid garante uma roupa quadriculada da cabeça aos pés sem preocupações e pronta para ir do trabalho ao fim de semana: basta coordenar o conjunto com uma blusa básica e um coturno nos pés para acertar no mix sofisticado e despojado na medida! 

Look com saia lápis xadrez e camiseta

As roupas xadrez também podem aparecer na parte de baixo da produção, como é o caso aqui, com a saia lápis até o joelho. Associada à t-shirt descolex e à jaqueta peluciada, a peça ganha um ar mais moderno e urbano, mas basta trocar a parte de cima por uma camisa para ter um resultado total office! 

Look masculino com camisa xadrez

Os looks com camisa masculina xadrez são quase obrigatórios no repertório masculino, mas além de usar a peça sozinha na parte de cima, sempre vale trazê-la como sobreposição para deixar o visual de camiseta masculina básica e jeans muito mais interessante! 

Look com blazer na estampa Pied de Poule

Como falamos anteriormente, o Pied de Poule é um dos principais tipos de xadrez que ganharam força com os blazers. Por isso, é claro que nossa dica para usar a padronagem não poderia ser diferente! Basta associar a terceira peça a uma turtleneck preta e um jeans no shape que você preferir para ter um combo prático e chic no ato! 

Look com camiseta branca e saia midi quadriculada

Não precisa de muito para montar looks da moda com itens em xadrez, e esse é um ótimo exemplo disso: com a camiseta branca essencial do closet, a saia midi estampada e os acessórios dourados combinando com as tachas aplicadas na sandália, o resultado fica fresh, equilibrado e pronto para qualquer compromisso!

Looks com a saia xadrez e blusa de manga flare

Mas, se quiser deixar as ideias de looks com a saia xadrez ainda mais statement, a dica é investir na blusa de manga flare para compor o visual de conjunto, e arrematar com uma bolsa metalizada e uma bota de salto e cano alto colorida como ponto de cor. Ótima pedida para sair na noite de sábado exibindo seu lado fashionista! 

Camisa masculina com estamp Tattersall

O xadrez Tattersall também pode entrar pra jogo como sobreposição na roupa casual masculina, trazendo uma pegada mais sóbria e sofisticada para a produção, sem deixar o toque descomplicado de lado. Vale usar no trabalho e nos dias off, sem problema nenhum!

Top estampado com amarração e calça reta cropped

Por fim, o Vichy toma conta do look comfy de primavera e verão, protagonizando o top de amarração no combo com calça reta cropped na parte de baixo e casaqueto em tom análogo como complemento. Finalize com sandálias e mules de salto blocado para elevar o look sem esforço! 

Agora que você já conhece os principais tipos de xadrez, é só incluí-los nas suas composições do dia a dia, sem medo de errar!

Assine nossa newsletter